Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS


NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS - Texto: Gênesis 37-45
Introdução: A TRAJETÓRIA DE UM CAMPEÃO - O nome de José em hebraico Yoseph, significa que Ele (Deus) adiciona (filhos). Primeiro filho de Raquel (Gn 30.24) e o preferido do pai Jacó. Depois de vendido como escravo pelos irmãos para o Egito, foi injustamente acusado e posteriormente elevado ao posto de governador. Foi instrumento de Deus para a preservação da vida do seu povo. Morreu aos 110 anos e foi embalsamado segundo o costume dos egípcios. Teve dois filhos Efraim e Manassés, cujas tribos também são conhecidas por "casa de José". Recebeu a benção de Jacó (Gn 49.22-26) e Moisés (Dt 33.13-16).

I)     OS CAMINHOS PELOS QUAIS JOSÉ PASSOU:
1.    Da casa do pai à cisterna (Gn. 37:1-24),
2.    Da cisterna ao mercado de escravos (Gn. 37:24-28),
3.    Do mercado de escravos ao serviço na casa de Potifar (Gn. 37:28-36),
4.    Do escravo livre ao escravo e prisioneiro (Gn. 39:1-20)
5.    De prisioneiro à governador (Gn 40:1-41:41).

II)     LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM JOSÉ...
1.    Não existe terreno estéril quando é Deus quem planta.
(1)  Plantado na casa de Potifar
(2)  Plantado no cárcere
(3)  Plantado no Palácio

2.    Não é o ambiente que faz a pessoa, mas a pessoa cheia do Espírito Santo que faz o ambiente.
(1)  Vendo Potifar que o Senhor era com Ele... No trabalho, na escola, na sociedade, o mundo precisa ver marcas de Deus em nós (Gn. 39:3).
(2)  Influenciando e não sendo influenciado (Gn. 39:7,8).
(3)  A expectativa de Deus a nosso respeito no mundo. José sabia que Deus esperava muito dele (Gn. 39:9).

3.    Não basta sonhar (Gn. 37:19), é preciso não desistir dos sonhos.
Entre sonhar e a realização deste sonho, existem caminhos de provas a serem percorridos, onde etapas não podem ser queimadas. Caminhos pelos quais José passou:
(1)  Ele passou pelo caminho da perseguição dentro da própria casa. (Os maiores desafios são os enfrentados dentro da própria casa Gn 37:8)
(2)  Ele passou pelo caminho da traição em família. (Foi tratado como coisa Gn. 37:27)
(3)  Ele passou pelo caminho da tentação no trabalho. (no melhor momento de sua vida na casa de Potifar, enfrentou a mais perigosa armadilha do diabo Gn. 39:7)
(4)  Ele passou pelo caminho da calúnia. (Foi para o cárcere sem dever Gn. 39:14)
(5)  Ele passou pelo caminho da ingratidão (Foi esquecido pelo amigo Gn. 40:32).

4.    Como dar fruto onde Deus plantar, influenciar e não ser influenciado e vencer provas sem queimar etapas.
1º - Não desista dos seus sonhos. Determinação e persistência são as marcas dos campeões. José não desistiu, mas lutou até o fim.

2º - Viva acima da mediocridade, não aceite ser nivelado por baixo. Onde José chegava, era posto em lugar de excelência: na casa de Potifar como mordomo-mor (chefe dos escravos, no meio dos escravos), no cárcere, teve a confiança do carcereiro (chefe dos presos, mesmo no presídio).

3º - viva de tal forma que seus caluniadores e críticos passem por mentirosos. Certamente, Potifar não acreditou em sua mulher. Julgou José apenas para manter sua imagem pública. Se realmente ele tivesse acreditado teria mandado matá-lo, o costume normal da época.

4º- Não negocie princípios, honre o nome de Deus e Deus o honrará. José estava numa excelente posição na casa de Potifar. Era administrador de tudo o que ele possuía e ainda podia ter a chance de se deitar com a própria mulher dele (deveria ser linda, já que os comandantes tinham direito de escolherem as mulheres que desejavam). Porém não negociou os princípios de Deus que tinha no coração.

5º - Não aceite o ódio definitivo e fatal. José foi odiado em casa, mas Deus mudou a sua história, e aqueles que o odiaram, se reconciliaram e foram recebidos com amor. Deus tem poder para mudar vidas!

6º- Não desperdice, não brinque com as oportunidades que Deus lhe dá. Na prisão, José aproveitou a oportunidade da saída do mordomo de faraó e pediu que se lembrasse dele. Quando faraó ofereceu um alto cargo a José, ele não vacilou.

7º- nunca se esqueça, Deus está no controle (Gn. 50:20). José entendeu que em toda a sua trajetória de vida, estavam às mãos de Deus lhe dirigindo.

8º - mantenha o coração protegido com a graça do perdão (Gn. 50:17-21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo