Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

AS RAPOSINHAS

AS RAPOSINHAS - Cânticos 2.15  - "Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas; pois as nossas vinhas estão em flor." (Cantares 2.15).

Num contexto espiritual, essas “raposinhas” se infiltram em nossas vidas e causam grandes estragos. Que este texto nos faça refletir e tomar decisões firmes e sábias.
- Pequenas coisas impedem o nosso crescimento e estas coisas são relacionadas ao pecado. Precisamos ficar atentos às
pequenas coisas. As coisas grandes acontecem de uma coisa pequena. O que é pequeno hoje pode ser grande amanhã.

O que são as Raposinhas?

Inveja  Hb 13.5; Gl 5.21; Tg 3.16; 1Co 3.3. - Desgosto provocado pela prosperidade ou alegria de outros. Desejo de possuir um bem que outro possui ou desfruta. Descontentamento. A inveja muitas vezes é algo sutil. Temos que ter cuidado com a inveja.

Murmuração Ex 16.8; Rm 1.30-32 - Queixar-se em voz baixa. Dizer mal de alguma coisa. Insatisfação. A murmuração prejudica a nós e aos outros. Às vezes por uma pequena situação que nos aperta esquecemos tudo o que Deus fez e começamos a murmurar. Murmuração é sinal de ingratidão. Às vezes murmuramos até em oração. Deus quer nos ensinar a dar graças pelo que temos. É mais importante o que Deus quer nos ensinar do que o que queremos fazer. Deus quer nos ensinar a linguagem do seu reino. Nós perdemos muito do que Deus tem para nós devido à murmuração.

Fofoca  Lv 19.16-18. Intriga, Divulgar em segredo com fim de causar dano a outras pessoas.

Orgulho Sl 131.1; 2Tm 3.4 - Pensamento elevado sobre si mesmo. Amor próprio exagerado. Soberba. Deus quer que saibamos o que somos. O diabo quer mostrar que somos muito ou que somos muito pouco. O orgulho tem várias ramificações. Nós somos dependentes. Precisamos nos cercar de pessoas diferentes de nós para nos completar. Temos que nos despir de toda auto-suficiência. Se confiarmos em nós mesmos, caímos. Obstinação é uma faceta do orgulho. O orgulho vem direto do diabo. Temos que ter coragem para fazer a coisa certa. Deus nos chamou para segui-lo.

Mentira Ap 21.8; 22.15 - Falsidade. Enganar as pessoas. Dizer meia verdade, mentir por brincadeira. A mentira é algo sério, mas nós não levamos muito a sério. Mentira vem do diabo. Nós tratamos levianamente a mentira.

Ira Cl 3.5,8; Ef 4.26; Pv 29.11 - Reação egoísta de se defender, cólera, paixão que nos excita contra alguém. A ira incita uma pessoa contra a outra. Temos que ter domínio sobre nós mesmos.

Concupiscência  1º Jo 2.16 - Desejo desordenado. Isso envolve várias áreas da nossa vida: comida, prazer, ambição, sexo, cobiça, luxuria. Concupiscência é um desejo além do normal. Temos que saber dominar os desejos carnais. Hedonismo = o prazer aqui e agora, custe o que custar. É certo termos desejos por coisas boas e a Palavra afirma que Deus tem o desejo de satisfazer as nossas necessidades (Sl 34.7). O erro está no extremo.

Ociosidade Pv 28.19; Ez 16.49; Ef 5.14-18. - Falta de trabalho, estado desocupado. Temos que saber planejar a nossa vida. Se nós não temos alvos, acabamos caindo numa monotonia.

Indiferença Ap 3.15; Jeremias 48:10 - Apatia, desânimo, negligência, fazer as coisas de qualquer maneira.
Muitas vezes a obra de Deus não anda devido à indiferença. "Eu tenho o que eu quero, os outros que se lasquem" isto é um pecado que nós precisamos combater. Não devemos estar conformados com a vida que temos com Deus.

Incredulidade Mc. 6.5-6 - Falta de fé. O terrível é não alcançar promessas por não crermos. "A fé vê o invisível, crê no inacreditável e alcança o impossível". Na teoria nós sabemos tudo, na prática não fazemos nada. Deus é o Deus dos absurdos. Muitas vezes não temos coragem de obedecer a Deus por incredulidade.

Falta de Perdão Mt 18.23-35; Hb 12.15 - Não querer exercitar perdão, guardar ressentimento. Ressentimento destrói a nossa vida com Deus. Deus quer nos ensinar a agir com um espírito perdoador.

Amizade com o mundo  1º Jo. 5.19 - Dar mais tempo para as coisas do mundo do que para as coisas de Deus. O mundo é o sistema de uma sociedade humana sem Deus. Temos que fugir deste mundo.
- Mundanismo = viver para satisfazer nossos desejos naturais, ultrapassando os limites estabelecidos por Deus. Deus nos criou com desejos que são naturais, mas se somos dominados por esses desejos, há algo errado.
Alguns sinais de uma pessoa que preza pelas coisas do mundo:
- Escolhas: Nossas escolhas revelam nosso caráter. Pessoas que vivem para o mundo fazem sua escolha para o que é do mundo.
- Preocupação por falta de algo: Que lugar as coisas ocupam no meu coração? Muitas vezes gostamos mais de coisas do que de pessoas ou de Deus.
- Preocupação com posição. Jesus sempre exaltou a humildade. Ele foi o homem mais humilde.
- Dificuldade de receber ordens:  Temos que saber obedecer.
- Insatisfação com a vida: Quanto mais temos, mais queremos.

 - Se uma flor e cortada por cima volta a brotar, mas se for tirada a raiz não volta a nascer. Deus quer tirar as raízes dos nossos pecados. Precisamos nos alegrar com as provações. Por vezes Deus permite que coisas ruins aconteçam em nossas vidas com a finalidade de preservar nossa comunhão com Ele. Quando Ele começa a tratar os pecados que estão arraigados em nossas vidas nem sempre é um processo rápido e indolor. Como às vezes cantamos, precisamos orar: “Deixa o teu rio passar em minha vida, curar minhas feridas e sarar as minhas dores. Livra-me ó Deus das cadeias que me prendem, toca-me ó Deus, faz em mim o teu querer Senhor!”. Esse deve ser o nosso clamor mesmo que implique em algum prejuízo material.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo