Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

COMO BARRO NAS MÃOS DO OLEIRO

 Jeremias 18.1-6 - Introdução: Este é um dos textos mais sugestivos da Bíblia. O profeta Jeremias é chamado para descer à casa do oleiro para ver como este molda o barro informe e faz dele um vaso belo, útil e precioso. Nesse importante relato temos grandes lições espirituais.


1. O oleiro dá forma ao vaso - O oleiro apanha o barro sem forma e dá a ele uma forma única e singular. 
Nós somos como esse barro... se ficamos longe das divinas mãos, somos como barro sem vida e sem forma. E Deus é o oleiro que toma esse barro, trabalha nele e o molda segundo o seu querer. 
- Interessante é que o barro é totalmente passivo nas mãos do oleiro... (já viu barro berrar, fazer birra, murmurar?) ...o barro recebe a forma que o oleiro quer – o oleiro é soberano.
- Deus é assim também, Soberano, Ele nos criou... como barro, não podemos nos rebelar contra o oleiro nem fazer nossa própria vontade – nos compete sujeitar humildemente à vontade de Deus.

2. O oleiro dá beleza ao vaso - O oleiro não apenas dá forma ao vaso, mas também dá beleza... 
A peça de barro é modelada, desenhada, pintada, levada ao forno e vitrificada. É um dos itens mais funcionais que existem e, também, um dos mais belos. 
- Nós somos feitos, formados, pelas mãos de Deus... as digitais de Deus e a beleza divina estão estampadas neste vaso... uma parte da Bíblia diz que somos “a menina dos olhos” de Deus... 
- Portanto, Deus não apenas nos criou, Ele também está nos modelando e nos transformando na imagem bela, bonita, perfeita, de Cristo. Deus está trabalhando em nós e nos refinando até que a beleza de Cristo seja vista em nós. (vaso que brilha como espelho)
- A glória do vaso não está no material, mas no que tem dentro: é a presença de Jesus que dá beleza e valor. O apóstolo Paulo escreve: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro...” (2Co 4.7).

3. O oleiro dá utilidade ao vaso - Normalmente, fazemos distinção entre o que é útil e o que é belo; entre o necessário e o elegante.  Um vaso é sempre útil... ele é moldado para ser usado com um propósito. 
- Nós somos salvos para sermos vasos de honra... sermos úteis, para isso precisamos estar limpos e sem rachaduras (pecados quando são cometidos danificam o vaso, sujam, arranham, trincam... quantos estão com a vida espatifada por causa do pecado?). 

- Um vaso é usado para ornamentar e para transportar algum conteúdo.  Como vasos de honra, refletimos a glória do nosso Deus e transportamos essa glória da sua presença...  E Deus não faz vasos em série, cada um é singular, único. (o belo e o útil deve estar em seu devido lugar)

4. O oleiro faz de novo o vaso estragado - O oleiro não jogou fora o vaso que se lhe estragou na mão, mas fez dele um outro vaso, um vaso novo conforme sua vontade. Deus não joga fora o vaso que foi danificado. “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?” (Jr 18.6). 
- O pecado nos estraga, danifica, corrompe... mas Deus não descarta nenhum de nós na lixeira... ao contrário, faz como o oleiro que amassa e pressiona, estica e comprime o barro... 
- Deus não desiste de nós... Ele nos dá uma segunda chance e nos oferece a oportunidade de recomeçar uma nova caminhada. 
 - Deus faz do vaso partido um novo vaso... é um processo doído às vezes, porque Deus amolece o barro, amassa, molda e depois o leva ao fogo. 
 - Aí então, depois desse processo, surge um vaso novo, bonito, útil e precioso... um vaso de honra! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo