Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

As escolhas de Ló

 "Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro" Gn13:11. 

Escolhendo Sodoma - Abraão e seu sobrinho Ló prosperaram e a terra em que viviam tornou-se conflituosa. "Os pastores de Ló contendiam com os de Abraão"(Gn13:7). Ló escolhe ir para Sodoma, um lugar aparentemente tranqüilo, "parecia o Éden". 

Ló pensou: "Vou me dar bem". Não hesitou na escolha. Fitou bem os olhos em toda Campina do Jordão e a desejou. "Sombra e água fresca", era a promessa de Sodoma para o coração ilusório de Ló

Ao seguir para a Campina do Jordão Ló dera as costas à Terra Prometida. Ele ultrapassou a fronteira da abençoada terra. Ló virou as costas para Deus. 

Poderia ter feito como Rute na hora de escolher entre partir e ficar com a sogra Noemi: "Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque onde quer que te fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus o meu Deus; onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti". Rt 1:16,17.

A ambição de Ló destruiu sua família. A esposa virou estátua de sal, aprisionada aos desejos profanos de Sodoma e Gomorra. Suas filhas o embebedaram, tendo relações com ele. Ló não foi um homem feliz. Era justo, mas viveu sufocado e cansado pela maldade alheia (II Pedro 2:7) 
A responsabilidade do pecado não é individual? Sim. Pergunto: Teria sido diferente a vida de Ló se escolhesse seguir com Abraão? Após a separação, muitas coisas boas aconteceram a Abraão. Ló não as compartilhou. 

Vejamos: Abraão e Ló separam-se:

 È levado cativo, dois anjos aparecem a ele anunciando destruição, sua família é destruída, Ló tem herdeiros para a perdição. 

Abraão Deus fala com ele e lhe promete um filho, três anjos aparecem e abençoa-o, nascem Ismael e Isaac, a família é aumentada, Abraão tem herdeiros para posses eternas, frutos da aliança com Deus. 

Escolhendo Zoar Ao fugir da destruição de Sodoma, Deus aponta um caminho: " Ló, para o monte" (Gn 19:17). Ele se recusa: "Não Senhor, quero ir para aquela pequena cidade, deixa-me ir". Antes Ló escolhera e extensa Campina do Jordão. Agora, estava inseguro, amedrontado, incrédulo. Mesmo Deus lhe oferecendo largura, ele quis a pequenez. É como se ele dissesse: "Não Senhor, já não tenho grandes pretensões, quero apenas sossego". "Saiu o sol sobre a terra quando Ló entrou em Zoar".(Gn 19:23). Sodoma estava sendo esquecida com o nascimento de um novo dia: Novas esperanças, nova vida. Contudo, Ló viveu mediocremente em Zoar. Antes de escolher  Sodoma, a terra não comportara seus bens que competiam com os de Abraão. De Zoar, para o monte. Foi habitar em uma caverna com as duas filhas. (Gn 19:30). A apertada caverna comportara tudo que tinha. E todo o povo que seguira com Ló? Seus criados, seu gado, suas tendas? Provavelmente foi tudo destruído juntamente com Sodoma e Gomorra. Os descendentes de Abraão não poderiam ser contados: Seriam como as estrelas do céu, a areia do mar, para o norte, sul, leste, oeste. Os de Ló, quantos seriam? 

Escolhendo Deus
É possível acertar sempre nas escolhas? Não, o mesmo Abraão que acerta, erra ao escolher ter um filho com Agar. A diferença é que Ló não só errava como se recusava a acertar. Ele era incrédulo, incredulidade gera desobediência. Escolhemos certo quando buscamos a vontade de Deus. Quando percebemos que erramos e retornamos. Abraão tinha tanta fé, tanta certeza de que Deus era com ele que ofereceu Isaac em sacrifício, porque cria que Deus não o deixaria morrer; o ressuscitaria. "Deus proverá", disse Abraão. Hb 11: 8,11 diz que mesmo sem saber para onde ia, Abraão obedeceu porque "esperava a cidade definitiva, o céu".

Conclusão: O segredo para se fazer a escolha correta é ter comunhão com Deus. Ló não tinha a mesma comunhão de Abraão. É tanto que Deus anuncia a destruição de  Sodoma e Gomorra a Abraão primeiramente: "Ocultarei eu a Abraão o que faço"? Gn 18:17. A intercessão de Abraão salva Ló. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo