Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

ATRIBUIÇÕES DO PROFETA


Ezequiel 33.1-16

Introdução
Conta-se que certa vez uma mulher chinesa, recém-convertida ao cristianismo, estava visitando a Inglaterra. Nessa visita, ficou muito impressionada com as igrejas. Entrou num templo muito antigo e leu, no limiar da porta, a data de sua inauguração. Profundamente chocada, virou-se para os seus acompanhantes e desabafou: "Vocês já têm esta boa nova há tanto tempo e nunca foram anuncia-la em minha terra!"
Ler Ez 33.1-16.

Você deve ter observado que a palavra-chave deste texto é VIGIA (ou, ATALAIA
As muralhas possuíam torres de observação. Era aí que ficava o atalaia. Vejamos algumas coisas sobre o atalaia:

O ATALAIA DEVIA SER PESSOA DA MAIS ALTA CONFIABILIDADE
O atalaia não podia ser aventureiro, não podia agir com irresponsabilidade. Muitas vidas dependiam do seu trabalho. A escolha do atalaia era uma eleição muito importante, hoje em dia diríamos que seria um caso de segurança nacional.
    Com a presença do atalaia, os moradores da cidade podiam dormir sossegados, porque alguém estava de plantão, e caso alguma anormalidade ocorresse, a segurança de todos estava garantida: o atalaia soaria a trombeta, despertando os soldados e a população.

O ATALAIA DEVIA SER PESSOA COMPETENTE
Lemos no v.3 que a função do atalaia era "avisar o povo", sempre que ele visse o inimigo se aproximando: "Quando vê o inimigo chegando, o vigia dá o alarme para avisar toda a gente".
É interessante observar esta informação do v.3: "Quando vê o inimigo chegando". O atalaia não podia ser cego não. Precisava ser alguém de boa visão. Atalaia cego é igual a atalaia nenhum.

Também o atalaia não podia ser míope (naqueles dias óculos e binóculos ainda não existiam). Portanto, o atalaia tinha que ter olhos sadios, ele não podia ter trave de madeira nem cisco no olho, tinha que ser competente para a função.

O ATALAIA DEVIA SER PESSOA QUE AME O SEU POVO
Ai do povo cujo atalaia resolvesse "tirar uma soneca na rede" ou prestar serviço pro inimigo, deixando de dar o alarme ou deixasse os portões somente encostados!
Mas o atalaia não faria isto, porque o seu compromisso com a segurança do povo está no fato de amar o seu povo.
    De fato, só um grande amor pela vida das outras pessoas poderia levar alguém a firmas os pés sobre o muro, e vigiar durante a madrugada para que o inimigo não apanhe a ninguém de surpresa...

O atalaia ama o seu povo, por isso o avisa... E faz isso tocando a trombeta - o v.3 nos revela isto: o atalaia toca a trombeta: "vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo".


OS SERVOS DE DEUS SÃO ATALAIAS
No v.7 lemos: "eu estou pondo você como vigia de toda a nação de Israel". A eleição de Ezequiel se deu por determinação de Deus.
Como sentinela de plantão, Ezequiel tem de avisar do perigo que é morrer sem arrependimento, compete a ele falar ao ímpio do seu caminho mau.

E lemos aqui: caso o ímpio desse importância ao aviso e se arrependesse dos seus pecados, tudo estaria bem com o ele e com o ímpio arrependido. Se, entretanto, o ele não advertisse o ímpio, o ímpio morreria, mas todas as conseqüências reservadas ao ímpio seriam creditadas na conta do atalaia criminoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo