Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

O Caminho De Volta Para Canaã

Texto: Gênesis 13:1-4
Introdução: Em Gênesis 12:10-20, Abrão é visto deixando Canaã (A terra prometida) durante um período de fome para ir ao Egito (a imagem do mundo). O texto nos diz que para chegar ao Egito a partir de Canaã, Abrão teve que "descer", 12:10. Sempre que um crente deixa o lugar onde Deus o colocou, ele pega um caminho descendente. Isto é visto nas ações de Abrão enquanto no Egito.
1. Ele mentiu sobre Sarai, 12:12, 18
2. Ele a encorajou a cometer o mesmo pecado, 12:12
3. Ele tornou-se autocentrado, 12:14
4. Ele criou o potencial para os outros cair em pecado, 12:14-15
5. Ele deixou o Egito pior do que o encontrou, 12:17
6. Ele arruinou o seu testemunho aos olhos dos egípcios, 12:19-20. - Para dizer o mínimo, a viagem de Abrão ao Egito foi um desastre! - No entanto, nenhum fracasso precisa ser permanente na caminhada de fé!

São os passos que Abrão deu para chegar de volta a Canaã que me interessam esta noite. Porque é possível para o santo rebelde voltar ao lugar da bênção, mas existem alguns requisitos que devem ser preenchidos por quem está retornando.
No capítulo 12, vemos o caminho para o Egito. Eu quero compartilhar com vocês sobre o caminho de volta para Canaã.

I. ENVOLVE REMOÇÃO. V. 1-2

A. Ele removeu a sua pessoa do Egito - Abrão separou-se do Egito. Ele colocou distância entre ele e aquele lugar.
1. A separação é um requisito para aqueles que desejam caminhar na bênção e no poder de Deus, 2 Cor. 6:17, Heb. 12:1
2. Considerando a ira do Faraó, foi pura graça que Abrão foi autorizado a deixar o Egito depois de tudo, 12:18-20! Se Deus nos desse o que merecemos, Ele iria nos matar em nossos pecados. Ele nos disciplina, Hebreus 12:6-12. Mas, Ele sempre nos trata com amor e graça.
B. Ele removeu suas posses do Egito - Ele não permitiu que nada do que possuía fosse deixado à disposição daquele sistema perverso.

C. Ele removeu seu potencial do Egito - Ele tomou Sarai com ele quando deixou o Egito. Ela guardava dentro dela a chave para as promessas de Deus. Ele sabia que Deus queria crescer sua família em Canaã e não no Egito. Canaã era o lugar onde Deus havia prometido se encontrar com eles e abençoá-los. - O Senhor quer mais do que nossas pessoas e nossos recursos, Ele também quer nossos futuros colocados à sua disposição, Romanos 12:1-2.

II. ENVOLVE VOLTAR. V. 3-4

Para o lugar de adoração a Deus - Ele deixou o Egito e pegou o caminho de volta para Betel, "casa de Deus", e "o lugar do altar", v 4. A volta ao lugar onde se encontra Deus. Muitos do povo de Deus precisa voltar para seus altares e para o lugar onde eles se afastaram de Deus.

Para o lugar da vontade de Deus - Abrão voltou para o lugar onde Deus o enviou. Canaã representava a perfeita vontade de Deus para Abrão. Veja o exemplo. De Moisés: Êxodo 3:21

III. ENVOLVE RENOVAÇÃO. V. 3-4

Ele renovou sua dependência de Deus - Abrão "invocou o nome do Senhor..." Abrão agora está saindo do Egito e ele faz o que deveria ter feito em primeiro lugar, Genesis 12:10, ele confia no Senhor.
Ele renovou sua dedicação a Deus - O que aconteceu no coração de Abrão que o levou a voltar ao lugar onde Deus havia tratado com ele? As frases "ao princípio" e "dantes" sugere que Abrão experimentou uma renovação do seu "primeiro amor". Precisamos de um avivamento! Precisamos voltar ao primeiro! Apocalipse 2:1-7
Conclusão: Gostaria de saber quantos tem coragem de admitir que estão mais "para baixo" do que "para cima" na sua caminhada com o Senhor? Quando estamos indo para baixo espiritualmente, o Senhor não pode abençoar e usar-nos como Ele deseja. Precisamos dar os mesmos passos que Abrão deu e voltar novamente.
Eu não sei onde você está espiritualmente esta noite, mas eu sei que você precisa vir diante do Senhor para buscar o Seu perdão, agradecer a Ele, para orar por um ente querido perdido, ou por qualquer motivo, Ele terá prazer em encontrá-lo aqui se você vier. Que possamos entender em nosso corações que o Egito não é lugar para nossa habitação e que nós vamos voltar para Canaã, custe o que custar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo