Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

ELIZEU FAZ FLUTUAR O FERRO

- 2 Reis 6.1-7

Introdução: Eliseu servo de Deus dirigia uma escola de profetas, neste texto, ele passa por uma inusitada situação.
- Eliseu vai até o rio Jordão com os aprendizes de profeta que ele tem em sua escola, eles vão ao rio Jordão para cortar algumas árvores a fim deles terem "vigas" (ou toras de madeira para as suas construções).
 - Mas, no cortar das árvores, um deles deixou que o ferro do seu machado caísse dentro das águas do rio, e isso causou uma grande preocupação entre eles, porque aquele machado, justamente aquele machado, era emprestado.
 - Então, Eliseu, fez o seguinte: cortou um pedaço de pau, jogou na água e isso fez com que, sobrenaturalmente, o ferro do machado flutuasse sobre as águas, o machado boiou sobre as águas, como se fosse
uma folha de papel. Assim, o machado foi resgatado e o problema resolvido.

Que lição,  a Palavra de Deus, passa para nós? Eu quero destacar algumas coisas nesse texto, que nos ensinam importantes princípios sobre diversas áreas da nossa vida.

 v.1, onde está escrito: “Eliseu dirigia um grupo de profetas. Um dia eles lhe disseram: o lugar onde moramos com você é muito pequeno”.

1º - estes aprendizes de profeta tinham a visão de crescer, a visão de expandir, eles perceberam que o lugar onde moravam com Eliseu se tornou pequeno!
- Essa visão moveu a cada um deles a buscar enlarguecer, expandir ou aumentar o lugar onde estavam.

a)    Quantas vezes nos acomodamos a uma condição que só vai nos estreitando, que só vai nos apertando e não vemos a necessidade e possibilidade de termos uma condição melhor!
Muitas vezes é a condição financeira que nos é estreita e ficamos amargando a vida toda nela, será que não podemos ter uma visão de crescimento e procurarmos fazer algo para a situação ser melhor?
O nosso espaço aqui também serve de exemplo: aqui, está ficando estreito demais!

Será que temos a visão que tinham os aprendizes de profeta, que Eliseu dirigia? ...a visão prá dizer: “o lugar onde moramos com você é muito pequeno... que acha de conseguirmos um bem grande?

b)    A visão de crescer deve nos mover à obra, deve nos mover à uma ação no sentido de termos um lugar mais amplo, onde outros aprendizes de profeta possam ser acrescentados à nós!
E sabe, o crescimento da igreja é um fator relevante no Reino de Deus... em Atos lemos que a "A igreja...crescia em número" (Atos 9:31)... em Atos também lemos que dia a dia o Senhor acrescentava à igreja as pessoas que iam sendo salvas.
E é para ser assim! ...se a igreja está viva, se está avivada, é natural que cresça.
“Não é porque o lugar é estreito, que sua visão precisa ser estreita!”

2º - A visão de Crescimento deve provoca iniciativa, vontade de trabalhar.
v.2, está escrito: “Dê licença para irmos até o rio Jordão a fim de cortar algumas árvores. Com elas construiremos uma casa para a gente morar”.

a)    Isso é muito importante: Quantas pessoas têm visão, têm sonho, têm um projeto, mas que não saem disso, porque não têm a vontade de trabalhar? Então não, não basta ter a visão, tem que ter vontade de trabalhar.
b)    Pediram licença – o grupo não atropela o líder, pede autorização, só assim teriam legitimidade para a realização da obra. Por boa e nobre que seja uma obra sem o aval do homem de Deus é fadada ao fracasso e aos problemas.

3º A próxima lição está nesse mesmo verso, na parte onde lemos: "Podem ir! Respondeu Eliseu”. (6:2b) – O aval de Eliseu liberou os aprendizes de profeta a cumprirem o propósito a qual foram inspirados.

a)    Eliseu não se deixou levar por nenhum sentimento de ciúme ou inveja, classificando a obra como desnecessária ou fora de hora. - Ele era o líder, mas ele não ficou enciumado, dizendo: Hummm, essa idéia era pra ser minha...”; ele percebeu que a visão foi gerada no coração do seu grupo, e sendo boa, deu liberação, a licença que pediram para que o trabalho fosse feito.
- Eliseu declarou: “ide”, o mesmo "ide" que mais tarde Jesus iria falar para todos os Seus discípulos: "Ide por todo mundo". (Marcos 16:15)

Isso mostra pra nós que ser líder na obra de Deus é ser servo dos filhos de Deus.
Os líderes cristãos não se ostentam, não se exaltam, não dizem: “Eu sou o líder, então: eu falo, vocês ouvem... eu mando, vocês fazem”.  No reino de Deus, ser líder é ser servo, é ser disponível!

E veja que no v.3 está escrito: “Um dos profetas insistiu que Eliseu fosse com eles. Eliseu aceitou, e eles saíram juntos. Quando chegaram ao Jordão, começaram a trabalhar”.

b)    Eliseu foi junto com eles, saíram juntos, chegaram juntos e, eles e Eliseu, começaram a trabalhar. É assim que é para ser: líderes e liderados caminham juntos. aí um bom princípio para nós!
c)     No v.5, está escrito: “O que vou fazer, senhor?... o machado era emprestado”.
Aquele machado era, como é, uma ferramenta de trabalho, que por descuido, caiu na água do rio e afundou, sumindo por lá. Olha se o líder não ta junto agora?

4º O Machado. No reino de Deus, irmãos, nossos dons são como ferramentas de trabalho, nos são dados para o crescimento da obra de Deus.

Agora, como o irmão/irmã, tem manuseado essa ferramenta que Deus deu?
Porque é preciso cuidado no uso, é necessário manusear com cuidado, se não, o machado cai na água!
- Sabe, a Bíblia diz que “cada um tem o dom que Deus lhe deu; um tem este dom, e outro, aquele” (1Co 7.7). Todo crente tem! Mas se usa com descuido, esse dom vai afundar no rio.
- Muitos usam de violência com os seus dons, pensando que assim irão conseguir respeito dos outros, mas o uso da força, pode destruir uma ferramenta.

“Onde foi que ele caiu?v.6, “Onde foi que ele caiu? Perguntou Eliseu”.
a)    O rapaz que manuseava o machado, errou, falhou na força empregada, e o ferro caiu na água e afundou no rio, e o machado não era dele.
- Mesmo que nós cometamos os nossos erros, nossas falhas... mesmo que o nosso machado venha a cair do nosso controle, o Senhor, Ele quer nos devolver a ferramenta, e nos manter trabalhando no Seu reino. Mais nos pergunta “Onde foi que ele caiu?para nos dar lições.

Deus espera que façamos como o aprendiz de profeta fez, o moço falou pra Eliseu: “Senhor, o ferro de meu machado escapou do cabo e caiu na água”. Isso é confissão. - “Onde foi que ele caiu? e o moço mostrou o lugar.

Deus quer que nós confessemos onde foi a nossa queda, onde foi que caímos... por que Ele quer devolver o que foi perdido... e assim, nos manter no uso do nosso dom.
  
A pergunta de Deus é: Onde foi que esse seu dom caiu? ...por que Deus quer resgatá-lo!
Finalmente,  v.7: “Pegue-o! mandou ele. E o homem esticou o braço e o pegou”.
Agora só depende de você... basta apenas que você busque, basta apenas que você estique o braço... e seu dom será resgatado!

Amado, o texto aqui diz que Eliseu, cortou um pedaço de pau, um pedaço de madeira, jogou na água e fez o machado de ferro boiar.

Eu quero lhe dizer isto: O Senhor nosso Deus, também jogou um pedaço de pau, um pedaço de madeira, mas não foi nas águas de um rio, foi no monte do Calvário, na forma de uma cruz, onde o sangue precioso de Cristo foi derramado, para reerguer, para levantar o que foi afundado.

Portanto, o que afundou da sua vida, Deus levanta novamente pelo sangue de Cristo... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo