As 7 portas de entrada do mal.

 1 Pedro 5:8  -  Quando vemos a maldade do ser humano e o rumo que o mundo está tomando, ficamos com medo e tentamos de todo jeito nos proteger do mal que tenta nos atingir. Eu reconheço que o diabo tem destruído muitas vidas nas drogas, na violência, na corrupção, na prostituição e de tantas outras formas. Mas se formos analisar, o mal começa dentro de cada pessoa e Satanás apenas aproveita as brechas para causar ainda mais estragos.
Caim, matou o irmão por ciúmes. Porém, antes desse primeiro assassinato acontecer, Deus o alertou. Veja o que está escrito:  “E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. "
 (Gênesis 4:6,7). 
Sabemos que todos os dias o pecado bate à nossa parte, mas temos a opção de pedir que Jesus vá à nossa frente e não deixe o mal entrar. Isso acontece quando temos uma vida de oração, mas também quando vigiamos. Jesus disse: " Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca". (Mateus 26:41).
Diante dessa necessidade de estarmos atentos 24 horas, quero te mostrar as 7 portas por onde o mal entra:
1) O mal entra através dos nossos PENSAMENTOS - Embora não controlemos o que pensamos, podemos controlar quais pensamentos irão permanecer em nossa mente, sejam os positivos ou negativos, os bons ou maus, os verdadeiros ou mentirosos. A decisão é exclusivamente sua! (Colossenses 3:2,  Tiago 2:4) aponta para nosso “eu oculto” – A chamada Janela de Johari explica que cada ser humano tem 4 maneiras de se manifestar que são:
- O seu “Eu Aberto” é aquele que tanto você como as outras pessoas conhecem e percebem.
- O seu “Eu Oculto” é aquele que só você conhece.
- O seu “Eu Cego” é aquele que só você não vê, mas os outros conhecem.
- O seu “Eu Desconhecido” é aquele que nem você nem os outros têm acesso, só Deus o conhece.
A Janela de Johari permite-nos perceber em que bases cada um de nós atuamos em nossos relacionamentos. 
2) O mal entra através do nossos OLHOS - O Senhor Jesus disse que se os nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo será iluminado, porém, se forem maus, todo o corpo será cheio de trevas (Mateus 6:22,23). Por isso, tome cuidado como você enxerga as circunstâncias à sua volta e as pessoas que surgem no seu caminho.  (1 João 2:16, Provérbios 21:4). Aponta para aquilo que observamos e somos “atraídos”
3) O mal entra através dos nossos OUVIDOS - Jesus disse muitas vezes: “quem tem ouvidos, ouça” o que tenho a dizer, pois Ele sabia que estamos sujeitos a escutar muitas vozes, especialmente a do diabo. Nós somos, constantemente, alvos da voz de demônios e daqueles que fazem o que ele pede. Porém, temos que dar ouvidos somente ao que Deus diz em Sua Palavra, para que não entrem palavras maldosas e mentirosas que venham nos confundir, enfraquecer e, mais tarde, nos destruir. (Provérbios 28:9) aponta para aquilo que damos “atenção”
4) O mal entra através da nossa BOCA - Quando falamos o que não devemos: lamentamos, murmuramos, blasfemamos, fofocamos, nós enfraquecemos o nosso espírito e abrimos brechas para que o inimigo use essas palavras contra nós e contra aqueles a quem falamos mal.  Provérbios 8:13, Eclesiastes 5:6, aponta para nossa maneira de “Falar”
5) O mal entra através do nosso CORAÇÃO - Por meio de sentimentos e desejos pecaminosos, podemos nos afastar completamente de Deus. Em Provérbios 4:23 está escrito que o coração é o bem mais precioso que devemos proteger, porque dele depende toda a nossa vida. E não é porque temos Jesus no coração que estamos livres dos sentimentos de inveja, orgulho, vingança, ódio, etc. Precisamos estar atentos a tudo que vem para destruí-lo. (Mateus 15:19) aponta para nosso “Ser”
6) O mal entra através das NOSSAS MÃOS - Quando negamos ajuda a alguém, paramos de ofertar na obra de Deus, brigamos, roubamos, nos drogamos, nós estamos abrindo portas para que o mal nos prejudique. É por isso que no Dia do Julgamento, nós cristãos seremos recompensados de acordo com as nossas obras, segundo aquilo que fizemos. (Leia 2 Coríntios 5:10)  Jó 11:14, Marcos 9:43 mão aponta para o “fazer”
7) O mal entra através dos nossos PÉS - Por onde você anda, com quem você anda, pode fazer com que você entre no caminho das drogas, feitiçaria, prostituição e o mal entrará com força. Então, fique vigilante com essas portas e você terá uma vitoriosa e de comunhão com Deus! Provérbios 1:15,  Salmos 119:101, Pés aponta para “procedimento”


Anúncio