QUEM ESTAR NO ALTO DA FIGUEIRA?

Lucas 19: 1-10 - De um lado, há pessoas que se acham tão boas que nem imaginam que precisam de salvação; de outro lado, há pessoas tão assumidamente más que ninguém acredita que podem ser salvas, nem eles mesmas. Nesta história, o amor de Deus em Cristo Jesus alcança o coração de Zaqueu em duas  POSIÇÕES:

1.       QUANDO ELE ESTAVA LÁ NO ALTO - Muitas pessoas têm “subido em árvores” para ver Jesus. Mas, o quê isso significa?  Zaqueu não subiu naquela árvore para ser discípulo de Jesus, não! Os discípulos andavam ao lado de Jesus. Ele pretendia apenas dar uma olhadela "por cima" para matar a curiosidade e poder fazer um juízo (ainda que superficial) do Mestre. É o que muitos têm feito: Vão uma única vez a uma igreja evangélica, geralmente a convite de um amigo ou parente, dão uma "olhadela por cima", matam a curiosidade e, milagrosamente, de uma hora pra outra, se tornam "doutores" no assunto, com uma lista das coisas de que não gostaram "na igreja dos crentes"(como se o culto "dos crentes" devesse ter a preocupação de agradá-los). Não se aprofundam no assunto.
QUEM ESTAR NO ALTO DA FIGUEIRA?

  • a)      O alto da Figueira é o lugar onde estar os que não tem compromisso com a caminhada, com o discipulado.
  • b)      O alto da Figueira é o lugar de quem quer ser apenas espectador, dos que não pisa no chão da igreja.
  • c)       O alto da Figueira é o lugar dos que querem ser alto, porem há realidade os impõe limites, sonhadores.
  • d)      No alto da figueira estar os que pensam que são e não são. (os salto alto, os peito de pombo)


Tornam-se orgulhosos e presunçosos. Mas, o amor de Deus alcançou Zaqueu no alto daquela árvore, e Jesus lhe disse: ZAQUEU, DESÇE DEPRESSA! ANTES QUE O ORGULHO INVADA SEU CORAÇÃO.
Não importa quão alto uma pessoa pensa estar, o amor de Deus em Cristo Jesus é capaz de alcançá-lo.

2. QUANDO ELE ESTAVA POR BAIXO - Lá na árvore Zaqueu estava “por cima”, era “o tal”. Rico, isolado, intocável. Quase um rei.
Mas, na intimidade de sua casa a história era outra. Quando botava a cabeça no travesseiro, Zaqueu sabia que era um ladrãozinho sem-vergonha, odiado e desprezado por seu próprio povo. Um solitário e miserável pecador. 

Quase sempre é assim, em público bancamos o tal, mas, na intimidade do nosso coração sabemos exatamente quem somos.

Mas, o amor de Deus alcançou Zaqueu no mais profundo abismo em que sua alma se encontrava, e Jesus lhe disse: CONVIDE-ME A ENTRAR EM SUA CASA! NÃO HÁ PECADOR TÃO PECADOR QUE MEU AMOR NÃO POSSA ALCANÇAR.
Jesus queria se encontrar com Zaqueu em sua intimidade, trabalhar o vazio do seu coração e a falta de expressão da sua existência.

Quando Jesus entrou em sua casa, acabou-se a farsa, Zaqueu se levantou, admitiu publicamente seus pecados e se propôs a fazer um imenso concerto em sua vida. QUANDO JESUS ENTRA ACABA-SE A FARSA. A verdade vem à tona. Não importa quão por baixo uma pessoa pensa estar, o amor de Deus em Cristo Jesus é capaz de alcançá-lo.

CONCLUSÃO: Não importa quão ALTO ou quão POR BAIXO uma pessoa está ou pensa estar, o amor de Deus em Cristo Jesus é capaz de alcançá-lo.


Anúncio