Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

QUEM ABRIU ESTE BURACO NO TETO? (Mc. 2:1-12).

Podemos notar algo especial neste trecho: O interesse dos amigos (V.3)
O paralítico sofria do que se chama de paralisia geral ou paraplexia. O Senhor Jesus trata de dois problemas grave ai: 1º Espiritual (Teus pecados te são perdoados) 2º. Físico (Levanta-te toma tua cama) Jesus foi mais alem dos sintomas (paralisia física) foi até a causa (o pecado) A raiz da desordem era o pecado. A conseqüência do pecado era a paralisia.

A noticia logo se espalhou que Jesus estava na cidade, em uma casa. E com isto a multidão foi rapidamente, para lá. Estava formada a aglomeração, pessoas esperavam para poder escutar a Jesus. Entre aqueles que tinham grande interesse em ver a Jesus, estavam também 04 homens que traziam em uma cama seu amigo fisicamente impossibilitado. Quando viram a casa cheia de gente, Pessoas que estava mais interessada em ver os milagres do que a ouvir a Cristo, *(hoje em dia também é assim, queremos a cura de Deus mais não queremos o Deus da cura)* subiram ao teto e notem que se era proibido subir a um telhado quando um Rabino estava falando quem dirá abrir um buraco, e eles não se importaram com a proibição da lei, e abriram um buraco para poderem baixar seu amigo ate próximo de Jesus. Estes 4 homens eram extraordinários. Tinham as qualificações de Servos de Deus que são:
1º Seu desejo - Trazer homens e mulheres a Cristo.
2º Suas dificuldades - a Multidão etc...
3º Sua determinação - Buscar a maneira de superar as dificuldades.
4º Sua dependência - Quando viu a fé (dependiam de Cristo).
5º Seu deleite - A alma salva, o corpo curado e Deus glorificado.

"QUE TIPO DE PESSOAS ABRIRIA UM BURACO NO TETO?"
algumas características deste tipo de pessoas:

1º *INTERESSE PELOS OUTROS:* somente uma pessoa que tenha interesse por outras pessoas poderá abrir buracos no teto. A abnegação era uma característica que marcava estes homens. Trazer seu amigo enfermo diante de Jesus significava negar-se a si mesmos, muitas bênçãos que outros iriam receber. Significava entregar o assento da primeira fila para o amigo, interessar-se o suficiente pelo seu amigo para suportar os inconvenientes que esta atitude lhe traria. A beleza de um interesse genuíno é o desejo de participar de algo sem estar influenciado pelo que se pode receber em troca.

2º *ESPIRITO DE COOPERAÇÃO:*
tinha que ser um trabalho em equipe tiveram que ser quatro para trazer o paralítico ate Jesus. Cada homem se dava conta da importância do outro. O êxito seria alcançado unicamente se cada um continuasse sustentando uma parte da cama. O fracasso seria inevitável se algum deles decidisse fazer algo por si mesmo. Esta verdade ficou destacada quando o povo de Israel pelejava contra os amalequitas em Êxodo 17, e que com um espírito de equipe Arão e Hur tomaram as mãos de Moises e venceram aos amalequitas. Nos daria um grande resultado se nos déssemos conta de que cada um de nos necessitamos uns dos outros. Reunir-se é o começo, trabalhar juntos produz a vitória.

3º  *UMA FIRME FÉ DE QUE A ÚNICA RESPOSTA  É JESUS:* a convicção de que unicamente Jesus pode ocupar-se dos problemas do amigo deu aos homens coragem e determinação. Poderia haver dito: "ELE É MUITO PESADO", ou ainda, "A MULTIDÃO É MUITO GRANDE", ou ate mesmo, "NÓS PÉRDEMOS A NOSSA OPORTUNIDADE". Poderiam ter voltado sem alento para seus lares e perderem o milagre, porem estes homens negaram-se se render. A determinação destes quatro homens significou a vitória de seu amigo.

4º *TER CLARAS AS PRIORIDADES:* estes homens sabiam que a coisa mais importante do mundo no momento era trazer seu amigo ate Jesus. Por tanto, eles foram para cima do teto. Sem duvida, que seus pensamentos os assaltavam vez ou outra: "ISTO VAI PERTURBAR O SERVIÇO", "NUNCA FIZEMOS ALGO DESTA NATUREZA ANTES", "O QUE AS PESSOAS PENSARAM?" porem, não podiam se deter, e nada os poderiam, parar porque tinham uma tarefa para fazer que era maior que a ameaça de serem ignoradas ou chamadas de diferentes..

Conclusão: Graças a Deus pelas pessoas que estão desejosas de abrir buracos no teto para ficarem mais próximas de Jesus. Estas pessoas são os que estabelecem os ritmos, os que rompem as barreiras, os que são produtores de milagres. São diferentes porque são determinados. São criticados porque estão interessados. Porem o mais importante é que levam as pessoas a Jesus.

______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo