Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

O BARRO E O OLEIRO


O BARRO E O OLEIRO - Isaías 64.8 

Introdução: Uma das áreas mais enfatizadas no Novo Testamento é a área da consagração. Há necessidade de crescermos nesta área para sermos agradáveis e úteis para Deus. Quero falar do elemento básico na constituição do ser humano – o barro. A partir do barro, vamos fazer algumas analogias que cabem como luva nessa questão da nossa consagração ao Senhor.
Nesse texto de Isaías, podemos ver que somos como barro nas mãos do Senhor. Então, consideremos:

1 - O Barro Não Tem Valor - Destituído de importância, o barro não é objeto de disputas (não se faz guerras entre as nações por causa do barro. Petróleo, sim. Ouro, sim. Mas barro?).
- É desse material que somos feitos! Logo, por que termos nossas vaidades pessoais, achando, diante de Deus e dos outros, que somos muita coisa?
- Deus fez a todos nós do pó da terra... mas alguns pensam que foram feitos de porcelana. Calma, irmão, você é de barro!

2. O Barro É Frágil - Diferente do ferro ou do bronze, o barro se espatifa à-toa. Assim são os nossos projetos, nossos planos, nossos feitos... nossa vida inteira é frágil como barro.
- Na década de 80 havia uma canção popular, que dizia: "Eu sou como o cristal bonito, Que se quebra quando cai". (é verdade! Somos frágeis). Mas, irmãos, a nossa fragilidade, no entanto, é a oportunidade de Deus trabalhar em nós.
- Deus quer trabalhar em nós, porém, Ele não trabalha com gente cheia de orgulho, que fica dizendo: “eu sou ótimo!”.
- Para Deus moldar a nossa vida, dar-nos forma abençoada, precisamos aceitar o fato que somos "fracos", frágeis, que sem Deus não somos nada, para que, então, o poder de Deus venha sobre nós.

3. O Barro Não Tem Querer - Nesse mesmo livro de Isaías, o Senhor questiona:
"...porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes?", (Is 45.9). Seria absurdo admitir um oleiro consultando o barro sobre a forma que este deveria receber.
- Deus ensinou uma preciosa lição para Jeremias, quando mandou que ele fosse à oficina do oleiro e o visse trabalhando com o barro. Jeremias, escreveu sobre isto, contando o seguinte:
“Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu", (Jr 18.1-4).
- Note que o oleiro estava construindo um vaso que quebrou em suas mãos. Então, tornou a fazer do mesmo barro outro vaso "segundo bem lhe pareceu". Vaso em processo de construção e na mão do oleiro, pode se quebrar que é refeito. Exceto o do cp. 19 que é o vaso de feira, pronto, feito, esse não tem conserto.  
- Nós temos que entender, que ao barro não resta outra opção, senão render-se à vontade soberana do oleiro que o manipula. Barro não faz birra. Barro não berra. Barro não tem querer! - Devemos ser assim nas mãos de Deus!
- Isaías, quando ouviu a voz do Senhor, que perguntava:
“...A quem enviarei, e quem há de ir por nós?”, ele disse: “eis-me aqui, envia-me a mim", (Is 6.8). 
- Maria, quando foi escolhida para ficar grávida, quando estava comprometida em casamento com José, ela disse:
"Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra", (Lc 1.38).
- E Paulo, ele perguntou a Deus o que deveria fazer, e Deus disse pra ele: "Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer", (At 22.10).

- Barro não tem querer, aceita a forma que o oleiro dá. Assim se passa conosco, porém, quando nos submetemos inteiramente ao Senhor, somos abençoados!

4. O Barro É a Matéria-Prima do Artista - É o artista quem tira o barro da mediocridade. É nas mãos do artista que o barro vira arte, e passa até a ser admirado, exibido em galerias e fica valendo uma fortuna! Não há artista como Deus e Ele tem muitos tesouros para colocar em nós! Porém, Deus só fará isso se nós O permitirmos!
- Muitos filhos de Deus deixam de ser abençoados, porque permanecem com seus corações endurecidos à ação de Deus em suas vidas. Deixe-se moldar pelas mãos do Artista mais perfeito: o Senhor, nosso Deus. Ele transformará o barro da sua vida numa obra de arte preciosa.

Conclusão: Nós vimos que como barro nas mãos de Deus: 
- Não temos o valor que atribuímos a nós mesmos. Só teremos o devido valor quando permitirmos Deus trabalhar em nós; 
- Somos frágeis. Para sermos fortes, nós dependemos de Deus; 
- E com Deus, não podemos ter vontade própria, mas devemos nos render à vontade dEle; 
- E em, contrapartida, devemos ser a matéria prima nas mãos de Deus.

Portanto, vamos nos render ao Senhor hoje... vamos permitir que Ele dê nova forma à nossa vida... que nos TRANSFORME em pessoas de grande valor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo