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TRÊS JARDINS CONTAM A HISTÓRIA


 “Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. ” (I Coríntios 15:21-22).

I.   Primeiro, vamos pensar no Jardim de Éden, I Coríntios 2:14; Efésios 2:5.
A). O jardim do Éden aponta para nossa desobediência que cominou com a morte, Gênesis 2:17

B). Aponta para o encontro do homem com Satanás e com o pecado, bem como sua degeneração; Romanos 5:12.

C). Aponta para a morte que passou para nós por herança, inclui inimizade, hostilidade e amargura contra Deus, “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus” (Romanos 8:7).
Por isso que alguns de vocês aqui esta noite estão esforçando-se para ser convertidos, mais você diz que deseja confiar em Cristo, entretanto, parece que você não consegue fazer isto. Você tem sido cegado pelo pecado de Adão, o qual você herdou em seu DNA, o qual tem envenenado sua alma! A Bíblia diz que você está “morto em ofensas” (Efésios 2:5). Você não pode aprender ser um Cristão porque você tem sido envenenado até morte! Não existe esperança humana por você porque o pecado está em suas veias, o vírus canceroso que veio dentro de seu sangue desde Éden. - Portanto esse é o Jardim da Morte! Também chamado de Jardim de pecado

II. Vamos pensar no Jardim de Getsêmani,
A). Jesus comeu a refeição da Páscoa com os Discípulos. Estava tarde da noite quando eles terminaram a refeição. Eles cantaram um hino e foram embora. Seguiram Jesus para dentro de um Jardim de oliva ao lado do Monte das Oliveiras.

B). Jesus deixou oito Discípulos na beira do Jardim. Ele levou Pedro, Tiago, e João mais profundamente na escuridão do Jardim. Ele estava já em grande agonia “pavor” – “angústia” – “profundamente triste até a morte”. Então Ele orou, “Pai, se queres, passa de mim este cálice” (Lucas 22:42). O que? “Este cálice”? A maioria dos comentaristas dizem que isto foi uma referência a morte de Cruz o dia seguinte. Mas esta concepção contradiz Hebreus 12:2, o qual nos diz que Jesus “pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta. ”

C). Spurgeon perguntou, “Qual foi a causa de sofrimento peculiar do Getsêmani?” Ele disse que não veio de dor corpóreo, ele disse que não veio de medo de ser zombado e crucificado no dia seguinte, ele apontou que muitos mártires foram felizmente à suas mortes, Ele disse, “Nosso Mestre não foi inferior aos mártires, Ele não tremeu aonde os outros foram corajosos. ” Ele disse que agonia de Cristo não veio por um ataque de Satanás, ele disse que a razão verdadeira da agonia de Cristo no Jardim foi: “Ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado” (Isaías 53:10). “O Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53:6).

D). Eu acredito que Jesus carregou nossos pecados sob Ele no Jardim de Getsêmani. E isto quase matou, porque “o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. ” Esmagando-o por dentro. “Seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão” (Lucas 22:44). ELE CARREGOU NOSSOS PECADOS DESDE GETSÊMANI ATÉ A CRUZ, E EXPIOU POR ELES LÁ NO DIA SEGUINTE. Jardim da Expiação! Também chamado de Jardim de sofrimento.

III.  Terceiro, vamos concluir por pensar no jardim que conteve a tumba do Salvador, (João 19:40-42) “Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito” (Mateus 28:5-6).

A). A ressurreição de Jesus desde a morte é uma das duas mais importantes doutrinas de Cristianismo. Sua morte como pagamento por nosso pecado, e sua ressurreição física para dar-nos vida, são as duas partes de Evangelho. “O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão Cristo foi feito em espírito [que dá vida] vivificante” (I Coríntios 15:45).

Jardim de Vida! Também chamado do Jardim de recomeço.

Conclusão: Mas o que isto tem a ver com você? Nada se você não é renascido. Você irá viver e morrer, e ir para Inferno. E estas palavras que eu tenho falado a você irá perseguir você, e atormentar você, por toda eternidade. Eu oro para isso não acontecer a você. Isto não acontecerá ao você se você se jogar sob Jesus, e confiar Ele em seu coração, Aceita-lo na como Senhor e Salvador de sua vida.





AS SETE ÚLTIMAS PALAVRAS DE JESUS NA CRUZ



- Lucas 23:33
O sofrimento físico de Jesus foi intenso. Começou quando o açoitaram com um chicote que, literalmente, arrancou tiras de sua pele e fez cortes profundos em Suas costas. Em seguida, cravaram-lhe uma coroa de espinhos em sua cabeça. Os espinhos afiados rasgaram-lhe a fronte, e sangue escorria por seu rosto. Cuspiram nele. Em seguida, fizeram-no carregar sua própria cruz pelas ruas de Jerusalém, até o local da execução chamado Calvário. Por fim, grandes cravos atravessaram-lhe os pés e parte inferior de suas mãos, na junção da palma e do punho. Assim, Ele foi pregado na cruz. A Bíblia diz: “Seu rosto [Sua aparência] estava tão desfigurado, [tão terrivelmente mudado] mais do que qualquer homem, e a sua figura mais do que os filhos dos homens [desfigurado além da semelhança humana]” (Isaías 52:14).
Cortes foram abertos em seu escalpo. O sangue escorria pelo rosto e pescoço. Seus olhos quase fechados pelo inchaço. Seu nariz e osso do rosto provavelmente quebrados. Seus lábios dilacerados e sangrando. Seria difícil reconhecê-lo.
No entanto, isso era exatamente o que o profeta Isaías havia profetizado do Servo sofredor,
A zombaria e o cuspir no rosto também foram pelo profeta preditos: "Ofereci as minhas costas aos que me batiam e o rosto aos que arrancavam a minha barba. Não tentei me esconder quando me xingavam e cuspiam no meu rosto." (Isaías 50: 6).
Jesus é ali crucificado, seu sangue sendo derramado. Ali, pendurado na cruz, Ele profere sete palavras. E eu gostaria que pensássemos sobre essas sete últimas palavras de Jesus na cruz.

I. A primeira palavra - perdão. - “E, quando chegaram ao lugar, chamado “A Caveira”, ali crucificaram Jesus e junto com ele os dois malfeitores, um à sua direita e outro à sua esquerda. Então disse Jesus: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:33-34).
Essa é a razão pela qual Jesus foi à cruz - para perdoar nosso pecado. O Novo Testamento ensina que Ele deliberadamente permitiu-se ser crucificado para pagar pelo seu e pelo meu pecado.
“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus” (I Pedro 3:18).
Pendurado na cruz Jesus orou: "Pai, perdoa-lhes". Deus respondeu a Sua oração. Cada pessoa que confia plenamente em Jesus é perdoada. Sua morte na cruz paga a pena pelo seu pecado. Seu Sangue lava seus pecados.
II. A segunda palavra - salvação. - Dois ladrões foram crucificados, um de cada lado de Jesus.
“E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós. Mas o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo pelos os nossos atos; mas este não tem feito nada de mal. E disse a Jesus: Senhor, lembra de mim quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:39-43).
A conversão daquele segundo ladrão é algo muito revelador. Ela nos mostra que:
·         A salvação não é pelo batismo ou afiliação à uma igreja - o ladrão não fez nenhuma dessas duas coisas.
·         2. A salvação não é uma boa sensação - o ladrão só tinha maus sentimentos - ele estava ali crucificado, como também sob convicção de pecado.
·         3. A salvação não vem através de ir a frente ou levantar a mão - suas mãos estavam pregadas a uma cruz, assim como também seus pés.
·         4. A salvação não vem por "convidar Jesus para entrar em seu coração." O ladrão teria ficado surpreso se alguém lhe houvesse dito que fizesse isso!
·         5. A salvação não vem através de repetir a "oração do pecador". O ladrão não fez essa oração. Ele só pediu a Jesus que se lembrasse dele.
·         6. A salvação não vem através de mudar a maneira como você vive. O ladrão não teve tempo para fazer isso.
Esse ladrão foi salvo da mesma forma que você deve ser salvo:  “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31).

III. A terceira palavra – afeição. “E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho! Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe! E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa” (João 19:25-27).

Jesus disse a João que cuidasse de sua mãe. A vida cristã não se resume apenas em ser salvo. Você precisa ser cuidado. Cristo entregou sua querida mãe ao apóstolo João. Ele entrega você aos cuidados da igreja local. Ninguém pode seguir na vida cristã sem o cuidado e carinho da igreja local. Essa é uma verdade muitas vezes esquecida em nossos dias. “E o Senhor acrescentava à igreja [em Jerusalém] diariamente os que, se haviam de salvar” (Atos 2:47).
IV. A quarta palavra - Substituta.  - “E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona. E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27: 45-46).
Este grito angustiado de Jesus mostra a realidade da humanidade ante a Divindade Santa. O Deus Pai virou-se, no momento em que o Deus Filho carregou seus pecados na cruz, Ele fala por nós, o momento da reconciliação. A Bíblia diz:  “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (I Timóteo 2:5).
V. A quinta palavra - sofrimento. - “Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca” (João 19:28-29).
Este versículo nos mostra o grande sofrimento que Jesus passou para pagar pelos nossos pecados:  “Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades” (Isaías 53:5).
VI. A sexta palavra - expiação. - “Quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado” (João 19:30).
Muito do que eu disse até agora poderia ter sido dito por um padre católico. Mas nesta sexta palavra paira a Reforma Protestante, assim como a fé dos crentes através dos tempos. Jesus disse: "Está consumado".
Estava Jesus correto ao dizer: "Está consumado"? A Igreja Católica diz: "não". Eles dizem Ele deve ser crucificado e oferecido de novo em cada Missa. A Bíblia, todavia, diz que essa prática é errada.
“Nós somos santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo feita uma vez por todas” (Hebreus 10:10).
“Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados” (Hebreus 10:14).

“E todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados: Mas este homem [Jesus], havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados para sempre, assentou-se à direita de Deus” (Hebreus 10: 11-12).
Jesus pagou a plena expiação pelos nossos pecados, de uma vez por todas, na cruz.
VII. A sétima palavra - compromisso com Deus. - “E Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito; e, havendo dito isto, ele entregou o espírito” (Lucas 23:46).
Jesus demonstrou seu compromisso total a Deus Pai em sua última declaração antes da morte. Como Spurgeon apontou, isso reflete as primeiras palavras registradas de Jesus, "Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?" (Lucas 2:49). Do começo ao fim, Jesus fez a vontade de Deus.
- Um dos rudes centuriões que pregaram Jesus na Cruz ficou ouvindo estas sete palavras. O centurião tinha presenciado muitas crucificações, mas nunca havia visto alguém morrer da maneira que Jesus morreu, pregando um sermão maravilhoso ao verter seu sangue.
“Quando o centurião viu o que acontecera, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo” (Lucas 23:47). Aquele centurião pensou um pouco mais sobre Jesus, e então ele disse, “Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus” (Marcos 15:39).
Ele é o Filho de Deus! Ele ressuscitou – vivo, fisicamente - dentre os mortos. Ele ascendeu ao céu. Ele está assentado à direita de Deus. “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo” (Atos 16:31).


EXAMINAI-VOS.


  “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (II Coríntios 13:5).  
     O Apóstolo Paulo lhe diz que examine-se a si mesmo. Ele diz: teste-se a si mesmo para ver se você tem a fé salvadora em Cristo. Se você não se examinar agora, Deus o examinará no Juízo Final. Deus vê todos os pecados que você tem cometido. Ele escreveu todo pecado que você abrigou em seu coração e todo pecado que cometeu.
     Você não pode entrar em nossa igreja sem imediatamente perceber que somos uma igreja à moda antiga, seguimos a maneira, o estilo antigo. De imediato você vai notar é que a maioria dos homens sentados no púlpito de nossa igreja usam terno e gravata, é o estilo antigo e nós não vamos mudar. As senhoras a maioria delas usam trajes modesto, sem muita ostentação. Essa é a maneira antiga, e é a maneira correta. Alguém poderá dizer: "Você deve ter uma igreja cheia de idosos!" Só que não! A maioria do nosso povo tem menos de quarenta anos! E cerca de vinte e cinco por cento deles são jovens universitários ou cursando o ensino médio.
     Muito poucas igrejas hoje em dia andam nas antigas veredas. Eles não pregam o velho caminho dos reformadores, ou dos puritanos, ou os evangelistas do século XVIII. Eles andam em caminhos novos, caminhos falsos que começaram com inovações e desembocam em heresias.
     Como disse o profeta Jeremias: “Perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para a vossa alma” (Jeremias 6:16).
Eu irei, agora, contrastar o velho caminho que conduz à salvação – e o novo caminho que o levará ao castigo eterno.

1.       Em Primeiro Lugar, o Antigo Caminho Começa Com Deus e Sua Glória; Enquanto Que o Novo Caminho Começa Com o Homem, Suas Necessidades e Sentimentos.
O antigo Caminho, seu foco é a adoração, o serviço, a devoção. O foco é Deus. No novo Caminho o foco é o homem, a busca pela satisfação pessoal, o bem-estar. O culto é prepara, o ambiente é preparado, a administração é preparada, a direção é preparada e a pregação é preparada para agradar as pessoas, para atender as necessidades humanas.

O Deus do "novo caminho" não é o Deus da Bíblia, do qual o apóstolo Paulo disse, “Portanto, Ele compadece-se de quem quer e endurece a quem quer” (Romanos 9:18).
Esse “novo caminho” nunca fala do fato de que Deus escolhe a quem Ele salvará, e deixa todos os outros irem para o Inferno. Quando foi a última vez que você ouviu um pregador falar isso sobre Deus? E novamente Deus é chamado “o grande, poderoso e terrível Deus" (Neemias 9:32). E somos advertidos: "É terrível cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 10:31). "Porque o nosso Deus é fogo consumidor" (Hebreus 12:29).
Você já ouviu um pregador que diz que Deus escolhe algumas pessoas para serem salvas e deixa todo o restante na terra para ir para o Inferno? Cristo disse: "Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos" (Mateus 22:14). Ou você os ouviu falar sobre um Deus que serve a você e às suas necessidades.

2.       Em Segundo Lugar, o Velho Caminho Leva Você a Pensar Sobre o Seu Pecado, que o Deus Verdadeiro Irá Punir no Inferno; Enquanto Que o “Novo Caminho” o Leva a Pensar Em Suas Necessidades e Sentimentos.
Você já ouviu algum pastor ou sacerdote dizer que você é profundamente pecaminoso? Que seu coração é tortuoso e sujo? Que seu "coração é enganoso ... e desesperadamente perverso"? (Jeremias 17: 9). Que a menos que você seja verdadeiramente convertido, você está destinado " ao castigo eterno"? (Mateus 25:46).
No novo caminho o importante é suas necessidades serem atendidas por um pregador doce e suave.

3.       Em Terceiro Lugar, o Velho Caminho o Leva a Pensar em Seus Pecados, especialmente seus pecados Secretos e o Pecado de Seu Coração, Enquanto Que o “Novo Caminho” o Leva a Se Sentir Bem Consigo Mesmo.
Jonathan Edwards disse: “O homem tem, naturalmente, somente o amor próprio” (“O homem é uma criatura muito má e nociva”). Tem amor-próprio, mas não amor por Deus. Não há amor para ninguém a não ser por si mesmo - porque você é, como disse Jonathan Edwards.
Por que você é assim? Porque você herdou a natureza pecaminosa (pecado original) de Adão, o pai de toda a raça humana. É por isso que você ama somente a si mesmo.
Não se engane, você não ama a Deus? Ou você só vem à igreja para ver seus amigos. Se um de seus amigos for embora desta igreja, você também vai? A verdade é que muitos não amam a Cristo estão na igreja por causa de si mesmo. A Bíblia diz: "Nos últimos dias ... os homens serão amantes de si mesmos" (II Timóteo 3: 1, 2).
É por isso que você não tem tempo para ler a Bíblia. Não tem tempo para orar. Não tem tempo para ir à evangelização - mas você tem muito tempo, assistir TV. Não há tempo para vir à igreja no domingo à noite - mas muito tempo para ir ao cinema! Admita agora - ou você nunca se arrependerá.

 Você tem que sentir como Davi, "Meu pecado está sempre diante de mim" (Salmo 51:3). Esse é o velho modelo de conversão.

4.       Em Quarto Lugar, o Velho Caminho é Examinar-se a Si Mesmo; enquanto que o “Novo Caminho” é Divertir-se Na Igreja Até Sair e Voltar para a Velha Vida de Pecado.

“Nosso texto diz: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. ” (II Coríntios 13: 5). Essa é o velho caminho, a maneira antiga. Examine-se para ver se você está realmente salvo. 

Níveis profundos – um convite à mudança


– Ezequiel 47
Ezequiel esperava que a nação de Israel vivesse uma vida nova na Presença de Deus e experimentasse níveis de espiritualidades que os levassem finalmente a perfeição de uma vida envolvida com Deus.
Gostaria de compartilhar algumas verdades que são contidas nesse texto.

- Primeiro o texto afirma que Ezequiel foi conduzido à entrada do templo – Templo do Senhor! – v. 1 Templo – local onde tudo começou.
Tudo começa no Senhor! Se queremos que nossa vida tenha profundidade precisamos entender que tudo começa nEle. Se você quer viver novas experiências com Deus precisa urgentemente retornar a Ele te todo seu coração, e abrir-se ao mover do Seu Espírito, e ir ao templo, o templo representa as coisas relacionadas com Deus.

Quando tomamos essa atitude somos conduzidos a níveis cada vez mais profundos, mergulhados na plena Vontade de Deus para nossas vidas e somos repletos da Sua Presença em nossa história.

- Depois de estar diante do Templo o homem tomou um cordel para medir (representa regras, parâmetros) e conduziu o profeta aos seguintes passos:

1. Ele foi conduzido a um nível de água pelos tornozelos – v.3 – águas nos tornozelos fazem alusão aos pés. Águas que começam lavando os pés que carregam todo o pó, toda a sujeira e cansaço da caminhada.
Quando a poeira da caminhada deixa nossos pés manchados, sujos, cascudos adentramos ao rio de Deus e essa faze é a inicial e básica da vida Cristã, faze que aponta para o perdão e discipulado cristão.

Ter os pés limpos de toda mancha e poeira do mundo por onde passamos é finalidade e ação do avivamento que almejamos.  “Quão formosos são sobre os montes os pés, daqueles que anunciam boas novas”.

- Quando caminhamos, naturalmente as sujeiras vem aos pés, mas se meus pés estão sob os rios de Deus – Sua Palavra – sujeira nenhuma ficará pois eles. O que precisamos que seja lavado, largado, abandonado, retirado de nossos pés?

2. Ele foi conduzido a um nível de águas pelos joelhos – v.4a – depois do rio de Deus lavar seus pés o profeta foi conduzido a um nível mais profundo, águas pelos joelhos. Joelhos indicam:
a) humildade, só a dinâmica do amadurecimento pode nos levar a humildade.
b) prostração (eu me rendo, me prostro diante de Deus),
c) oração, sem amadurecimento não há prazer na oração, tão pouco eficácia.
Às vezes observamos que a oração tem se tornado escassa na vida de algumas pessoas. Já não baseiam suas decisões em uma vida de comunhão e oração diante do Senhor. Para que nossos níveis comecem a se aprofundar precisamos aprender a orar mais.

3. Ele foi conduzido a um nível de água pelos lombos – v.4b – lombos fazem alusão à cobertura. Na medida que vamos sendo lavados, a começar com pés limpos diante do Senhor, o resgate de uma vida de oração, as águas de Deus começarão a nos cobrir. Ele começará a fluir sobre nós, cobrindo-nos, envolvendo-nos! Deus quer cobrir-nos espiritualmente contra todos ataques do diabo, e essa cobertura é sub-produto de oração consistente e perseverante. Ezequiel foi conduzido as águas pelos lombos – ele estava mais envolvido. O quanto estamos envolvidos ou queremos estar envolvidos com Deus hoje?

4. Ele foi conduzido a um nível de água pelo corpo inteiro – v.4b – águas que não se podiam passar a nado. Demonstra um nível de total dependência de Deus. Águas que não se podiam passar a nado mostra-nos claramente que é por causa da Misericórdia do Senhor que podemos ir mais além.
Nível profundo de água cobrindo todo o corpo. Assim como o profeta foi cuidadosamente deixando-se conduzir,
- Deus quer que permitamos ao Seu Espírito nos conduzir ao centro da Sua vontade para nós e em nós.
- Nível profundo de água cobrindo todo o corpo demonstra entrega total, quando chegamos ao ponto de
conseguir dizer:  “Deus, eu não posso nadar, deixe-me apenas mergulhar no Seu rio, e ser levado pelo Seu
Espírito, para toda Plenitude do Senhor em mim”.

Enfim, em qual nível espiritual você está e em qual nível deseja estar com o Senhor?
- Superficial? Quando as águas nem cobrem os pés?
- Apenas cobrindo os pés, sem nenhum envolvimento profundo?
- Cobrindo apenas algumas áreas de sua vida? Ou
- Mergulhado plenamente no querer e vontade de Deus para você?!

Decida hoje como quer ficar! Decida hoje qual nível quer atingir!