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Síndrome do irmão mais velho

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Inauguração da Cong. de Pium II


Dia 24 de Julho 2010 reaalizo -se a Festa de Inauguração do Templo e Posse do Dc. Laécio na Congregação de Pium II, Foi um momento muito abençoado, o Pr . Joel Foi o Pregador e apóis a ministração deu posse ao Dc. Laécio na Direção do Trablho .

SUBMETENDO-SE AO TEMPO DE DEUS

 Ageu 1.1-11

Int. - Os problemas do tempo de Ageu são os nossos problemas, as suas crises são as crises dos nossos dias. Judá vivia a crise de lide-rança, que estava afetando o povo. Os versos 1-11 nos falam do tempo de Deus e do tempo do homem. E dificilmente o tempo do homem está de acordo ou em sintonia com o tempo de Deus. Podemos dizer que a desgraça de Israel começou quando o povo pediu a Samuel um rei, ou seja, estavam declaradamente rejeitando a teocracia, optando pela monarquia. Muito mais do que a simples mudança de governo, o povo queria se livrar de Deus. (Atos 13:21). Saul reina por 40 anos também. Davi Reinou 40 anos I Rs. 2: 10-11. I Rs 2:11. Salomão também reinou por 40 anos - I Rs 11:l42. Foram 120 anos de reino unido, com um poder central.



O desastre tem início com o filho de Salomão, Roboão. Ao invés de ouvir o conselho dos anciãos (I Rs 12.7) preferiu acatar o conselho dos jovens (I Rs12.14). A partir daí o reino se dividiu. As tribos do norte seguiram Jeroboão, o líder das reivindicações nortistas (I Rs 12.16. O reino do sul passou a ser chamado de Judá, a parte fiel a Roboão.


O reino do norte, Israel, já nasceu debaixo da idolatria (I Rs 12.27-32). Em 722 AC. veio o fim de Israel, diante da Assíria (II Rs 17). A destruição de Judá foi mais lenta. Em 605 a derrota começou diante da Babilônia, Quando o rei Jeoaquim foi vencido pelos caldeus (II Cr 36.7).


Em, 597, Jeoaquim foi vencido por Nabucodozor (II Cr 36.10). Em 587, Zedequias, um rei fantoche, foi colocado no trono. Ele Quis ser realmente rei, aí foi o fim. Jerusalém foi arrasada, o Templo saqueado e destruído (II Cr 36.11-20). O povo foi cativo para Babilonia e lá permaneceu 70 anos. Contudo, houve retorno para Judá. Babilônia sucumbiu diante do império Persa. Conforme Daniel, 5. Ciro, o rei Persa, ordenou o retorno dos judeus para a terra santa. Assim, em 537 Zorobabel conduziu 50 mil judeus para Jerusalém. 536 a.C. Inicia-se a reconstrução do templo, mas a obra é suspensa. Por 15 anos a obra ficou parada. Em 520 surge Ageu. Por isso é que ele é o profeta pró-construção.


TEMA: Enquanto há tempo, viva o tempo de Deus.


1º) O povo vivia povo vivia o tempo da indiferença em relação aos valores do Reino. V.2.

A indignação de Deus era tão grande que Ele diz “Este povo”, em vez de “meu povo, era uma clara repreensão.

Vocês sabem o significado da palavra “indiferença”? Desinteresse; desdém; apatia; insensibilidade moral; inconsciência doentia; inércia.

O verso 2 nos diz que o povo se dava ao tempo cujo tempo não havia tempo para o tempo de Deus.

A missão de Ageu é encorajar a liderança e o povo para a reconstrução do Templo. Ele é o profeta pró- construção. O povo tinha até consciência de que o templo estava em ruínas, mas reconstruir, isso não, não era chagado ainda o tempo. Era muito cedo para e pensar nisso. Ageu foi chamado para falar acerca do templo. Deus estava insatisfeito com a negligência para o templo. O povo era de Deus mas não estava preocupado com Deus e muito menos com a casa de Deus.

2o.) O povo vivia o tempo do egoísmo declarado - vs. 4,9

O povo era de Deus, mas a sua preocupação era puramente pessoal. Muitas vezes nós fazemos a afirmação de dedicação, de consagração e de amor a Deus e cuidamos tão somente da nossa própria vida.

Ageu critica o egoísmo do povo em detrimento à Casa do Senhor que estava em ruínas. Os versos nos alertam para o perigo do egoísmo.

A expressão do verso 4 “casas apaineladas” significa casas forradas com lambris de cedro, madeira importada. Assim para a casa dos adoradores, material importado, de primeira qualidade. Para a Casa do Senhor, absolutamente nada. Um templo sem teto. Primeiro a minha, segundo a minha, terceiro a minha, depois, depois a casa de Deus.

Numa analogia com o nosso país, a coisa não é diferente. O governo cuida de sua ostentação pessoa; em detrimento dos miseráveis, dos brasileiros, dos abandonados, etc.

3o.) O povo vivia o tempo do esquecimento de Deus - vs. 6,9.

A crise que havia se instalado era decorrência do esquecimento de Deus. A cri-se econômica, social e política, era resultado do abandono do templo.

Por trás do mero abandono do Templo, estava a falência espiritual do povo. A indiferença e o egoísmo eram apenas resultado do esquecimento de Deus.

4o.) Finalmente Ageu desafia o povo a viver o tempo de Deus.

A parte central da mensagem é esta subir aos montes e trazer madeira para construção do templo. Era o desafio ao trabalho. Era o desafio a prioridade do Reino de Deus. Era o desafio à dedicação, à consagração, etc.

Ageu não chama o povo ao arrependimento, você notou? Porém pela obediência o povo estaria voltando às costas para a apatia e a indiferença. Provando seu arrependimento pala ação.

AS LIÇÕES DE NEEMIAS

(Ne.1.1). Servindo ao Senhor na restauração de Jerusalém.




Após o final do exílio na Babilônia e a conquista daquele império pela Pérsia, muitos judeus ali permaneceram. Por este motivo, encontrava-se Neemias na cidade de Susã, no ano 445 a.C., trabalhando como copeiro do rei Artaxerxes Longímano

- Certo dia, lhe trouxeram notícias de Jerusalém. A cidade estava assolada, com seus muros derrubados e as portas queimadas.

- A situação de Neemias - no palácio era excelente. Ele poderia ter ficado indiferente ao sofrimento do seu povo na Palestina. Entretanto, pranteou.


De imediato, aprendemos algumas lições com aquele homem de Deus:

1. - Não podemos olhar apenas para nossa condição pessoal, quando muitos estão sofrendo,

a) Não podemos ser insensíveis e indiferentes. Entretanto, as emoções não representam um fim em si mesmas, senão apenas o início de um longo processo. Neemias, não apenas chorou, mas também orou e jejuou (Ne.1.4-5).

b) Ele sabia que a realidade natural era resultado de fatores espirituais.

c) Em muitas situações, a oração não deve ser um ponto final, mas apenas uma das providências a serem tomadas. Depois da oração, Neemias partiu para a ação, solicitando permissão ao rei para se retirar por algum tempo a fim de conferir a condição de Jerusalém e reconstruir a cidade.

2.- Ele tinha visão do que poderia ser feito diante da crise e estabeleceu um projeto ambicioso. O exemplo de Neemias nos adverte para outro risco:

a) Não podemos agir sem orar,principalmente em momentos de importantes decisões. Quem age por conta própria assume sozinho a responsabilidade pelos resultados, dispensando o auxílio divino.

b) O teor da oração de Neemias nos ensina sobre o valor do arrependimento e da confissão (Ne.1.6), embora, naquele caso, os principais pecados tenham sido dos pais, cujas consequências afetaram a vida dos filhos. É o que se nota pelo fato de ter Neemias, ao que tudo indica, nascido na terra do cativeiro.

c) O pecado precisa ser removido, confessado e perdoado, para que a restauração aconteça.



d) Neemias estabeleceu como sua meta mais importante a reconstrução das muralhas. Não se pode fazer tudo ao mesmo tempo. Portanto, é necessário que estabeleçamos prioridades.

3. - PROTEÇÃO - Já fazia muitos anos que os cativos tinham começado a voltar à sua terra. O templo já havia sido reconstruído. Entretanto, pela ausência dos muros, a vulnerabilidade era total. Os inimigos entravam e saíam de Jerusalém quando bem entendiam. Assim, todas as ações dos judeus ficavam prejudicadas.



a) Em nossas vidas, também precisamos construir muros. É necessário que percebamos por onde o inimigo tem entrado para que ali coloquemos um bloqueio, uma barreira.

b) O cristão não pode ser aberto a toda e qualquer influência. Não podemos aceitar tudo o que nos é proposto, recebendo qualquer doutrina ou costume, acreditando em tudo e em todos.

c) Precisamos construir muros, que são nossas atitudes de rejeição e resistência às investidas do maligno.

d) Os moradores de Jerusalém poderiam dizer: "Não precisamos de muros, pois Deus

nos guardará". Eles não disseram isso. Sabiam que a responsabilidade humana não

pode ser transferida para Deus, mas apenas compartilhada.


4. - LIMITES - "Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito." (Pv.25.28). Muros representam limites. Além de barreira contra o inimigo, são medidas de domínio próprio.

Não podemos ser indefesos e vulneráveis. Os muros escondem e, ao mesmo tempo, protegem o que há de valor dentro da cidade. Quem quer aparecer demais corre o risco de abrir mão de vários fatores de proteção. Estar protegido é estar oculto, evitando a exposição desnecessária. Nem tudo é para ser mostrado, revelado ou compartilhado.



5. – TRABALHO - Construir uma muralha de pedras ao redor da cidade seria um empreendimento dos

mais difíceis. Neemias e os que com ele estavam precisavam trabalhar muito.

a) Nós também devemos estar dispostos para o esforço e o trabalho árduo. Neemias orava sempre (Ne.1.4; 2.4; 4.4,9; 5.19; 6.9) e nós devemos orar também, mas a oração não substitui o trabalho.

b) Deus fará o que não está ao nosso alcance. Quanto ao mais, ele abençoará a obra das nossas mãos. Aquele servo de Deus poderia ter orado dizendo: "Senhor, envia os anjos construtores para que levantem esta muralha".



6. – OPOSIÇÃO - Logo que os judeus começaram a edificar os muros, os inimigos se manifestaram para tentar impedir que a obra fosse adiante (Ne.4.1). O texto nos diz que Tobias (amonita), Sambalate (governador da Samaria) e Gesén (árabe) ficaram irados e criticaram os edificadores. Havia ali motivos étnicos, políticos e religiosos. Em nenhum momento, houve um ataque armado contra os judeus, mas muitas palavras foram usadas para intimidá-los.

a) Os obreiros foram criticados, chamados de fracos.

b) A obra foi criticada. Disseram que uma simples raposa derrubaria o muro que estava sendo levantado (Ne.4.3).

c) Houve questionamento, acusação, calúnia, fofoca, ameaças (Ne.4; Ne.6).

d) Cartas foram escritas e falsos profetas subornados para tentarem interferir na obra de Neemias (Ne.6).

e) Palavras são armas. Não podemos nos esquecer disso. Uma palavra pode `derrubar' uma pessoa e destruir projetos e relacionamentos. Esta é uma das principais estratégias de Satanás no combate ao povo de Deus. Quando Jesus foi tentado no deserto, o inimigo usou palavras, com sofismas, propostas e questionamentos na intenção de induzi-lo ao erro (Mt.4). As afirmações malignas são contra o nosso caráter, capacidade, vocação, de modo que fiquemos desanimados e desistamos da missão que o Senhor nos confiou. Neemias não deu ouvidos ao que o inimigo dizia.

NÃO ANDE ENCURVADO

  - Lucas 13:10-13

- Vivemos hoje numa sociedade que imprime um senso de preocupação muito grande para com a estética corporal. Academias de ginásticas, sempre muito concorridas, ampliando a possibilidade de corpos bem torneados. É o que chamamos de culto ao corpo.
- Essa história é de uma mulher que havia dezoito anos era aprisionada por Satanás com um espírito de enfermidade em sua coluna que a deixava corcunda, numa posição corporal humilhante perante todos.
- Quantas pessoas não se encontram escravizadas por Satanás, corcundas por causa dos pecados, dos sentimentos de culpas, das tristezas?

            ENFERMIDADE DEMONÍACA
Este texto fala de uma mulher, que tinha grande dificuldade em olhar para frente e pra cima. Com facilidade olhava pra baixo, só para o chão.
- No versículo 11 diz literalmente: “ Andava encurvada e não podia ABSOLUTAMENTE LEVANTAR A CABEÇA.”
- Quantas pessoas têm passado por essa vida somente olhando para o chão sem ver o céu, sem ver os horizontes.
- Diz-nos o texto que “Satanás trazia presa” (vs 16) e que ela estava “possessa de um espírito de enfermidade.”vs. 11. Porque a função dele é: “ Matar, roubar e destruir.” Jo 10:9. O problema daquela mulher era além do físico, não foi de uma queda, ou algo parecido, era espiritual.
- Mais a bíblia diz;  “Porque se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. João 8:36  - diz também:  “ E o Deus da paz em breve esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás.” Rm. 16:20

  EXISTIRAM ALGUMAS PESSOAS NA BÍBLIA QUE FICARAM ENCURVADAS:

A ESPOSA DE FINÉIAS ENCURVOU-SE (FARDOS PESADOS). I Sm 4:12-22 - Foi um dia daqueles para esposa de Finéia.
- Gestante, já próximo de ter o filho; seu marido na guerra; sozinha… De repente começam a chegar às más notícias:
- Seu marido e cunhado havia morrido na guerra. A Arca do Senhor fora roubada, e por causa disso seu sogro tomba da cadeira e morre também.
Que dia terrível! “Diz o texto: “ …encurvou-se e deu a luz; porquanto as dores lhe sobrevieram…” v. 19
- É o que pode acontecer comigo e com você, se nos propusermos a carregar sozinhos nossos problemas, nossos lutas, dores, as decepções  do dia a dia. Jesus, já carregou nossos fardos. Mt 11:28 “ Vinde a mim…”

DAVI ANDOU MUITOS DIAS ENCURVADOS PORQUE ESCONDEU O PECADO EM SEU CORAÇÃO. ( Sl 32).
- Davi, grande rei de Israel, homem de Deus, muito abençoado, um dia caiu em pecado; adulterou com uma mulher  e ainda foi cúmplice da morte do marido dela: Urias.
- Não se arrependeu com facilidade. Durante a gravidez da mulher, o pecado ficou guardado em seu coração; só depois de exortado pelo profeta Natã é que sentiu a realidade de seu pecado.
- Ele escondeu do povo, mas não dele mesmo. Deus sabia e o diabo também. O sentimento de culpa deixou Davi pra baixo: “ Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo. “ Sl 38:6
- Davi foi perdoado e restaurado completamente a sua comunhão com Deus. “O Sangue de Jesus nos purifica de todos os pecados” I Jo 1:7-9
OS FILHOS DE SAMUEL ANDARAM ENCURVADOS POR CAUSA DA AVAREZA. Tendo Samuel envelhecido…Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes se inclinaram a à avareza e aceitaram subornos e perverteram o direito” I Sm 8:1-3
- Assim como os filhos de Samuel se encurvaram a avareza, muitos têm se encurvados aos bens materiais e se distanciado de  Deus, cometendo pecados.
Que aproveitará o homem ganhar o mundo todo, e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma. Mt 16:26

A CURA DA MULHER ENCURVADA
NUNCA É TARDE PARA SER FELIZ, RECOMEÇANDO UMA CAMINHADA APRUMADA. O evangelista Lucas como médico e crente mostra em detalhe o tempo em que a mulher estava doente e escravizada pelo diabo, como que querendo ensinar que para Jesus não importa o tempo (dezoito anos) de sofrimento, de escravidão, o mais importante é que Ele tem poder para curar e libertar todos os oprimidos.
- Para muitos não há mais solução para seus males.  Mas quando àquela mulher  foi até Jesus, Ele a tocou e disse: fica livre de teu mal, na mesma hora, ela foi curada e passou a dar glória a Deus.
- Se o diabo perturba a tua vida, Jesus pode te libertar, hoje. “ Se, Pois, se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. João 8:36,  você vai deixar de andar olhando para o chão.

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