O batismo nas águas é o próximo passo importante nos primeiros princípios da doutrina de Cristo. O batismo nas águas não é apenas uma forma ou uma cerimônia sem sentido, mas uma experiência definida na vida de um crente néo-testamentário, como nos relatam, não só os evangelhos, senão também os Atos dos Apóstolos e as
Epístolas. Hebreus 6:1-2; Atos 2:38-41
1. QUAL É O SENTIDO DA PALAVRA "BATIZAR"?
Batismo ou batizar quer dizer "mergulhar, submergir, imergir" Marcos 1:5, João 3:23; Atos 8:36-39. Por definição e uso a palavra quer dizer "meter em água ou debaixo dela de modo a inteiramente imergir ou submergir".
2. PARA QUE TER A ORDENAÇÃO DE BATISMO NAS ÁGUAS?
a. Jesus o ordenou. Marcos 16:16; Mateus 28:16-20 b. Jesus foi batizado. Mateus 3:13-17 c. Os apóstolos o ordenaram. Atos 2:37-47; Atos 10:44-48d. Se o amarmos, guardaremos seus mandamentos. João14:15 e. Validamos nossa fé pela obediência. Tiago 2:17-18
3. PARA QUEM É ESTA ORDENAÇÃO?
Em cada Escritura registrada abaixo veremos que as pessoas ouviram, creram e receberam a Palavra, então eram batizadas. O arrependimento e a fé sempre precediam o batismo nas águas. Portanto é um "batismo de crentes" , isto é, daqueles que crêem.
a. "Quem crer e for batizado..." Marcos 16:16
b. O samaritanos creram e foram batizados. Atos 8:12-15
c. O eunuco creu e foi batizado. Atos 8:35-38
d. Pedro ordenou que os gentios fossem batizados. Atos 10:47-48
e. Os discípulos de Éfeso creram e foram batizados. Atos 19:4,5 Leia também Atos 9:17-18; 16:30-34; 18:8 O batismo nas águas é uma parte essencial da obediência; não é opcional. Recusar o batismo nas águas é viver em desobediência à Palavra revelada de Deus. NOTA: O batismo nas águas envolve uma confissão de fé no Senhorio de Cristo, Atos 8:36-39; Romanos 10:9-10. Os pré-requisitos do batismo são arrependimento, fé e confissão (isto claramente exclui o batismo infantil).
4. QUAL É O SENTIDO DESTA ORDENAÇÃO?
O batismo nas águas é uma experiência espiritual simbólica, contudo também real. Somos batizados em: a. Sua morte – Romanos 6:3,4,5,11b. Seu sepultamento – Colossenses 2:12 c. A ressureição – Colossenses 3:1; Romanos 6:4,5 O batismo é a identificação com Cristo. Na salvação aceitamos a morte, o sepultamento, e a ressurreição de Cristo. No batismo nas águas identificamo-nos com este fato triúno: a. Pelo batismo nós nos apresentamos como "mortos". b. Pela imersão sepultamos o "morto". c. Saindo das águas, ressuscitamos para andar em novidade de vida.
QUAL O SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS
O Batismo nas águas simboliza o pacto entre Jesus e a pessoa que recebeu Jesus como Salvador. É uma manifestação pública da sua fé em Jesus. É feita diante de Deus dos anjos e dos homens.
O Batismo simboliza a nossa morte para o velho « EU », os caminhos errados, o pecado e o mundo.
O Batismo simboliza a ressurreição de uma nova vida com Deus.
O Batismo é um funeral - a morte do « EU ».
O mergulhar nas águas quer dizer que morremos para nós próprios e para o mundo.
As águas simbolizam o sangue de Jesus no qual mergulhados ficamos lavados dos nossos pecados.
O sair das águas simboliza o ressuscitar - nascer de novo - para uma nova vida com Jesus ( Romanos 6:3-4 ).
DEVEMOS BATIZAR BEBÊS?
Não! Porque o batismo nas águas é um ato de fé para ser feito após se ter nascido de novo. Como pode um bebê fazer uma decisão e quanto mais decisão de fé? Cada pessoa é responsável por si só diante de Deus.
O BATISMO SALVA?
Não! Não é batismo em si que salva. Quem salva é só Jesus Cristo.
Em alguns círculos religiosos ensinam que uma pessoa só é salva depois de se batizar. Mas, então o que poderíamos pensar do ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus? O próprio Jesus lhe disse que Ele estaria com Ele no paraíso naquele mesmo dia. Alguém pode dizer: " Mas ele não foi batizado!!" Não estaria por isso salvo? Claro que sim! Jesus salvou-o. Salvação consiste em dar a vida a Jesus, aceitá-Lo como Senhor e Salvador, isto é, nascer de novo.
Puxa vida amado irmão. vocês são tão conhecedores das Escrituras,mas ainda não se deram conta de que em nenhum lugar da Bíblia se encontra escrito "batismo NAS águas". O que sempre tenho lido é "batismo COM água"; "saiu DA água". Tenho também compreendido que no dia de Pentecostes Pedro batizou 3 mil (sem contar as homens). Teria dado tempo para batizar tanta gente NAS águas? e que Paulo batizou o carcereiro de Filipos, à noite, dentro da prisão. Será que havia alí possibilidade de batismo NAS Águas? também registra a Bíblia que a família toda do carcereiro foi batizada.É preciso que faça uma melhor exegese para manter fidelidade às Sagradas escrituras. O que nos lava é o Sangue de Cristo de que a água é símbolo.Paz do Senhor seja sempre convosco
ResponderExcluirAmado Irmão Elias, a bíblia é uma livro que todos podem ler e é recomendável que o leiam, porém, se essa leitura não for acompanhada da revelação Divina torna-se-a uma pedra de tropeço e rocha de condenação, por isso precisamos orar e com humildade pedir a Deus a real interpretação quanto a sua palavra. O texto de João 1: 25-31, mostra João Batista batizando nas águas do rio Jordão onde o próprio Jesus foi batizado conf. Mac. 1:9-10. Poderia lhe dar centenas de textos que reforçam a doutrina do Batismo nas águas, porém prefiro lhe dar um conselho: procure estudar o novo testamento mais detalhadamente sem isolar textos, com oração, muita humildade e não se apegue a letra, pois ela mata atente para a revelação do Espírito.
ResponderExcluirCaros Irmãos,
ResponderExcluirApesar de ter sido Batizado do Trindade ( Batista ), hoje vejo pelo Espírito Santo de Deus, que além de encontrar várias passágens que Deus é um Só ( João 1:1-4 / João 14:8-9 e vários outros...), percebo que grande parte das Igrejas ainda persistem em pregar a "Antiga lei" aos Gentios, sendo que Deus havia determinado a Ananias que curasse Saulo ( Paulo ) da cegueira, pois seria ele quem iria pregar a palavra aos Gentios Atos 9:15( Nós - pois não sou Judeu ). Se nosso Senhor Jesus Cristo veio para os Judeus, seu povo, e tudo que foi pregado até sua crucificação era para estes, porque ainda nos submetemos às antigas ordenaças Jejum, Vigílias, Batismo nas águas?
Se puderem me esclarecer, peço que o façam pelo Espírito Santo de Deus e não pela Carne, defendendo sua denominação ou doutrina!
op7843@yahoo.com.br
Fiquem com Deus!
Sds,