Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

MAIS INGNORANTE DO QUE UM JUMENTO

- Números 22.21-35 - Introdução - A história do profeta Balaão é muito interessante. Uma jumenta falou com Balaão e o inusitado é que Balaão também falou com a jumenta.

- Os jumentos se entendem... Balaão não era jumento, era servo de Deus, era um profeta de Deus, e até reconhecido por todos, porque lemos no finalzinho do v.6: “por que sei que a quem tu abençoar será abençoado e, quem tu amaldiçoa, será amaldiçoado”. Portanto, Balaão era poderoso profeta de Deus...

- Mas ele vinha agindo com ignorância, errando toda hora, como um jumento!

Por exemplo, o v.4-6 contam de Balaque, rei de Moabe, quer era um povo inimigo de Israel. O rei Balaque queria contratar Balaão para amaldiçoar Israel. Junto com a mensagem, Balaque mandou uma quantia de dinheiro para pagar as maldições.

Primeiro erro de Balaão, ele recebeu a mensagem... segundo erro: quando Balaão viu o dinheiro, ele disse: “Eu vou pensar”. No v.7 está escrito: “Fiquem aqui esta noite, e amanhã eu contarei a vocês o que o Senhor me disser”.

Ora, não tinha nem o que negociar... Balaão agiu estupidamente, e uma pessoa assim, com esse comportamento, na gíria se diz que ela é um jumento... o que Balaão fez foi uma jumentice!

Agora, esse fato sobrenatural ocorrido, era um alerta de Deus sobre o caminho errado em que Balaão estava andando e da sua completa falta de visão espiritual.

1 – A FALTA DE VISÃO ESPIRITUAL LEVA AO DESCONTROLE EMOCIONAL

v.6, Ouvindo a proposta do rei Balaque, Balaão ficou cego espiritualmente... perdeu a noção das coisas e até foi consultar a Deus sobre o que o Senhor pensava! - Deus disse pra ele, v.12: “Deus disse a Balaão: – Não vá com eles, nem amaldiçoe o povo de Israel, pois é um povo abençoado”. Salmo 91 diz: “Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda”.

- Deus vendo a completa falta de visão espiritual dele, por fim, o permitiu ir, lemos no v.20, sob a recomendação de que fizesse apenas o que Deus dissesse.

E Balaão foi, mas não foi feliz. - Aconteceu de um anjo de Deus se colocar no caminho, e Balaão não viu nada, estava mesmo cego espiritualmente... quem viu, foi a jumenta, parecendo até mais espiritual que ele. Balaão se descontrolou, pegou uma vara e passou a bater com força no animal.

Irmão, você se descontrola com freqüência? Você se ira facilmente?

Pv 14.17 diz que “Quem se zanga facilmente faz coisas tolas”.

2- A FALTA DE VISÃO ESPIRITUAL NOS LEVA NÃO APENAS AO DESCONTROLE EMOCIONAL, MAS TAMBÉM À INGRATIDÃO

Lemos isto no v.30: Nessa conversa da jumenta com o profeta, vemos que ela reclama da ingratidão de Balaão e do seu tratamento grosseiro e violento. - Mas Balaão, cego espiritualmente, mantém o seu coração duro e ingrato... ele está tão cego, tão tapado espiritualmente, que nem percebeu que era a jumenta que estava falando com ele.

3- A FALTA DE VISÃO ESPIRITUAL LEVA À MORTE

Os v.31-33: Veja só: O profeta Balaão escapou da morte pelo menos três vezes seguidas, e graças a visão da sua jumenta, porque ele mesmo não estava enxergando o perigo. Balaão não conseguia ver o Anjo do Senhor com uma espada na mão, pronta para matá-lo! A jumenta viu e se desviou.

Na Bíblia encontramos o relato de muitas outras pessoas cegas espirituais e até mesmo uma cidade inteira (como Jerusalém, que não enxergou o Messias: Mt 23:37-39).

A desobediência a Deus (o pecado) cega mesmo qualquer pessoa e leva o pecador à morte, não apenas física, mas também espiritual (Rm 6:23).
Conclusão

Balaão era um profeta de Deus... mas as ofertas de Balaque pareceram mais vantajosas para ele e ele perdeu a visão espiritual.

E com a perda da visão espiritual, Balaão se tornou emocionalmente descontrolado. Se tornou ingrato e também sofreu risco de morte várias vezes.

Para não cairmos nesse erro, precisamos ser mais dependentes de Deus. Quem está com Deus, dependente dEle, não tem maldição que consiga atingi-lo, não tem feitiçaria que o alcance!

Deus disse: “Balaão, você não poderá amaldiçoar esse povo, nem se quisesse, porque é um povo abençoado”! a pergunta é: Irmão, será que você tem tido visão espiritual para enxergar isso?

2 comentários:

  1. Gostei do texto e da interpretação. amém !

    ResponderExcluir
  2. KKKKK, LEGAL ESSA MENSAGEM!!
    REALMENTE, QUEM SE DESEQUILIBRA FICA CEGO...OU QUEM FIXA OS OLHOS NO MATERIAL(DINHEIRO) PERDE A VISÃO ESPIRITUAL DE DEUS....
    MUITO BOA ESSA REVELAÇÃO...VALEU!!!
    GLÓRIA A DEUS POR ISSO!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo