Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

UMA MULHER FERIDA; UMA CURA PROVIDENCIADA

  - 1 REIS 17.1-24

INTRODUÇÃO: Perder alguém é a experiência mais traumática da existência humana.
O poeta Gaucho Mario Quintana diz - "A morte chega pontualmente na hora errada". 0 texto nos remete ao encontro entre um profeta (Elias) e uma mulher viúva.

I- PROFETAS DE DEUS SÃO HOMENS QUE NAS SUAS NECESSIDADES BÁSICAS, DEPENDEM DA GRAÇA DE DEUS.
- Em 1 Rs 17.3-4 lemos: que na solidão existencial do isolamento, profetas de Deus aprendem a ser dependentes de Deus. Elias se alimenta do pão e da carne trazidos pelo animal mais imundo que existe na face da Terra. É alimentado por um corvo que é o símbolo de morte e não por uma águia que é o símbolo do poder.
- Profetas de Deus são homens que vivem de milagres. Dias e dias comendo um alimento servido por corvo e este é o desafio profético. Metade dos profetas que eu conheço desistiram do chamado nesta hora.
- Depois de aprender a viver na dependência de Deus (que é a vocação dos profetas de Deus) Ele recebe a sua primeira missão profética: visitar uma viúva (1 Rs 17.9). A situação das viúvas é dramática na história da humanidade. Na índia algumas castas queimavam suas viúvas.
- As viúvas -no tempo de Elias- eram um pouco mais que amantes do cunhado (Dt 25.5,7-10).

II- PROFETAS DE DEUS SÃO HOMENS QUE VISITAM A CASA, A MALOCA, 0 CORTICO DOS ESQUECIDOS E PISOTEADOS DA SOCIEDADE E RESTAURA-LHES A ESPERANÇA!
- A situação nestas casas são trágicas. No verso 10 lemos: Profeta também tem sede e fome e quando tem pede. Profeta é de carne e osso como qualquer mortal.
- Quando Elias confessa que também sente sede (verso 11) acontece à identificação entre o profeta de Deus e a filha de Deus.
- Aí se rompem as barreiras e surgem as confissões das almas angustiadas (verso 12). Profetas de Deus são homens que são capazes de confissões mais escabrosas que se escondem nos porões das almas humanas.
- Nesta confissão da penúria, da miséria, da falência material se esconde uma intenção trágica. Ela não diz: “A hora que o pirão acabar eu vou roubar”, mas “A hora que a gororoba acabar eu vou morrer”. Em Lc 4.24-26 nos diz que esta mulher era gentia. Nesta última refeição -de mãe e filho- se esconde uma intenção matricida!

III- PROFETAS DE DEUS SÃO HOMENS QUE NÃO ESCOLHEM LUGAR PARA DEUS AGIR POR INTERMÉDIO DELES!
- Elias superou o preconceito. O que os da casa de Israel vão pensar?
- Na casa desta mulher anônima (como anônimos são todos os sofredores) Elias presenciou mais um milagre (1 Rs 17.15-16).
- Antes Deus manteve Elias vivo pelo sobrenatural (corvos), agora dá e de forma natural (uma viúva estrangeira) e sobrenatural (farinha, azeite e botijas que nunca se esvaziam).
- Comem tanto bolinho que o menino adoeceu. Adoeceu e morreu (v. 17).
- Deus estava dando o milagre da alimentação, mas não estava dando o milagre da saúde! E aqui surge a dor da perda humana.

IV- PROFETAS DE DEUS SÃO HOMENS QUE, AO INVÉS DE ACUSAR CORAÇÕES DESTROÇADOS, LUTAM COM DEUS.
A) Quando morre o filho da viúva, as feridas "interiores desta mulher afloram". (v. 18) Ela era uma mulher que tinha mágoas profundas com Deus dentro dela. Lembranças machucadas são reveladas.
B) A atitude de Elias como homem de Deus. Ele pega o menino, sobe para o quarto e luta com Deus (v. 19-21).
C) E aí acontece o primeiro milagre da ressurreição na Escritura Sagrada. E vocês sabem qual é a surpresa deste texto.
D)Quando ela vê o filho vivo, aí recém acontece a sua verdadeira conversão.
O milagre do azeite, da farinha e da "dispensa" pode até lhe ter impressionado, mas foi só. A ressurreição do filho reatou laços que ela havia perdido com Deus.

VI- O QUE O TEXTO QUER DIZER PARA NÓS HOJE NESTE DIA DE REFLEXÃO?
1
: Deus providência alimento das formas mais esquisitas possíveis (corvos, dispensas acanhadas de viúvas, etc).
2: Corvos, panelas, botijas e ressurreição são assuntos importantes neste texto.
Porém, o mais importante é a cura da alma de uma mulher. Ela estava machucada, ferida (verso 18) e decepcionada. Ela estava distante de Deus e Deus queria resgatá-la.
3: Muitos profetas batem a nossa porta. E alguns fazem "milagretes" fantásticos. Mas cuidado! Profeta que não coloca a nossa alma diante de Deus, diante de Jesus Cristo, é o diabo disfarçado de anjo (2 João 1.7-11).
4: O que é que nós precisamos perder para voltarmos a conversar com Deus? O que é que Deus precisa nos tirar para novamente aprendermos a lutar com Deus?

A pedagogia de Deus é loucura! Esta mulher quase perdeu um filho para voltar, para curar, para se reencontrar e para retornar ao coração de Deus!
A história desta mulher termina com a ressurreição do filho! E a nossa como vai terminar?

7 comentários:

  1. Fiquei muito feliz em ler esta mensagem, falou muito à minha vida. Sempre quis entender um pouco a respeito destes tão abençoados, porém sofridos homens de Deus. Não é fácil ser profeta. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. HOJE Deus falou comigo de maneira sobrenatural atraveis desta menssagem muito obrigado Renata Gaio

    ResponderExcluir
  3. Os corvos que alimentaram o profeta ELIAS eram profetas, uma classe de profetas secretos. Profetas são chamados de corvos em todas as nações, e em todas as épocas, desde a antiguidade.
    Não deixa de ser um milagre esses profetas secretos chamados " CORVOS" terem alimentado o profeta Elias

    ResponderExcluir
  4. É verdade, além desses pássaros serem necrófagos( alimentam-se de carniças), são violentos, chegando a bicar os olhos dos homens; realmente a bíblia diz que não era nem pra chegar perto desses animais por também serem imundos e DEUS não se contradiz e nem contradiz sua lei, seus mandamentos e sua palavra: ” LEVITICUS 11:

    8 Não comam nenhum desses animais, nem mesmo toquem neles quando estiverem mortos. Todos eles são impuros.

    13 Também são impuras as seguintes aves: águias, urubus, águias-marinhas,

    14 açores, falcões,

    15″”" CORVOS”"”

    16 avestruzes, corujas, gaivotas, gaviões,

    17 mochos, corvos-marinhos, íbis,

    18 gralhas, pelicanos, abutres,

    19 cegonhas, garças e poupas; e também morcegos.

    OBS. Bom seria que lessem todo o capitulo!
    Muitos dizem que agora é o tempo da graça. sím, eu concordo, más ELIAS vivia no tempo da lei!
    Usemos a razão e a lógica para não cairmos nas mesmas ciladas que cairam os OTARIOS DIANTE DE ROMA!

    Agora, entendo que DEUS não iria mandar esses passáros imundos , alimentarem o profeta, DEUS manda é coisa bôa!

    vejamos:

    A) “Eis que te enviarei, ali, a uma mulher viúva, que te sustente” I Rs 17:9.”

    B) “I REIS CAP. 19 v 5 a 8. 5 Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse: -Levante-se e coma;

    6 Elias olhou em volta e viu perto da sua cabeça um pão assado nas pedras e uma jarra de água. Ele comeu, e bebeu, e dormiu de novo;

    7 O anjo do Deus Eterno voltou e tocou nele pela segunda vez, dizendo: -Levante-se e coma; se não, você não agüentará a viagem;

    8 Elias se levantou, comeu e bebeu, e a comida lhe deu força bastante para andar quarenta dias e quarenta noites até o Sinai, o monte sagrado.”

    ô glorias a DEUS!

    obs. Eu acredito fielmente na biblia, porém na sua real interpletação, não em falsas interpletações, pois muitos não tem coragem de dizer a verdade.

    ResponderExcluir
  5. Amado irmão Anônimo do Comemtário acima, interesante sua interpretação de que os corvos que trata o texto é os descendetes de profetas africanos, negros, que se chamava de corvos Árabes, porém ela não tem muita sustenção porque nem o texto nem em todo o resto da bíblia vamos encontrar alguma referência que sustente essa interpretação, a única coisa que resta é a expeculação de que Deus não alimentaria seu profeta por meio de um animal imundo. Uma interpretação precisa bem mais de uma expeculação para se sustentar como verdade. Além disso vamos encontar em Oséias 1:2 Deus dando ordem para seu profeta casar-se com uma prostituta, que depois o iria trair. Por tanto Deus faz o que quer, com que quer, usando os meis que quer, pois ele é soberano. E a questão do grupo de animais imundos é apenas representativos, representavam os gentios com seus pecados e paganismos vemos isso em Atos 10:9-16, Deus manda pedro comer o imundo.
    Por tando irmão a Bíblia deve interpretar a Bíblia e jamais devemos expecular para interpretar sem uma base textual bíblica. Espero que eu o tenha ajudado a compreender a mensagem.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pr. Joel medeiros pela réplica. Observando-se que em Atos 10:9-16, pedro teve uma visão, que represeta os povos gentios, más isto é no tempo chamado a nova dispensação( A GRAÇA DE DEUS) para os ultimos dias. No entanto lei é lei, principalmente as leis de DEUS; agora, se DEUS quer usar a sua constituição federativa celestial, que só poderia ser uma espécie de carta "MAGNA DE DEUS OU DOS CÉUS" semelhante a constituição brasileira, que só assím, pode-se ia suprimir as outras leis menores, assím, eu darei margen a sua réplica!
    KKKKKKKKKK...( risos por causa do comentario da constituição penal divina).
    Todavia sabemos que Deus não se contradiz! Ouvimos muitas coisas que não estão escritas na bíblia, e que são verdadeiras, por exemplo: o excelentissimo Téofilo, era uma alta autoridade da corte romana, pois ao chegarmos a esta conclusão, entende-se que o pronome de tratamenhto diz respeito a esta classe hieráquica, e que lucas empreendeu uma sindicancia e uma investigação a respeito de JESUS. Eu acredito assím, que, como João mesmo falou: "HÁ ainda muitas outras coisas que o SENHOR JESUS fez, creio que se fossem escritas, nem o mundo todo caberia os livros que se escrevessen, más estas foram escritas apenas para que creias que JESUS é o filho de DEUS, e crendo tenhais vida em seu nome!"
    Conclusão: A bíblia é só um resumo.

    Entende-se com isto, que, com a razão, com a lógica, com os documentos oficiais das pesquizas arqueológicas, podemos sím, com toda clareza, chegarmos a algo mais, que os poucos capitulos da bíblia tem a nos revelar.

    Agora, prefiro ficar mesmo por aqui, diante do que o nobre pastor falou, vou seguir seus conselhos, pois precisamos de mais elementos, para não trazermos uma eresia.

    Eu agradeço ao nobre reverendíssimo pastor, que acatou com muita cautela meu comentario, mesmo sem sustentar a tese, que ainda estar em trâmite de pesquizas.

    Foi um prazer!

    Pesquizador evangélico ROBERTO SANTOS.

    ResponderExcluir
  7. É e sempre será uma imensa satisfação, comentar a palavra de DEUS com o nobre pastor. Ví o seu video, é verdadeiramente uma bençã; percebí, que DEUS tem os seus vasos secretos por aí, para serem usados a qualquer momento que ELE precisar.
    Louvo a DEUS por sua vida!

    Pesquizador bíblico Roberto santos.
    Email: " pregadorrobertosantosev@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo