Tema: DESPERTA, TU QUE DORMES (Efésios 5.14)
1º— Descrever os adormecidos, a quem as palavras do texto se dirigem?
- O sono se entende ser o estado natural do homem, mergulhado naquela profunda inconsciência de alma; na qual o pecado de Adão infundiu tudo.
- A incompreensão, a insensibilidade no tocante à sua condição real, o seu estado, estado este que é próprio de todo homem que vem ao mundo, perdurando até que a voz de Deus o desperte.
- Aqueles que dormem, dormem de noite". O estado natural do homem é de profunda obscuridade,
lembrando a condição segundo a qual "as trevas cobrem a terra e a noite densa envolve o povo.
- Carregado de todas as enfermidades, julga-se, todavia, em perfeita saúde. Encarcerado em prisões de aço e de miséria, protesta a liberdade que Deus quer Le dar, Dorme placidamente.
2º— Corroborar a exortação — "Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos";
- Este é outro característico do adormecido de que fala o texto: ele habita o mundo dos mortos, embora não o saiba. (Rm. 5:12) "por um homem a morte entrou e contaminou a todos"
- Deste modo foi primeiro dissolvida a união vital de nossa alma com Deus; de sorte que, "em meio da vida natural, estamos agora em estado de morte espiritual".
- E ainda mais certo é que o morto em pecados não tem os "sentidos exercitados para discernir espiritualmente o bem e o mal". "Tendo olhos ele não vê; tendo ouvidos, não ouve".
- Desprovido, assim, de senso espiritual, não retendo o conhecimento espiritual, o homem natural não recebe as coisas do Espírito de Deus; e tão longe está de as aceitar, que aquilo que se discerne
espiritualmente lhe soa como loucura.
3º— Explanar a promessa feita aos que despertam e levantam-se: "Cristo te alumiará".
- E quão encorajadora é a consideração de que, quem quer que sejas que obedeças à chamada de Deus, não terás buscado em vão. Se tu agora "despertas e te levantas da morte", ele "te alumiará". "O Senhor te dará graça, glória e luz".
- Deus, que é luz, dar-se-á a si mesmo a todo pecador que desperte e por ele suspire.
- "Derramarei água sobre o sedento e torrentes sobre o terreno árido: derramarei meu Espírito sobre tua semente e minha bênção sobre tua descendência". (Is 44.3).
- A luz trás conhecimento, a luz revela o que estar oculto de bem ou de mau, a luz traz possibilidades de acertos. Nesta noite Deus diz a você que é hora de acertar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo