Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

Quatro elementos que nos mostram o homem e nos apresenta Deus.

Leitura: Lucas 15: 11

Int. quando lemos este texto logo nos vem à mente a idéia do arrependimento do filho mais moço, do retorno, do conserto etc. Porem uma análise mais profunda do texto nos levará a identificar o que de fato Jesus quer nos ensinar a partir do conto deste episódio. Vejo no texto quatro elementos que identifica o comportamento dos homens diante de Deus e o comportamento de Deus diante dos homens.

1. Materialismo; o filho mais moço representa a figura do homem materialista que busca Deus pelo que ele tem, sai pra gastar os bens e volta em busca dos bens. ( V. 12 e 17 a 19) veja (João 6:68)

● Não quero que você perca o habito de pedir a Deus as suas bênçãos, porem, jamais isso deve tornar-se a razão de sua busca. “ quem assim o faz, murmura na dor ”

● Você devi vir a ele de sentimento muito mais que de corpo presente. (1 Coríntios 15:19)2.

2º Legalismo; A figura do filho mais Velho aponta para uma pratica legalista.

● Trabalho para ele e ele deve me dar o que quero,

● Tenho com ele uma relação empregado / funcionário, ele é obrigado a me dar porque faço. Nessa relação não existe amor existe apenas o toma lá, da cá. ( v 25 a 29), não há espaço para diálogo “ chamou um dos empregados” o profeta só esta mais em evidencia no momento da crise, quando o nosso coração não está com sensibilidade suficiente para sondar Deus.

3. Longanimidade; mesmo sabendo de nossas intenções materialista nos recebe, esperando que percebamos quão grande é seu amor e entendamos a necessidade do arrependimento.

4. Exemplo; O terceiro filho Jesus

● Ele é o filho que não faz por força da obrigação mas movido pelo Amor que leva a obediência.

● Ele não faz para receber ele deixou a gloria para fazer. (Filipenses 2:8)

● Ele não barganha sua existência para adiquirir bens, mas oferece-se para deixar as riquezas dos Céus trocando-a pela cruz. ( Isaías 53:7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.)

● Ele não tem inveja dos irmãos, pois, morreu por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo