Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

SALVAÇÃO ETERNA

TEXTO BÁSICO: ”Na verdade, na verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entra em condenação, mas já passou da morte para a vida“. (Jo – 5:24).  

Introdução: O termo salvação é muito abrangente e pode ser aplicada a mais diversa situação da vida humana que exijam escape. No âmbito da vida espiritual, que se inicia com a vida terrena e se projeta no estado eterno após a morte, o homem também carece ser salvo.  

1. O Homem é Eterno. Assim como Deus é eterno, ele criou o homem também eterno (Gn 1: 26). O homem é constituído de matéria e espírito. A carne torna pó, mas o espírito viverá para sempre. A eternidade humana terá 02 destinos: a) Mediante conversão e aceitação do sacrifício de Cristo, pelo processo do novo nascimento, o homem terá o seu nome escrito no livro da vida e do cordeiro. (Lc 10: 20; Ap 3: 5; Fp 4: 3). Tornando-se participante da Gloria e da presença de Deus por toda eternidade. b) Mediante a rejeição ao sacrifício de Cristo, o homem pecador terá uma eternidade distante da presença de Deus, marcada pela vergonha e pelo horror eterno. (Dt 12: 2).

2. A Eternidade da Salvação. A salvação da condenação eterna é concedida ao cristão pela graça preciosa de Deus, e não pelo merecimento de obras praticadas (Ef 2:8, 9). a) A salvação eterna é assegurada apenas ao cristão convicto. Ser membro de uma igreja, ser assíduo aos cultos, exercer cargos ou ser dizimista, não asseguram a salvação eterna, convicções do salvo: - Foi perdoado (At 3:19; 10:43). - Foi Justificado (Rm 5:1). - Foi feito filho de Deus (Jo 1:12; Gl 3:26). - Participa da natureza divina (II Pe 1:4). a) A perenidade da salvação assegurada. Admitir que o verdadeiro cristão perde a sua salvação é negar a essência da doutrina cristã, e ao mesmo tempo admitir que o diabo é mais poderoso que o senhor. Isto seria absurdo, uma aberração!. O que assegura a salvação eterna do crente: - Cristo deu (Jo 10:28) - O pai autenticou (Jo 10:29) - O selo do Espírito Santo (Ef 1:13; Rm 8:16). Jesus Cristo declarou que todo poder foi dado no céu e na terra. Com esta declaração ele estava dizendo que vencerá não só a morte, mas também o inferno, o diabo e suas hostes, o mundo e seus sistemas corrompidos. Por isso, força nenhuma será capaz de arrancar do cristão essa segurança que só o Senhor Jesus pode dar. “Em todas estas coisas, somos mais do que vencedores”. (Rm 8:37).  

3. O Desafio do Salvo. O cristão é salvo para que? Para nada?. Se a salvação é só para garantir o indivíduo que ele vai para o céu e mais nada, então ao aceitar a Cristo, o convertido deveria ser imediatamente arrebatado. Mas não é assim. Jesus deseja que permaneçamos no mundo (Jo-17:15), para viver de modo que o seu nome seja glorificado e o seu reino implantado na terra.  

Conclusão. A alegria da salvação é para ser desfrutada na terra. O cristão deve manter – se em comunhão com o Senhor, nunca se deixar levar pelas ciladas de satanás, mas desenvolver a salvação eterna que uma vez lhe foi concedida pela fé em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo