Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

CONSTRUINDO MUROS


 - Neemias - 6 : 15 -23 - Intro: Após obter autorização do rei Artaxerxes para a reconstrução de Jerusalém, Neemias chega a cidade que estava destruída, imediatamente a obra começa. Porque era tão importante reconstruir os muros?: Sem os muros não se havia separação dos inimigos, com os muros rachados a cidade estava sem proteção, os inimigos entravam e saiam a hora que queriam, seu paganismo, suas idolatrias continuavam dentro dos muros de Jerusalém, Neemias então diz: "edifiquemos os muros e deixemos de ser vergonha. 2:17". 
Com os muros erguidos a cidade se fortalece e os inimigos ficam do lado de fora, 
1. Para reconstruir os muros Neemias enfrentou o escárnio ( Neemias  4:1-3). 
Uma das armadilhas mais usadas por Satanás é o descaso, e foi isso que ele usou contra Neemias.
·  Fracos judeus (v.2). - Vocês são fracos, desqualificados, não são especialistas em muros, Vocês acham que vão mesmo terminar esta obra? Desistam vocês nunca irão terminar isso, seu Deus não liga para vocês.
·  Pedras queimadas (v.2). - Quando as pedras calcarias são queimadas elas se tornam muito moles e perdem a durabilidade, então estavam dizendo este muro vai cair logo não vai durar, até uma Raposa derrubará seu muro, vocês estão perdendo seu tempo, desistam nós somos mais fortes do que vocês. 
·   Provocam a ira (v.5). - Enquanto os homens estavam trabalhando para reconstruir seus muros o inimigo lá estava, provocando, tentando desviar suas atenções da obra, tentando irritá-los. - Muitas vezes em nossas vidas nós estamos querendo levantar os muros, pode ter certeza que Satanás vai tentá-lo a desistir, vai rir de você, vai dizer você é muito fraco para fazer isso, Deus não está se importando com você, você já caiu uma vez vai cair de novo. 

2. Para reconstruir os muros Neemias sofreu ataques do inimigo (Neemias 4:7-8). 
O inimigo uniu forças (v.8). 
·       Os arábicos eram liderados por Gesém (Neemias 2:19).
·        Os amonitas eram liderados por Tobias (Neemias 2:19).
·        Os asdoditas (Filisteu) foram incitados por Sambalate.
Como reagiu Neemias aos ataques do inimigo?  (4:11). 
·       Com oração (Neemias 4:9).
·       (Neemias 4:9). - distribuiu o povo (4:13).
·       - armou o povo (4:13). - metade trabalhava a outra metade vigiava (4:16). - os carregadores, uma mão com espada e a outra com a carga (4:17). - os edificadores traziam a espada na cinta (4:18). - todos estavam prontos (4:23).
·       Vigiando (Neemias 4:21). - O vale de Ono ficava a aproximadamente a uns 32 Km de Jerusalém, a intenção de Sambalate e seus amigos era a de afastar Neemias da obra, para que na sua ausência atacassem a cidade e até mesmo com a intenção de matá-lo no vale. Neemias disse: "Estou fazendo grande obra" Satanás vai nos fazer convites para nos desviar da obra do Senhor,
·       ele vai insistir, colocará em nossos caminhos a mulher adúltera,
·       jovens vocês serão convidados aos prazeres da mocidade, se não considerarmos a obra de Deus como prioridade iremos aceitar o convite. MAIS A OBRA QUE DEUS TEM COM VOCÊ É GRANDE E ELE TE MANDA FAZER.

Conclusão: Assim em meio à zombaria, ataques, calúnia e traição a obra foi concluída em 52 dias.
Não se preocupe se ao tentar consertar sua vida você sofrer ataques, lembre-se esses ataques podem vir até de dentro da sua própria casa ou igreja, tenha sempre em mente esta grande verdade: “O Deus dos céus é quem nos dará bom êxito.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo