Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

QUATRO VISÕES DO PATRIARCA Gn 13:14-17


   Antes de vos falar sobre as Quatro Grandes Visões de Abraão, gostaria de mencionar introdutoriamente Duas grandes Lições que aprendemos com Abraão com respeito às Visões e Revelações que recebeu do Senhor:


1ª.) QUE A NOSSA VISÃO DETERMINA NOSSA AÇÃO
a) O que é que fez Abraão deixar tudo? Cidade natal (Ur na Caldéia), conforto, terras de sua propriedade, status social naquela comunidade, parentela...  -   Resposta: O PODER DE UMA VISÃO
b)   A nossa Visão determina nossa Ação – Tanto é que, pessoas sem visão não vão à parte alguma.   Visão e Inércia jamais andam juntas.  Visão e preguiça nunca se acertam.

c) Lm 3:51 “O meu olho move a minha alma”.   A visão de Deus nos tira da zona de conforto para os grandes desafios.
2ª.) QUE A NOSSA INTIMIDADE COM DEUS DETERMINA A NOSSA VISÃO
a)  Meus irmãos, como anda nosso nível de amizade, de intimidade com o Senhor ?  Quanto mais nos aproximamos do Senhor,  mais os nossos olhos se abrem.  Quanto mais nos afastamos mais os nossos olhos ficam entenebrecidos pela incredulidade -  Sl 34:5
c) A Grandeza da Visão de Abraão procedia da Grandeza e profundidade da Amizade, da Intimidade que ele tinha com Deus Abraão é chamado na Bíblia por tres vezes: AMIGO DE DEUS:

AS QUATRO VISÕES DO PATRIARCA
1.       A VISÃO DA CIDADE CELESTIAL
a) Quem pensa que Abraão saiu de Ur dos Caldeus, somente pela visão da Terra de Canaã, engana-se.  Seus olhos estavam além da Terra.   Seus olhos viram a Nova Jerusalém – Hb 11 : 8-10  - O que viu Abraão viu da Cidade Celestial ?   (comente.)
b) Aprendamos com Abraaão a viver na Terra com os olhos no Céu.   Abraão vivia em tendas – De dentro da tenda via a Cidade. Tem muito crente na cidade, que só vê a tenda (visão curta, visão terrena apenas) – Fp 3:20

2.      A VISÃO DO CALVÁRIO
a) A conversa intima de Deus com Abraão – Deus Abre o Projeto da Redenção. De imediato a mente finita de Abraão não compreende, quando Deus lhe diz que vai dar o seu Filho Unigênito para salvar o homem - Certamente o patriarca, em sua mente finita deve ter indagado: Deus tem um filho?  Mas, como é isto?   E, Ele me diz que dará seu Único Filho. Mas, como isto será possível?     Então Deus diz a Abraão: - Toma teu filho, teu único filho Isaque, e sobe o monte Moriá – Gn 22 - E lá do alto do Monte Moriá - Deus lhe revela o plano da Redenção.
b) E,  Jesus declara em João  8:56   “Abraão vosso Pai, exultou por ver o meu dia,  e viu-o,  e alegrou-se.”
c) A Igreja jamais pode perder a Visão do Calvário.   Penso que a Igreja Evangélica de nossos dias, encontra-se perdida em algum lugar entre o Calvário e o Pentecoste.   Nós pregadores não podemos perder o Calvário de Vista.         
d) O pregador do Calvário tem 3 características: Ele é:
e)  Bíblico, Evangélico e Profético.
f)  Há um Hino no  Cantor Cristão, que diz:A Cruz ainda firme está,  Aleluia! Aleluia!”

3.   A VISÃO DA TERRA
  Deus mostra toda a Terra Prometida a Abraão – A Visão da Terra representa a Visão dos Campos que já estão brancos para a Ceifa – Jo 4:35
 2.     Deus só mostrou a terra, depois de Abraão ter se separado radicalmente de Ló -  Gn 13:14    “E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele:    Levanta agora os teus olhos .”
1) Duas observações:
1ª.) Ló representa coisas que nos acompanham que temos que largar,  aquilo que desagrada a Deus – (Vai Ló...)
2ª.) Ló representa o crente de visão carnal – Gn 13:10-12
 Enquanto você viver com pessoas carnais, de visão carnal, você nunca verá os campos brancos para a ceifa.
 At 1:8   “...E ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como até aos confins da terra.
  Que a Visão de nossa terra – Nos leve aos hospitais e casas de detenção.   ‘As Escolas públicas e privadas.    ‘As grandes e pequenas empresas.  Aos veículos de imprensa escrita, falada e televisiva.     E também pela net.  Que possamos empreender amor e todo esforço para não descansarmos, até alcançarmos a última casa de nossa, bairro e cidade. Que Deus nos ajude!

    A VISÃO DE GERADOR DE MUITOS FILHOS
  Lemos em Genesis 15: 5    Então o levou para fora e disse:   Olha agora para os céus e conta as estrelas ,  se as podes contar.    E disse-lhe: Assim será a tua semente.”  Deus compara com as estrelas do Céu.  Veja no texto  a ordem e a Promessa  Is 54:1-3

Conclusão:  Igreja do Senhor,  Deus está aqui para abrir os nossos olhos e nos dar estas Grandes Visões que deu a Abraão – E, nos fará ver nestas quatro direções:
1ª.)  Olhos voltados para cima –para nossa Cidade
2ª.)  Olhos fixos no Calvário – nosso fundamento de Fé
3ª.)  Olhos de compaixão sobre a Terra – Avançando no Evangelismo e Missões
4ª.)  Olhos de gerador de filhos espirituais.




"VOLTAR A PÁGINA INICIAL"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo