Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

“Resgate de um bem perdido”.

Lucas - 15 - 8 : 10
Este texto está inserido em um contexto de resgate.

O tema que estaremos focalizando entre esses quatro exemplos será o da dracma perdida. Interessante a estratégia didática do Senhor Jesus, para nos fazer compreender o valor singular da perda.

"Os Três Resgates"

Entre as ovelhas foi 1 entre 100;
Com as dracmas foi 1 entre 10;
Com os filhos foi 1 entre 2;
Com Deus, foi seu único filho, para resgatar milhões.
Isso porque uma perda sempre será grande, não importa o universo em que ela esteja inserida.

A dracma era uma moeda grega, e também utilizada como medida de peso. Seu valor era o de um oitavo de uma onça de ouro, ou três gramas e quinhentos e oitenta e seis miligramas. Aproximadamente R$40,00.

 

1- O CRENTE PERDIDO DENTRO DA IGREJA
Para se desgarrar das outras noventa e nove, a ovelha de número cem, teve que se excluir também da vida em comum do rebanho. O filho e dracma, também perdida dentro de casa.

Os exemplos que cercam este texto, denotam que foi uma decisão daquela ovelha e também daquele jovem, se apartarem do convívio dos outros.

-O que leva o pastor, a dona de casa e ao pai do pródigo investirem em uma operação resgate? " o valor que cada um deles decidiu dar a cada uma dessas figuras."


A DRACMA É A FIGURA DAQUELA PESSOA QUE SE VALORIZA ACIMA DOS OUTROS.

Isola-se por entender que seu valor pessoal é prejudicado enquanto envolvido com os outros. Não entende que sozinha só vale um oitavo de uma onça de ouro. Utiliza-se das sombras da casa para se ocultar. Acaba cercada de escuridão e muita poeira. Sua única companheira é a solidão. Como resgatar a dracma perdida?

2- LUZ E LIMPEZA PARA SE ENCONTRAR A DRACMA -
"Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." Efésio 5:14

Para permanecer oculta, aquela moeda contava com dois tipos de camuflagem: 1) com a escuridão da casa. As casas mais humildes da palestina, não possuíam janelas, apenas uma porta; 2) A poeira, Os inimigos dessas duas camuflagens eram então pela ordem: a luz e a limpeza.
- O texto de onde este versículo vem, fala muito sobre isto. Efésios5: 1-21 fala como a luz e a limpeza podem ser projetadas sobre uma casa e uma dracma perdida. O texto descreve o que traz as trevas e sujeira.

UMA DRACMA QUE NÃO PODE SER USADA

A ilusão do isolamento é a defesa de nossa valorização. "Sentirão minha falta!", "Estou fora!", "Vão ter que se virar sem mim!", "Joguei a toalha". A questão da dracma, é de que antes ela fazia parte de um pequeno tesouro, que somado, dava aquela mulher a sensação de possuir uma certa economia. Mas sozinha, além do valor diminuto, sua situação pode ser ainda pior por não poder ser usado!

Perdida na poeira e sombra da casa, aquela moeda perdeu também "o valor que só possui, quando se deixa usar pelo seu verdadeiro dono!"

 

Conclusã: Aquela dracma agora, era prisioneira de sua perda. Não se torn prisioneiro de suas perdas, dizendo: "A mim ninguém usa!". O seu valor estar em ser usado. Do que adianta ter dons e valores, se não podem ser provados por pessoas a nossa volta?

O retorno produz festa; um tipo de festa capaz de fazer os anjos se alegraem!


Hoje, a luz de Deus e a limpeza trazida pela Palavra, também lhe buscam dentro de casa! Você se deixa achar? Se a resposta é sim, saia do seu lugar e diga: "a luz de Cristo brilhou sobre mim hoje!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo