Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

EXAMINAI-VOS.


  “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (II Coríntios 13:5).  
     O Apóstolo Paulo lhe diz que examine-se a si mesmo. Ele diz: teste-se a si mesmo para ver se você tem a fé salvadora em Cristo. Se você não se examinar agora, Deus o examinará no Juízo Final. Deus vê todos os pecados que você tem cometido. Ele escreveu todo pecado que você abrigou em seu coração e todo pecado que cometeu.
     Você não pode entrar em nossa igreja sem imediatamente perceber que somos uma igreja à moda antiga, seguimos a maneira, o estilo antigo. De imediato você vai notar é que a maioria dos homens sentados no púlpito de nossa igreja usam terno e gravata, é o estilo antigo e nós não vamos mudar. As senhoras a maioria delas usam trajes modesto, sem muita ostentação. Essa é a maneira antiga, e é a maneira correta. Alguém poderá dizer: "Você deve ter uma igreja cheia de idosos!" Só que não! A maioria do nosso povo tem menos de quarenta anos! E cerca de vinte e cinco por cento deles são jovens universitários ou cursando o ensino médio.
     Muito poucas igrejas hoje em dia andam nas antigas veredas. Eles não pregam o velho caminho dos reformadores, ou dos puritanos, ou os evangelistas do século XVIII. Eles andam em caminhos novos, caminhos falsos que começaram com inovações e desembocam em heresias.
     Como disse o profeta Jeremias: “Perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para a vossa alma” (Jeremias 6:16).
Eu irei, agora, contrastar o velho caminho que conduz à salvação – e o novo caminho que o levará ao castigo eterno.

1.       Em Primeiro Lugar, o Antigo Caminho Começa Com Deus e Sua Glória; Enquanto Que o Novo Caminho Começa Com o Homem, Suas Necessidades e Sentimentos.
O antigo Caminho, seu foco é a adoração, o serviço, a devoção. O foco é Deus. No novo Caminho o foco é o homem, a busca pela satisfação pessoal, o bem-estar. O culto é prepara, o ambiente é preparado, a administração é preparada, a direção é preparada e a pregação é preparada para agradar as pessoas, para atender as necessidades humanas.

O Deus do "novo caminho" não é o Deus da Bíblia, do qual o apóstolo Paulo disse, “Portanto, Ele compadece-se de quem quer e endurece a quem quer” (Romanos 9:18).
Esse “novo caminho” nunca fala do fato de que Deus escolhe a quem Ele salvará, e deixa todos os outros irem para o Inferno. Quando foi a última vez que você ouviu um pregador falar isso sobre Deus? E novamente Deus é chamado “o grande, poderoso e terrível Deus" (Neemias 9:32). E somos advertidos: "É terrível cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 10:31). "Porque o nosso Deus é fogo consumidor" (Hebreus 12:29).
Você já ouviu um pregador que diz que Deus escolhe algumas pessoas para serem salvas e deixa todo o restante na terra para ir para o Inferno? Cristo disse: "Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos" (Mateus 22:14). Ou você os ouviu falar sobre um Deus que serve a você e às suas necessidades.

2.       Em Segundo Lugar, o Velho Caminho Leva Você a Pensar Sobre o Seu Pecado, que o Deus Verdadeiro Irá Punir no Inferno; Enquanto Que o “Novo Caminho” o Leva a Pensar Em Suas Necessidades e Sentimentos.
Você já ouviu algum pastor ou sacerdote dizer que você é profundamente pecaminoso? Que seu coração é tortuoso e sujo? Que seu "coração é enganoso ... e desesperadamente perverso"? (Jeremias 17: 9). Que a menos que você seja verdadeiramente convertido, você está destinado " ao castigo eterno"? (Mateus 25:46).
No novo caminho o importante é suas necessidades serem atendidas por um pregador doce e suave.

3.       Em Terceiro Lugar, o Velho Caminho o Leva a Pensar em Seus Pecados, especialmente seus pecados Secretos e o Pecado de Seu Coração, Enquanto Que o “Novo Caminho” o Leva a Se Sentir Bem Consigo Mesmo.
Jonathan Edwards disse: “O homem tem, naturalmente, somente o amor próprio” (“O homem é uma criatura muito má e nociva”). Tem amor-próprio, mas não amor por Deus. Não há amor para ninguém a não ser por si mesmo - porque você é, como disse Jonathan Edwards.
Por que você é assim? Porque você herdou a natureza pecaminosa (pecado original) de Adão, o pai de toda a raça humana. É por isso que você ama somente a si mesmo.
Não se engane, você não ama a Deus? Ou você só vem à igreja para ver seus amigos. Se um de seus amigos for embora desta igreja, você também vai? A verdade é que muitos não amam a Cristo estão na igreja por causa de si mesmo. A Bíblia diz: "Nos últimos dias ... os homens serão amantes de si mesmos" (II Timóteo 3: 1, 2).
É por isso que você não tem tempo para ler a Bíblia. Não tem tempo para orar. Não tem tempo para ir à evangelização - mas você tem muito tempo, assistir TV. Não há tempo para vir à igreja no domingo à noite - mas muito tempo para ir ao cinema! Admita agora - ou você nunca se arrependerá.

 Você tem que sentir como Davi, "Meu pecado está sempre diante de mim" (Salmo 51:3). Esse é o velho modelo de conversão.

4.       Em Quarto Lugar, o Velho Caminho é Examinar-se a Si Mesmo; enquanto que o “Novo Caminho” é Divertir-se Na Igreja Até Sair e Voltar para a Velha Vida de Pecado.

“Nosso texto diz: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. ” (II Coríntios 13: 5). Essa é o velho caminho, a maneira antiga. Examine-se para ver se você está realmente salvo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo