Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

TRAVICEIROS DE PEDRAS E O DESCONFORTO DA VIDA





- Gênesis 28.10-11 - "Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã. Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir" (Gn. 28:10,11)
Introdução: Que tipo de desconforto você já experimentou na vida? - Já dormiu de mal jeito? - Já dormiu com frio ou calor? - Já calçou sapato ou tênis apertado? - Já teve que tolerar algum tipo de dor terrível? - Já teve uma pedra no sapato? - Já dormiu num sofá estreito e curto? - Você já passou a noite dormindo com a cabeça sobre uma pedra?

Este texto nos fala exatamente de um dia de desconforto na vida de Jacó. Depois de uma viagem longa, solitária e cansativa, Jacó deitou-se para dormir num deserto frio e solitário. Num lugar onde não havia nenhum tipo de conforto, o que ele fez? De uma pedra fez o seu travesseiro. IMAGINA ESSA SITUAÇÃO?
- Agora, além de toda essa situação desagradável Jacó passar a noite com a cabeça em pedra, JACÓ TINHA ALGO MAIS, INCOMODANDO A SUA CABEÇA - ELE ESTAVA FUGINDO DE CASA. 
- Depois de uma desavença, de um desentendimento familiar, Jacó se viu forçado a sair de casa para não ser morto.

MAS ESTE NÃO ERA O ÚNICO DESCONFORTO QUE JACÓ ESTAVA CARREGANDO. Havia outros:

O DESCONFORTO DE ESTAR SEM FAMÍLIA - Jacó era um filho querido, cercado de todo o cuidado de sua mãe. Mas agora, ele se encontrava tendo que sobreviver num deserto sem amparo, numa situação totalmente adversa, hostil e imprevisível.
-  Muitas pessoas se sentem assim como Jacó: De repente, se viram sozinhas, sem o amparo da família. Estão longe de casa (alguns estão longe geograficamente; mas outros, estão até debaixo do mesmo teto, porém distantes de seus familiares, devido à aborrecimentos, birras e brigas). Será esse o seu desconforto? ...o seu travesseiro de pedra?

O DESCONFORTO DE ESTAR SEM DIREÇÃO - A única coisa que Jacó sabia era que estava fugindo da morte, sem saber o que viria pela frente.
- Existem pessoas nesta mesma situação. Estão simplesmente sobrevivendo às situações prejudicais, escapando de algo, MAS A VIDA NÃO SEGUE, não anda..., porque falta um projeto, um sonho, um ideal, uma direção...  Elas podem dizer: "Eu cheguei aqui não sei nem como, nem porque". Parece que estão num labirinto, sem saber a saída; Será esse o seu desconforto nesta noite?

O DESCONFORTO DA SOLIDÃO -
Sem ter com quem conversar, sem ter com quem chorar, sem ter com quem desabafar, Jacó deitou-se para dormir. Este é o incomodo de milhares de pessoas neste exato momento.

O TERRÍVEL DESCONFORTO DA CULPA - Não dava para Jacó fazer de conta que estava tudo bem.
Ele havia feito algo errado e se sentia acusado por isso. A MENTIRA O ESTAVA CONSUMINDO por dentro!
-  Tem gente assim também: vivendo desta maneira, tentando se equilibrar sobre as bases falsas e frágeis da mentira. Tentando justificar e explicar a necessidade de uma mentira. ISTO GERA CULPA!  - Talvez, este seja o pior desconforto.

O DESCONFORTO DO ESTIGMA - Jacó sabia que para a família dele, para o seu irmão, ele era conhecido como enganador, trapaceiro, desonesto. Como incomoda o fato de se ter o nome comprometido! Ser discriminado. As pessoas desconfiam, não dão crédito. Chamam de "ovelha negra". A síndrome da ovelha negra

SERÁ QUE VOCÊ SE SENTE ASSIM, DORMINDO NUM TRAVESSEIRO DE PEDRA?
- Pode ser que seu casamento tenha se tornado um travesseiro de pedra, um incômodo, um transtorno;
- Pode ser que seu namoro tenha trazido desconforto;
- Pode ser que a falta de sucesso financeiro tenha se tornado seu travesseiro de pedra;
- Pode ser que você esteja vivendo um grande desconforto mental por causa de uma culpa. Uma mentira, um prazer ilícito, escondido, que gerou uma crise profunda da qual você não consegue se desvencilhar.
- Pode ser que você esteja experimentando um desconforto com relação à vida afetiva. Está sozinho, sem ser amado.
- Pode ser que o seu desconforto seja um pesar espiritual, um vazio na alma.
- Ou talvez as drogas, os vícios é que estejam sendo o seu desconforto, porque estão oprimindo você.
- Ah! Talvez, você esteja incomodado por alguma dor ou por aquilo que parece ser sintoma de uma enfermidade...

QUAL TEM SIDO O SEU TRAVESSEIRO DE PEDRA?

Quero passar a dizer-lhe uma coisa muito importante a partir de agora: Nestas circunstancias de travesseiro de pedra, Deus abril os olhos de Jacó, lhe fez promessas, lhe deu terras, disse que Ele, Deus, seria a companhia na solidão e que cuidaria de Jacó e não o deixaria. ( 28: 13- 15) DEUS TEM COMO OBJETIVO NESTA NOITE TIRAR O DESCONFORTO E A SOBRECARGA do ombro de pessoas aqui! Amém?

Conclusão: Hoje, Jesus faz um convite muito amável a você. Ele está interessado em abençoar você. Jesus quer te dar alívio!
Ele está dizendo assim: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes aliviarei” (Mt 11.28).
Esta é uma noite para você ser confortado, é noite de restauração! Se você tem tido na sua vida algum desconforto, se há algo incomodando sua cabeça, algum travesseiro de pedra, e hoje, você quer vir a Jesus com fé, na certeza e na esperança de ser aliviado, então, deixa o seu lugar, venha aqui comigo... Nós vamos orar e Jesus vai aliviar o seu coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo