TRÊS FORMAS DE ADORAÇÃO (Jo 4. 13- 26).

As duas primeiras precisam ser evitadas e a terceira precisa ser praticada

I. ADORAR EM IGNORÂNCIA - v. 22a: "Vós, os samaritanos, adorais o que não conheceis..." 1. Esta era a forma de adoração dos Samaritanos a) Sua origem (2 Re 17.24-34). b) A mulher estava presa em questões periféricas do culto samaritano. 2. Muitos hoje ainda adoram em ignorânica. a) não entendem a missão tríplice da igreja. b) Quando não distinguem as formas de exaltar a Deus: Ações de graças, Louvor, Adoração c) Quando as letras das músicas não condizem com a música. d) Quando os rítmos estimulam a carne. e) Quando a seleção musical é mal feita. 3. É preciso conhecer a Deus para não adorá-lo em ignorância. II. ADORAR EM HIPOCRISIA - v. 22b: "nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus". 1. Por que Jesus disse isso? Talvez porque o libertador prometido a todo o Israel (tanto para Judeus como para Samaritanos) viria da tribo de Judá, (Gn 49.10); por isso do Judeus – dos descendentes de Judá viria a Salvação para Israel e para o mundo inteiro. 2. Entretanto, outras referências denúncia o culto judaico. a) Como e com que? - Mq 6.6-8 b) A inutilidade do holocausto. Is 1.11 3. Jesus condenava a hipocrisia dos fariseus. 4. Deus reprova o culto hipócrita – reprovou Caim - Gn 4.1-7

a) Caim era hipócrita: · Não era bom - suas obras eram más - I João 3.12

b) O culto de Caim, culto que não se oferece o melhor. ( Gn 4.2 ). Achou que o seu culto tinha

c) valor em si mesmo. Baseou no esforço humano. d) Quis competir, ao invés de Caim olhar para cima (Hb 12:1) olhou para os lados. e) Culto sem arrependimento! Ao invés de arrepender-se ante a reprovação V.5b " Irou-se fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante". 5. Deus aprova o culto sem hipocrisia como o de Abel: a) O que traz o melhor ( v. 4 ): "dos primogênitos da sua ovelha, e da sua gordura". b) Antes do seu culto, ele foi aceito como pessoa. (v.4: e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.) 6. Muitos hoje ainda adoram em Hipocrisia. a) Quando vêem o louvor somente como uma mercadoria da indústria cultural seguindo a exigência de mercado. "profanação" b) Quando fazemos teatralmente algo parecido com louvor e adoração para satisfazer o público alvo. "imitação" c) Quando fingimos ser o que não somos, como se estivéssemos representando ser melhor do que, na realidade somos. Gostaríamos de ser muito bons como não conseguimos fingimos ser. III. ADORAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE. vv. 23,24: 1. Tendo Deus como Pai 2. Sendo achado pelo Pai 3. Adorando em Espírito a) Implicações: Espírito é o elemento da essência do ser, é nesse sentido na parte mais elevada da existência do ser humano; é neste nível que o homem pode ter comunhão com a Divindade. Rm 8.16: "O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus". 1 Co 2.14-16 b) O espírito é imaterial e incorpóreo, Lc 24.39: "...um espírito não tem carne nem ossos..." c) Por isso, para nós assimilarmos Deus a Bíblia usa antropomorfismo, (Crença que atribui formas e atributos humanos a entidades abstratas ou não humana), zoomorfismo (Se o antropomorfismo atribui características humanas a Deus, o zoomorfismo atribui características animais a Deus (ou a outros). São maneiras expressivas de salientar certos atos e qualidades do Senhor. O salmista disse: "[Deus] Cobrir-te-á com as suas penas, sob suas asas estarás seguro". (Sl. 91:4).), antropopatismo (forma metafórica de atribuir a DEUS sentimentos humanos para facilitar ao homem a compreensão de Deus). d) O espírito é invisível por ser imaterial: Jo 1.18: Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer. · Cl 1.15: Jesus é o é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. e) Paulo adorou: 1 Tm 1.17: 6.16: 4. Adorando em verdade O que é a verdade – três concepções: a) Para os latinos verdade é veritas: refere-se à precisão rigor de um relato, no qual se diz com detalhes e precisão e fidelidade ao que aconteceu. A linguagem enuncia os fatos reais. Portanto, a verdade se refere aos fatos que foram. b) Para os gregos, verdade é aletheia: significa não-oculto, não escondido, não-dissimulado. O verdadeiro é o que se opõe ao falso, pseudos, que é o encoberto, o escondido, o disfarçado, o que parece ser e não é como parece. Assim, verdade para os gregos se refere às coisas que são. c) Para os israelitas, verdade é emunah e signfica confiança. Nessa concepção são as pessoas e é Deus quem são verdadeiros. Um Deus verdadeiro que é. 5. Como adorar a Deus em espírito em verdade? a) Sabendo que o louvor e uma das dimensões da missão tríplice da igreja. (Adorar, edificar, evangelizar). O louvor pode ser usado como uma forma. b) Distinguindo as formas de exaltar a Deus, na nossa vida devocional: (testemunho pessoal, testemunho verbal, devoção interior). c) Não somente cantando, mas interpretando as letras das músicas. d) Fazendo uma seleção musical correta.

Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget