Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

 ANO NOVO, NOVA OPORTUNIDADE  - Lucas 13.6-9

Introdução: "É mais tarde do que você imagina". Esta é uma frase que está escrita num relógio nos Alpes italianos...
É uma advertência a cada pessoa sobre o risco de perder as oportunidades.
- Quantos dariam tudo para ter uma segunda chance! Mas nós temos hoje, no Ano Novo, uma nova oportunidade, hoje é um tempo próprio para fazermos uma avaliação da nossa vida, para fazermos uma correção em nossos rumos...
-  "Você fracassou no ano passado? ...você falhou em alguma coisa importante no ano de 2011? ...você errou na vida no ano de 2011?"  Pois ouça isto: Deus agendou uma segunda chance para você hoje!

Esta é a idéia básica desta parábola contada por Jesus. Nós podemos aprender quatro lições fundamentais nesta parábola.

1- TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS DE DEUS
O v.6 revela que havia uma expectativa no coração daquele dono de terra: ele tinha uma figueira plantada na vinha, logo, contava em colher os seus frutos - a expectativa. É natural que uma figueira produza figos! A figueira é uma espécie de arbusto de boa adaptação à diversas condições de clima e de solo, produz em torno de 8 a 10 kg de figos verdes por safra!
- Mas, ocorria uma anormalidade com a figueira aqui: por três anos aquele agricultor procurava frutos nela e voltava decepcionado para casa, porque não havia frutos para colher.
- Ele olhava para aquela árvore frutífera, revirava suas folhagens, levantava e abaixava os galhos, mas não via frutos nela.

Amado, quando Deus olha para a sua vida, o que Ele está vendo?  Deus tem sonhos com você, Ele tem propósitos, Ele tem expectativas a seu respeito. Mas será que estas expectativas de Deus, estão sendo correspondidas por nós?
- Com esse Ano Novo, nós TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS DE DEUS.

2- TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER AOS NOSSOS PRIVILÉGIOS
Veja que interessante o que lemos no v.6: uma figueira plantada numa vinha - figueira privilegiada essa! ...a figueira estava plantada numa vinha, numa plantação de uvas, que é uma fruta nobre - os mais excelentes vinhos dependem de uvas de boa qualidade! Pois uma vinha requer cuidados especiais... o solo precisa ser muito bom, o clima agradável, chuva em períodos regulares... até a velocidade do vento precisa ser bem dosada.
- Pois era num lugar assim que estava esse pé de figos; ele havia sido plantado numa terra fértil, numa terra tão boa que proporcionava o cultivo de uvas... Tinha tudo para produzir, porém não frutificava. Lucas, 12, v.48: " a quem mai se dar, mais se requer". Deus lhe deu 365 dias. Deus cuidou de você em cada um deles.

3- TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE E TAMBÉM NOVOS RECURSOS
Na história que Jesus contou, lemos no v.8, que haverá um novo investimento na figueira. Mostra esse verso: Ela será poupada, terá o seu solo afofado, receberá esterco (adubo); nada irá faltar à esta figueira - ela receberá atenção especial.

- Com este Novo Ano que chegou, amados, nós temos uma nova oportunidade e também novos recursos de Deus.
O que esse texto diz é o que Deus irá fazer, neste ano, a pessoas que não tem conseguido frutificar. Ele vai adubar tua terra!
Deus vai continuar investindo em você. Deus vai tomar providências.

4- TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE QUE NÃO PODE SER NEGLIGENCIADA
Aqui está no v.8, que a esta figueira é dado mais um ano, mais uma chance, mais uma nova oportunidade...
- Entretanto, é uma oportunidade decisiva, que não pode ser negligenciada... é questão de frutificar ou frutificar!
- No v.9, que caso contrário, aí então, se a figueira não mudar sua realidade, se a figueira não produzir fruto... vai virar lenha. (pergunte à pessoa ao lado: "Você não quer virar lenha, quer?").

Ouça: ninguém deve brincar com as oportunidades dadas por Deus...

- Você deve aproveitar as condições que Deus te dá e fincar suas raízes, plantando os pés no caminho de Deus.
- Você deve criar raízes na presença de Deus... deve ficar firme em Deus... você deve se firmar na igreja... se firmar no caminho de Deus - aí, então, a sua vida produzirá fruto!

Por isto, neste Novo Ano, você TEM UMA NOVA OPORTUNIDADE QUE NÃO PODE SER NEGLIGENCIADA. Vamos corresponder às expectativas de Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo