Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

E O AZEITE PAROU.


 2 Reis 4.6

“Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: “Traga-me mais uma”. Mas ele respondeu: “Já acabaram”. Então o azeite parou de correr”.

Introdução
Episódio em que Eliseu multiplica o azeite da viúva.
A situação das viúvas era difícil. E aquela se encontrava em situação de penúria (para pagar as dívidas teria que entregar os filhos como escravos).

A mulher, ao ver Eliseu, fez relato da situação (o profeta perguntou o que ainda restava - ela disse que lhe sobrara ainda uma botija de azeite).

Eliseu pede que vá e junte todas as vasilhas que conseguisse, inclusive, aquelas que os vizinhos pudessem emprestar. Depois entrasse em casa e fosse derramando o azeite e enchendo as vasilhas (o azeite só parou quando já não havia mais vasilhas).

Na Bíblia, o azeite, o óleo, são símbolos do Espírito Santo, de unção.

Uma ordem de Deus para o crente é: "enchei-vos do Espírito”. Sua situação será que é parecida à da viúva com apenas um pouco de azeite? (Não é esta a vontade de Deus para você)!

Quando você tem o coração cheio do Espírito Santo...

A pessoa, quando tem a unção, possui três características: a primeira é a coragem para fazer o diabo ficar no seu devido lugar: debaixo dos nossos pés. A segunda conseqüência da unção é o amor por aquele que não merece. E a terceira característica, é à graça que gera simpatia.

Se há pouco poder de Deus em sua vida, quero que preste atenção às lições do texto:

A primeira lição é que o azeite seria derramado sem limites.
Não há no texto nenhuma limitação a litros de azeite (não havia limitação, não há uma quantia, uma porção estabelecida).

Jo 3.34: “Deus não dá o seu Espírito por medida”, com limitação.

Aprendemos também, que o azeite seria multiplicado milagrosamente. Isto é: pelo poder de Deus.
Esta lição também é preciosa: pensamos que a técnica, a estratégia, o método, o momento, o local, podem produzir unção, derramamento do Espírito. Em absoluto, é milagre.

Hoje as pessoas querem receber a unção pela Internet, vídeo, Mas a unção transmite-se por contato direto com Deus e com homens de Deus.

Uma outra lição que nós podemos retirar desse episódio é que o azeite seria derramado sobrenaturalmente.
Era algo incompreensível à mente humana. Nem hoje, nem amanhã, nem nunca, pela ciência, o homem poderá explicar como é que se multiplica azeite, pães, peixes...

Quando Jesus se encontrou com Nicodemos, ele disse que ação do Espírito Santo é um mistério. É somente pela fé que nós podemos aceitar a ação livre e soberana do Espírito Santo, nos enchendo a ponto de transbordar.

Mais uma lição que nós percebemos neste episódio é que o azeite era para todos os vasos.
Quantos vasos existissem naquela casa, quantos vasos estivessem ali disponíveis, seriam cheios pelo azeite que se multiplicava ilimitadamente.

Sabemos também pelas Escrituras, conforme está em Joel 2.28, que Deus derramaria o seu Espírito sobre todos. Promessa da qual Pedro se recorda no dia de Pentecostes.

Um outro aspecto que nós destacamos é que o azeite era para o vaso todo.
Quando a mulher fosse enchendo os vasos, ela deveria enchê-los completamente (não poderia, nem deveria perder aquela oportunidade que estava ao seu alcance de encher o vaso completamente).

Deus tem seu propósito de nos encher completamente do Seu Espírito Santo. Deus não quer nos dar um pouco, nem uma parte. Ele quer nos dar a plenitude do seu Espírito.

Notemos ainda, que o azeite seria derramado à medida da disponibilidade dos vasos.
Se a mulher tivesse vasos, que já estivessem com qualquer outra coisa, não seria possível enchê-los com o azeite.

Da mesma maneira, enquanto nós não nos esvaziarmos não será possível Deus nos encher com o óleo do Seu Espírito. Para que Deus me encha é preciso que eu esteja vazio de algumas coisas.

Vazio de mim mesmo, Vaidade, Todo pecado (o pecado é a rachadura por onde a unção vaza)!

Há também o problema das distrações, brincadeiras, banheiros e conversas paralelas durante o culto – isto são verdadeiros "ladrões de unção".

Finalmente, o azeite só parou quando todos os vasos estavam cheios.
Da mesma maneira, o propósito de Deus, hoje, é de só parar de derramar do seu Espírito quando todos os vasos estiverem cheios.
Atos 3.21 fala que este é um tempo “em que Deus restaurará todas as coisas”.

Conclusão: A palavra de Deus tem promessas maravilhosas para o povo de Deus, mas a maior delas é do poder que Deus coloca à disposição da sua igreja para realizar a tarefa que Ele nos deu.

Às vezes, vejo a Igreja como a pessoa, que prefere empurrar o carro a colocar combustível nele.

O Espírito Santo é o poder que move a Igreja a fim de realizar o seu ministério, sem Ele nos desgastamos desnecessariamente.

Um comentário:

  1. È verdade pastor Joel!
    A vida com Cristo é uma vida de renúncia, devemos pedir a cada dia ao Espírito Santo de Deus, que venha nos mostrar o nosso erro, para que vivamos em santidade a cada dia,vivendo em novidade de vida! cheios do Espirito Santo de Deus, que as pessoas possam ver e dizer ali vai um servo do Deus altíssimo,e não de qualquer jeito na igreja, pois temos visto isso nesses dias, pessoas que muitas das vezes são usadas por Deus, e deixaram satanás encher os vossos corações, assim como encheu os de Ananias e Safira, militando assim contra o próprio irmão que tem dado lugar para Deus operar em nosso meio, irmão este que anda com siceridade para com Deus!
    Que o Poderoso Deus venha abençoa-lo mais e mais, que venha derramar sobre vós o óleo do seu Espírito Santo, que voçê venha sempre está na qualidade de servo e verá que grandes coisas o Senhor fará em sua vida!!, que ELE venha abençoar grandemente o seu ministério, e que muitas vidas sejam alcançadas através de ti!!
    Graça e Paz!!
    Fabiano Ferreira

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo