Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

BATISMO NAS ÁGUAS

 

O batismo nas águas é o próximo passo importante nos primeiros princípios da doutrina de Cristo. O batismo nas águas não é apenas uma forma ou uma cerimônia sem sentido, mas uma experiência definida na vida de um crente néo-testamentário, como nos relatam, não só os evangelhos, senão também os Atos dos Apóstolos e as

Epístolas. Hebreus 6:1-2; Atos 2:38-41

 

1. QUAL É O SENTIDO DA PALAVRA "BATIZAR"?

Batismo ou batizar quer dizer "mergulhar, submergir, imergir" Marcos 1:5, João 3:23; Atos 8:36-39. Por definição e uso a palavra quer dizer "meter em água ou debaixo dela de modo a inteiramente imergir ou submergir".

 

2. PARA QUE TER A ORDENAÇÃO DE BATISMO NAS ÁGUAS?

a. Jesus o ordenou. Marcos 16:16; Mateus 28:16-20 b. Jesus foi batizado. Mateus 3:13-17 c. Os apóstolos o ordenaram. Atos 2:37-47; Atos 10:44-48d. Se o amarmos, guardaremos seus mandamentos. João14:15 e. Validamos nossa fé pela obediência. Tiago 2:17-18

 

3. PARA QUEM É ESTA ORDENAÇÃO?

Em cada Escritura registrada abaixo veremos que as pessoas ouviram, creram e receberam a Palavra, então eram batizadas. O arrependimento e a fé sempre precediam o batismo nas águas. Portanto é um "batismo de crentes" , isto é, daqueles que crêem.

a. "Quem crer e for batizado..." Marcos 16:16

b. O samaritanos creram e foram batizados. Atos 8:12-15

c. O eunuco creu e foi batizado. Atos 8:35-38

d. Pedro ordenou que os gentios fossem batizados. Atos 10:47-48

e. Os discípulos de Éfeso creram e foram batizados. Atos 19:4,5 Leia também Atos 9:17-18; 16:30-34; 18:8 O batismo nas águas é uma parte essencial da obediência; não é opcional. Recusar o batismo nas águas é viver em desobediência à Palavra revelada de Deus. NOTA: O batismo nas águas envolve uma confissão de fé no Senhorio de Cristo, Atos 8:36-39; Romanos 10:9-10. Os pré-requisitos do batismo são arrependimento, fé e confissão (isto claramente exclui o batismo infantil).

 

4. QUAL É O SENTIDO DESTA ORDENAÇÃO?

O batismo nas águas é uma experiência espiritual simbólica, contudo também real. Somos batizados em: a. Sua morte – Romanos 6:3,4,5,11b. Seu sepultamento – Colossenses 2:12 c. A ressureição – Colossenses 3:1; Romanos 6:4,5 O batismo é a identificação com Cristo. Na salvação aceitamos a morte, o sepultamento, e a ressurreição de Cristo. No batismo nas águas identificamo-nos com este fato triúno: a. Pelo batismo nós nos apresentamos como "mortos". b. Pela imersão sepultamos o "morto". c. Saindo das águas, ressuscitamos para andar em novidade de vida.

 

QUAL O SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS

O Batismo nas águas simboliza o pacto entre Jesus e a pessoa que recebeu Jesus como Salvador. É uma manifestação pública da sua fé em Jesus. É feita diante de Deus dos anjos e dos homens.

O Batismo simboliza a nossa morte para o velho « EU », os caminhos errados, o pecado e o mundo.

O Batismo simboliza a ressurreição de uma nova vida com Deus.

O Batismo é um funeral - a morte do « EU ».

O mergulhar nas águas quer dizer que morremos para nós próprios e para o mundo.

As águas simbolizam o sangue de Jesus no qual mergulhados ficamos lavados dos nossos pecados.

O sair das águas simboliza o ressuscitar - nascer de novo - para uma nova vida com Jesus ( Romanos 6:3-4 ).

 

 

DEVEMOS BATIZAR BEBÊS?

Não! Porque o batismo nas águas é um ato de fé para ser feito após se ter nascido de novo. Como pode um bebê fazer uma decisão e quanto mais decisão de fé? Cada pessoa é responsável por si só diante de Deus.

O BATISMO SALVA?

Não! Não é batismo em si que salva. Quem salva é só Jesus Cristo.

Em alguns círculos religiosos ensinam que uma pessoa só é salva depois de se batizar. Mas, então o que poderíamos pensar do ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus? O próprio Jesus lhe disse que Ele estaria com Ele no paraíso naquele mesmo dia. Alguém pode dizer: " Mas ele não foi batizado!!" Não estaria por isso salvo? Claro que sim! Jesus salvou-o. Salvação consiste em dar a vida a Jesus, aceitá-Lo como Senhor e Salvador, isto é, nascer de novo.

3 comentários:

  1. Puxa vida amado irmão. vocês são tão conhecedores das Escrituras,mas ainda não se deram conta de que em nenhum lugar da Bíblia se encontra escrito "batismo NAS águas". O que sempre tenho lido é "batismo COM água"; "saiu DA água". Tenho também compreendido que no dia de Pentecostes Pedro batizou 3 mil (sem contar as homens). Teria dado tempo para batizar tanta gente NAS águas? e que Paulo batizou o carcereiro de Filipos, à noite, dentro da prisão. Será que havia alí possibilidade de batismo NAS Águas? também registra a Bíblia que a família toda do carcereiro foi batizada.É preciso que faça uma melhor exegese para manter fidelidade às Sagradas escrituras. O que nos lava é o Sangue de Cristo de que a água é símbolo.Paz do Senhor seja sempre convosco

    ResponderExcluir
  2. Amado Irmão Elias, a bíblia é uma livro que todos podem ler e é recomendável que o leiam, porém, se essa leitura não for acompanhada da revelação Divina torna-se-a uma pedra de tropeço e rocha de condenação, por isso precisamos orar e com humildade pedir a Deus a real interpretação quanto a sua palavra. O texto de João 1: 25-31, mostra João Batista batizando nas águas do rio Jordão onde o próprio Jesus foi batizado conf. Mac. 1:9-10. Poderia lhe dar centenas de textos que reforçam a doutrina do Batismo nas águas, porém prefiro lhe dar um conselho: procure estudar o novo testamento mais detalhadamente sem isolar textos, com oração, muita humildade e não se apegue a letra, pois ela mata atente para a revelação do Espírito.

    ResponderExcluir
  3. Caros Irmãos,

    Apesar de ter sido Batizado do Trindade ( Batista ), hoje vejo pelo Espírito Santo de Deus, que além de encontrar várias passágens que Deus é um Só ( João 1:1-4 / João 14:8-9 e vários outros...), percebo que grande parte das Igrejas ainda persistem em pregar a "Antiga lei" aos Gentios, sendo que Deus havia determinado a Ananias que curasse Saulo ( Paulo ) da cegueira, pois seria ele quem iria pregar a palavra aos Gentios Atos 9:15( Nós - pois não sou Judeu ). Se nosso Senhor Jesus Cristo veio para os Judeus, seu povo, e tudo que foi pregado até sua crucificação era para estes, porque ainda nos submetemos às antigas ordenaças Jejum, Vigílias, Batismo nas águas?
    Se puderem me esclarecer, peço que o façam pelo Espírito Santo de Deus e não pela Carne, defendendo sua denominação ou doutrina!

    op7843@yahoo.com.br

    Fiquem com Deus!

    Sds,

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo