Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

O EVANGELHO RETRATADO ATRAVÉS DA ARCA DE NOÉ

(Isaías 53: 3). (Jeremias 17:9; João 16:8, 9; Lucas 24:24-27)
I.           Primeiramente, a arca retrata Jesus sem qualquer atratividade, Gênesis 6:14; Isaías 53:2-3; Mateus 24:37-39.
a)         A arca de Noé não era aquele bonito, brilhante e colorido barco que os professores muitas vezes mostram aos alunos da Escola Dominical. A arca era uma caixa preta gigantesca feita de madeira. Ela estava coberta com betume preto, tanto por dentro como por fora.
Foi construído apenas para flutuar, não para velejar. Era um vaso feio, preto, tanto por dentro como por fora. Não havia nada de belo nela. Esta é uma imagem de Jesus Cristo.

b)        A arca foi desprezada, e eles não a tiveram em estima. É por isso que eles se recusaram a entrar na arca, assim como eles depois se recusaram a vir a Cristo.
"Como pode este objeto escuro e feio nos salvar?" Eles devem ter dito. A maioria das pessoas hoje se recusam a vir a Cristo e serem salvas pela mesma razão. Elas pensam: "Por que deveríamos desistir de nossa vida diária, de nossas alegrias e prazeres, para entrar naquele velho, escuro e feio navio?"  (Mateus 24:37-39)

c)         A igreja é a nossa arca. Ela nos salvou do mundo em chamas e solitário no qual vivíamos. Agora vivemos nesta igreja local. Temos comunhão, boa relação uns com os outros, e temos aqui na igreja o que jamais sonhamos ser possível ter, companheirismo, empatia! Por que ser solitário? Venha para casa - para a igreja! Nesta feia, velha e um tanto desconfortável igreja, temos encontrado refúgio de um mundo frio e solitário. Sim, a arca era velha, escura e feia, mas era um lugar de alegria, amizade e amor. 

II.         Em segundo lugar, a arca retrata o Sangue de Cristo, Gênesis 6:14; Levítico 17:11; Romanos 4:7; Gênesis 7:1; I João 1:7.
a)       A arca foi calafetada, coberta de betume. "Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma; porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida” (Levítico 17:11).
Ambas as vezes a palavra "expiação" é uma tradução de "kaphar", que significa "cobrir". O Sangue de Jesus Cristo "cobre" os nossos pecados. Isto nos é dito claramente no Novo Testamento, propiciação é o que havia na arca. “Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas e cujos pecados são cobertos(Romanos 4:7)

b)      A arca foi coberta com betume para manter-se impermeável às águas do julgamento pelo dilúvio. Quando você vem a Cristo, você é coberto pelo seu sangue, e o juízo de Deus não o afetará. Deus disse a Noé: "Entra ... na arca" (Gênesis 7:1). Quando Noé entrou, ele estava cercado por paredes que haviam sido cobertas com betume. O betume é um tipo de Sangue de Cristo. Quando você vem a Cristo, você está literalmente cercado pelo Sangue de Cristo, e seus "pecados são cobertos"

III.  Em terceiro Lugar, a arca retrata a ressurreição, Gênesis 8:18; Mateus 28:1-6; I Tessalonicenses 4:16-17.
c)       (Gn 8:18) Assim como Noé saiu da arca, assim também Cristo saiu do sepulcro na manhã de Páscoa. O texto diz: "Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher e as mulheres de seus filhos com ele" (Gn 8:18). Isto retrata os cristão sendo arrebatados, para encontrarem-se com Cristo nos ares (I Tessalonicenses 4: 16-17). Noé saindo da arca é um retrato de Cristo saindo do túmulo. Sua família saindo da arca, após ele é um retrato dos cristãos sendo arrebatados. Tudo isso é simbólico e tipológico.

d)      A arca em si foi concebida como um símbolo da igreja, somente aqueles que procuram a graça nela oferecida podem sobreviver ao dilúvio de um mundo pecaminoso.
- A igreja, como a arca, tem desconforto,
- Não é o lugar perfeito, tem excremento,
- Não se torna desejável,
- Não foi feita para velejar, não tem um leme nem velas, ela flutua para onde a corrente leva. (o navegante não tem controle) ela é dirigida de fora pra dentro.

- Porém ainda é o lugar mais seguro para se estar, e no final os ocupantes desembarcarão na glória.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo