Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

A CONSTRUÇÃO DE UM VASO DE BÊNÇÃO

Jeremias 18:1-8
Int. Amados, o Senhor nosso Deus, tem um jeito todo especial para moldar o caráter de cada um dos Seus servos.
- O profeta Jeremias, desceu à casa do oleiro, para observar justamente isto: como o barro é trabalhado... e então, ele compreendeu esse modelamento – Jeremias viu o barro ser modelado e tomar a forma de vaso!
- E ao final de tudo, Jeremias entendeu que todo esse processo de moldar o barro, é também necessário para a formação do caráter de um servo de Deus.

A Fase da Escolha - Deus escolhe o barro que quer usar.
Sabe o que isso significa? ...significa que se você foi escolhido por Deus para ser filho dEle, servo dEle, então isto revela que você é feito de um barro especial, próprio para ser moldado e trabalhado.
"Você é feito de um bom barro!".
- Em Ef 1.11 lemos isto: "...Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo".
- E o apóstolo Pedro também, escreveu: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus..." (1Pd 2.9).
- Tenha em alta conta o fato de haver sido escolhido, escolhida, para servir a Deus. Você é servo de Deus - valorize isto!

2º A Fase do Curtimento - v.4 de Jeremias 18: "Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer".
-     Observe que o vaso que Jeremias viu ser feito, se partiu, se quebrou... isto acontece quando o barro não está muito bem curtido.
-     Quanto maior curtimento, maior liga... e quanto maior o vaso, maior o tempo necessário de curtimento.
-     A lição agora, irmãos, é que: Quanto maior a Obra que Deus quer que você realize, maior será o tempo que você deverá estar só, meditando e avaliando a sua vida diante de Deus.
-     O curtimento do barro é como aquela época em que Deus está pronto a falar e ouvir a todos os Seus filhos, menos a você. Tempo de Espera
Amado, todos os grandes servos de Deus, experimentaram um deserto em suas vidas.

3º A Fase do Pisamento - Quando o barro é tirado do curtimento, talvez depois de muito tempo, ele é colocado em um local próprio para ser, literalmente, pisado, amassado.
-     Pisar o barro é necessário para que todo o ar existente nele seja retirado, se não, formam-se bolhas e o vaso fica defeituoso.
-     Quem sabe, o motivo de lermos isto no v.4 (que o vaso se quebrou na mão do oleiro), tenha sido causado por essas bolhas de ar... ou devido ao fato do barro não haver sido pisado o suficiente?
-     Agora, o que você imagina estar acontecendo quando, em determinados momentos da vida, Deus permite que você seja humilhado, desprezado, ferido e coisas assim?
-    Essa é a fase do pisamento, irmão... é Deus querendo fazer de você um vaso de bênção, e por isso, permitindo que você seja pisado.
-    Porque, sendo você um filho de Deus, quando Ele permite que o mal lhe sobrevenha, não é porque está visando a sua destruição, mas a sua utilização.

4º A Fase do Molde - v.4: "Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria.
O profeta Jeremias observou, diz aqui, que o oleiro levou o barro para a "roda de madeira" a fim de quê? moldá-lo.
-     somente quando nos rendemos à vontade de Deus, como barro em Suas mãos, é que o Senhor, então, pode moldar a nossa vida.
-     E qual o molde que o Senhor deseja nos dar? ...é o de servo, caráter de servo... como Jesus, que como Ele mesmo declarou "o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente" (Mc 10.45).

Deus quer que sejamos vasos da forma de Jesus, (1Jo 3.16), porém, somente servos, somente pessoas que foram moldadas por Deus, são capazes de viver assim.

Conclusão: depois de Deus ter:
...nos escolhido,
...ter nos deixado criar liga,
...ter tirado fora todo o nosso orgulho e autoconfiança,
...é que, finalmente (e só então), Ele pode começar a nos moldar.

-    E quando estivermos prontos, vem a unção de Deus, vem o Espírito Santo e nos enche de poder para fazer a obra de Deus, no fogo que dá consistência. - Se você quer ser vaso de bênção esse é o processo.

-    Mas não retarde aquilo que Deus quer fazer; ponha-se agora mesmo nas mãos de Deus, o divino Oleiro, sem nenhuma resistência.
-    Amado, não faça resistência... não tenha reservas... Deus quer fazê-lo vaso de bênção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo