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Síndrome do irmão mais velho

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O homem a quem Deus usa


 - Referência: Lucas 3.1-14
- 1. A maior necessidade do mundo é de Deus, que sejam usados por Deus. Deus não unge métodos, Deus unge homens. Não precisamos de melhores métodos, mas de melhores homens.
- 2. Havia 400 anos que a Nação de Israel estava sem ouvir a voz profética. Ele não veio da classe sacerdotal. Não veio do palácio. Mas veio a Palavra do Senhor a João, no deserto. Deus usa gente estranha, em lugares estranhos.
- 3. João Batista era fruto de profecia, resposta de oração, milagre do céu.






I. JOÃO É UM HOMEM COM UMA MISSÃO – V. 4
1. Por que Deus usou este homem?
a). Porque ele não era um caniço balançado pelo vento (Mt 11:7-11)
Hoje estamos vendo líderes vendendo seu ministério, negociando valores absolutos, mercadejando o evangelho. João não transigia com a verdade. Ele denunciava o pecado na vida do rei, dos religiosos, dos soldados e do povo.
Ele não era um profeta da conveniência. Seus inimigos diziam: Tem demônio; Jesus dizia: É profeta!
b). Porque era uma lâmpada que ardia e alumiava (Jo 1:6-9)
Ele não era a luz, mas uma lâmpada que ardia e alumiava. Ele apontou para Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus”. Ele não buscou glórias para si mesmo. Disse: “Convém que ele cresça e eu diminua”.
Ele era como uma vela: iluminou com intensidade enquanto viveu.
c). Porque ele não era um eco, mas uma voz (Jo 1:22,23)
João não apenas proferia a verdade, ele era boca de Deus. Ele falava com poder. Hoje, há muitas palavras, mas pouco poder; as pessoas escutam belos discursos, mas não vêm vida. Ele prega o conhece e experimenta. Ele não era da elite sacerdotal. Ele não estava no templo. Mas havia poder em sua vida.
Não basta ser um eco, é preciso ser uma voz. Não basta carregar o bastão profético como Geazi, é preciso ter poder como Eliseu. Não basta falar aos homens, é preciso conhecer a intimidade de Deus.
“Se Deus não falou com você, não fale a nós.”
d). Porque ele era um homem humilde (Mt 3:11)
João Batista disse: “eu não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias”. Disse ainda: “Convém que ele cresça e eu diminua”.
Lata vazia é que faz barulho. Espiga chocha é que fica empinada.
O albatroz voa baixo porque tem o papo muito grande.
e). Porque ele era um homem corajoso (Lc 3:19)
João Batista não aplaudiu Herodes quando ele casou-se com a mulher do seu irmão. Ele denunciou o pecado do rei. Ele preferiu ser preso e ser degolado do que transigir com a verdade. Ele preferiu a morte à infidelidade.
Hoje, há pastores que vendem o ministério e a própria alma por dinheiro. Em vez de denunciar o mal, praticam-no.
f). Porque era um homem cheio do Espírito Santo (Lc 1:15)
João Batista era um homem cheio do Espírito Santo desde o ventre materno.
Aos 5 meses de idade, estremeceu de alegria no ventre da sua mãe. Aos 5 meses já vibrava por Cristo. Há muitos que envelhecem frios e indiferentes ao Salvador.

2. Como Deus usou este homem?
a) Deus usou este homem para aterrar os vales (Lc 3:5)
Vale é uma depressão, um buraco – Há abismos na vida do povo: impureza, desânimo, comodismo, mundanismo.
Vale separa dois montes – Falta de comunhão, mágoa, contendas, maledicência.

b) Deus usou este homem para nivelar os montes (Lc 3:5)
Montes falam de soberba – O orgulho são montanhas que impedem a passagem do Senhor. Onde há soberba Deus não se manifesta. Nabucodonosor foi comer capim. Herodes foi comido de vermes.
Montes falam de incredulidade – A incredulidade nos afasta de Deus e de suas bênçãos.

c) Deus usou este homem para endireitar os caminhos tortos (Lc 3:5)
Caminho torto fala de duplicidade, hipocrisia, e desonestidade – Muitas pessoas são impedimentos para a manifestação de Cristo, porque têm vida dupla. São uma coisa na igreja e outra em casa.

d) Deus usou este homem para aplainar os caminhos escabrosos (Lc 3:5)
Caminho escabroso fala de algo que está fora do lugar – Há algo fora do lugar em sua vida: vida devocional? Namoro? Casamento? Dinheiro? Dízimo?

II. É UM HOMEM COM UMA MENSAGEM – Lc 3:8
1. A Palavra que ele prega é Palavra de Deus e não palavras de homens – Lc 3:2

2. O cenário em que ele prega e quem ele é demonstram que Deus pode trazer restauração para a nação a partir do próprio caos de crise que se encontrava. (Mt 3:5)

3. As pessoas que ele chama ao arrependimento revelam sua ousadia espiritual
a) Os fariseus e saduceus (Mt 3:7-9) – Ele denunciou os conservadores fariseus e os liberais saduceus. A religião judaica estava tomada por um bando de homens não convertidos.
b) A multidão (Lc 3:10) – “Que havemos de fazer?” Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem. Quem tiver comida, faça o mesmo.
c) Os Publicanos (Lc 3:12) – “Não cobreis mais do que o estipulado”. Honestidade nas transações. Deixem de lado o superfaturamento.
d) Os soldados (Lc 3:14) – “A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa, contentai-vos com o vosso soldo”.
e) Herodes (Lc 3:19) – João denunciou o pecado do rei. Chamou-o de adúltero.

III. É UM HOMEM COM UMA CONVICÇÃO – Lc 3:9: “Mas já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo”.
1. A mensagem de Deus é arrepender e viver ou não arrepender e morrer

2. A mensagem de Deus é um apelo urgente a todos

CONCLUSÃO: João pregou o arrependimento e o arrependimento prepara o caminho para uma grande bênção.

TRÊS JARDINS CONTAM A HISTÓRIA


 “Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. ” (I Coríntios 15:21-22).

I.   Primeiro, vamos pensar no Jardim de Éden, I Coríntios 2:14; Efésios 2:5.
A). O jardim do Éden aponta para nossa desobediência que cominou com a morte, Gênesis 2:17

B). Aponta para o encontro do homem com Satanás e com o pecado, bem como sua degeneração; Romanos 5:12.

C). Aponta para a morte que passou para nós por herança, inclui inimizade, hostilidade e amargura contra Deus, “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus” (Romanos 8:7).
Por isso que alguns de vocês aqui esta noite estão esforçando-se para ser convertidos, mais você diz que deseja confiar em Cristo, entretanto, parece que você não consegue fazer isto. Você tem sido cegado pelo pecado de Adão, o qual você herdou em seu DNA, o qual tem envenenado sua alma! A Bíblia diz que você está “morto em ofensas” (Efésios 2:5). Você não pode aprender ser um Cristão porque você tem sido envenenado até morte! Não existe esperança humana por você porque o pecado está em suas veias, o vírus canceroso que veio dentro de seu sangue desde Éden. - Portanto esse é o Jardim da Morte! Também chamado de Jardim de pecado

II. Vamos pensar no Jardim de Getsêmani,
A). Jesus comeu a refeição da Páscoa com os Discípulos. Estava tarde da noite quando eles terminaram a refeição. Eles cantaram um hino e foram embora. Seguiram Jesus para dentro de um Jardim de oliva ao lado do Monte das Oliveiras.

B). Jesus deixou oito Discípulos na beira do Jardim. Ele levou Pedro, Tiago, e João mais profundamente na escuridão do Jardim. Ele estava já em grande agonia “pavor” – “angústia” – “profundamente triste até a morte”. Então Ele orou, “Pai, se queres, passa de mim este cálice” (Lucas 22:42). O que? “Este cálice”? A maioria dos comentaristas dizem que isto foi uma referência a morte de Cruz o dia seguinte. Mas esta concepção contradiz Hebreus 12:2, o qual nos diz que Jesus “pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta. ”

C). Spurgeon perguntou, “Qual foi a causa de sofrimento peculiar do Getsêmani?” Ele disse que não veio de dor corpóreo, ele disse que não veio de medo de ser zombado e crucificado no dia seguinte, ele apontou que muitos mártires foram felizmente à suas mortes, Ele disse, “Nosso Mestre não foi inferior aos mártires, Ele não tremeu aonde os outros foram corajosos. ” Ele disse que agonia de Cristo não veio por um ataque de Satanás, ele disse que a razão verdadeira da agonia de Cristo no Jardim foi: “Ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado” (Isaías 53:10). “O Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53:6).

D). Eu acredito que Jesus carregou nossos pecados sob Ele no Jardim de Getsêmani. E isto quase matou, porque “o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. ” Esmagando-o por dentro. “Seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão” (Lucas 22:44). ELE CARREGOU NOSSOS PECADOS DESDE GETSÊMANI ATÉ A CRUZ, E EXPIOU POR ELES LÁ NO DIA SEGUINTE. Jardim da Expiação! Também chamado de Jardim de sofrimento.

III.  Terceiro, vamos concluir por pensar no jardim que conteve a tumba do Salvador, (João 19:40-42) “Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito” (Mateus 28:5-6).

A). A ressurreição de Jesus desde a morte é uma das duas mais importantes doutrinas de Cristianismo. Sua morte como pagamento por nosso pecado, e sua ressurreição física para dar-nos vida, são as duas partes de Evangelho. “O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão Cristo foi feito em espírito [que dá vida] vivificante” (I Coríntios 15:45).

Jardim de Vida! Também chamado do Jardim de recomeço.

Conclusão: Mas o que isto tem a ver com você? Nada se você não é renascido. Você irá viver e morrer, e ir para Inferno. E estas palavras que eu tenho falado a você irá perseguir você, e atormentar você, por toda eternidade. Eu oro para isso não acontecer a você. Isto não acontecerá ao você se você se jogar sob Jesus, e confiar Ele em seu coração, Aceita-lo na como Senhor e Salvador de sua vida.





AS SETE ÚLTIMAS PALAVRAS DE JESUS NA CRUZ



- Lucas 23:33
O sofrimento físico de Jesus foi intenso. Começou quando o açoitaram com um chicote que, literalmente, arrancou tiras de sua pele e fez cortes profundos em Suas costas. Em seguida, cravaram-lhe uma coroa de espinhos em sua cabeça. Os espinhos afiados rasgaram-lhe a fronte, e sangue escorria por seu rosto. Cuspiram nele. Em seguida, fizeram-no carregar sua própria cruz pelas ruas de Jerusalém, até o local da execução chamado Calvário. Por fim, grandes cravos atravessaram-lhe os pés e parte inferior de suas mãos, na junção da palma e do punho. Assim, Ele foi pregado na cruz. A Bíblia diz: “Seu rosto [Sua aparência] estava tão desfigurado, [tão terrivelmente mudado] mais do que qualquer homem, e a sua figura mais do que os filhos dos homens [desfigurado além da semelhança humana]” (Isaías 52:14).
Cortes foram abertos em seu escalpo. O sangue escorria pelo rosto e pescoço. Seus olhos quase fechados pelo inchaço. Seu nariz e osso do rosto provavelmente quebrados. Seus lábios dilacerados e sangrando. Seria difícil reconhecê-lo.
No entanto, isso era exatamente o que o profeta Isaías havia profetizado do Servo sofredor,
A zombaria e o cuspir no rosto também foram pelo profeta preditos: "Ofereci as minhas costas aos que me batiam e o rosto aos que arrancavam a minha barba. Não tentei me esconder quando me xingavam e cuspiam no meu rosto." (Isaías 50: 6).
Jesus é ali crucificado, seu sangue sendo derramado. Ali, pendurado na cruz, Ele profere sete palavras. E eu gostaria que pensássemos sobre essas sete últimas palavras de Jesus na cruz.

I. A primeira palavra - perdão. - “E, quando chegaram ao lugar, chamado “A Caveira”, ali crucificaram Jesus e junto com ele os dois malfeitores, um à sua direita e outro à sua esquerda. Então disse Jesus: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:33-34).
Essa é a razão pela qual Jesus foi à cruz - para perdoar nosso pecado. O Novo Testamento ensina que Ele deliberadamente permitiu-se ser crucificado para pagar pelo seu e pelo meu pecado.
“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus” (I Pedro 3:18).
Pendurado na cruz Jesus orou: "Pai, perdoa-lhes". Deus respondeu a Sua oração. Cada pessoa que confia plenamente em Jesus é perdoada. Sua morte na cruz paga a pena pelo seu pecado. Seu Sangue lava seus pecados.
II. A segunda palavra - salvação. - Dois ladrões foram crucificados, um de cada lado de Jesus.
“E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós. Mas o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo pelos os nossos atos; mas este não tem feito nada de mal. E disse a Jesus: Senhor, lembra de mim quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:39-43).
A conversão daquele segundo ladrão é algo muito revelador. Ela nos mostra que:
·         A salvação não é pelo batismo ou afiliação à uma igreja - o ladrão não fez nenhuma dessas duas coisas.
·         2. A salvação não é uma boa sensação - o ladrão só tinha maus sentimentos - ele estava ali crucificado, como também sob convicção de pecado.
·         3. A salvação não vem através de ir a frente ou levantar a mão - suas mãos estavam pregadas a uma cruz, assim como também seus pés.
·         4. A salvação não vem por "convidar Jesus para entrar em seu coração." O ladrão teria ficado surpreso se alguém lhe houvesse dito que fizesse isso!
·         5. A salvação não vem através de repetir a "oração do pecador". O ladrão não fez essa oração. Ele só pediu a Jesus que se lembrasse dele.
·         6. A salvação não vem através de mudar a maneira como você vive. O ladrão não teve tempo para fazer isso.
Esse ladrão foi salvo da mesma forma que você deve ser salvo:  “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31).

III. A terceira palavra – afeição. “E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho! Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe! E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa” (João 19:25-27).

Jesus disse a João que cuidasse de sua mãe. A vida cristã não se resume apenas em ser salvo. Você precisa ser cuidado. Cristo entregou sua querida mãe ao apóstolo João. Ele entrega você aos cuidados da igreja local. Ninguém pode seguir na vida cristã sem o cuidado e carinho da igreja local. Essa é uma verdade muitas vezes esquecida em nossos dias. “E o Senhor acrescentava à igreja [em Jerusalém] diariamente os que, se haviam de salvar” (Atos 2:47).
IV. A quarta palavra - Substituta.  - “E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona. E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27: 45-46).
Este grito angustiado de Jesus mostra a realidade da humanidade ante a Divindade Santa. O Deus Pai virou-se, no momento em que o Deus Filho carregou seus pecados na cruz, Ele fala por nós, o momento da reconciliação. A Bíblia diz:  “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (I Timóteo 2:5).
V. A quinta palavra - sofrimento. - “Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca” (João 19:28-29).
Este versículo nos mostra o grande sofrimento que Jesus passou para pagar pelos nossos pecados:  “Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades” (Isaías 53:5).
VI. A sexta palavra - expiação. - “Quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado” (João 19:30).
Muito do que eu disse até agora poderia ter sido dito por um padre católico. Mas nesta sexta palavra paira a Reforma Protestante, assim como a fé dos crentes através dos tempos. Jesus disse: "Está consumado".
Estava Jesus correto ao dizer: "Está consumado"? A Igreja Católica diz: "não". Eles dizem Ele deve ser crucificado e oferecido de novo em cada Missa. A Bíblia, todavia, diz que essa prática é errada.
“Nós somos santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo feita uma vez por todas” (Hebreus 10:10).
“Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados” (Hebreus 10:14).

“E todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados: Mas este homem [Jesus], havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados para sempre, assentou-se à direita de Deus” (Hebreus 10: 11-12).
Jesus pagou a plena expiação pelos nossos pecados, de uma vez por todas, na cruz.
VII. A sétima palavra - compromisso com Deus. - “E Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito; e, havendo dito isto, ele entregou o espírito” (Lucas 23:46).
Jesus demonstrou seu compromisso total a Deus Pai em sua última declaração antes da morte. Como Spurgeon apontou, isso reflete as primeiras palavras registradas de Jesus, "Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?" (Lucas 2:49). Do começo ao fim, Jesus fez a vontade de Deus.
- Um dos rudes centuriões que pregaram Jesus na Cruz ficou ouvindo estas sete palavras. O centurião tinha presenciado muitas crucificações, mas nunca havia visto alguém morrer da maneira que Jesus morreu, pregando um sermão maravilhoso ao verter seu sangue.
“Quando o centurião viu o que acontecera, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo” (Lucas 23:47). Aquele centurião pensou um pouco mais sobre Jesus, e então ele disse, “Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus” (Marcos 15:39).
Ele é o Filho de Deus! Ele ressuscitou – vivo, fisicamente - dentre os mortos. Ele ascendeu ao céu. Ele está assentado à direita de Deus. “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo” (Atos 16:31).


EXAMINAI-VOS.


  “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (II Coríntios 13:5).  
     O Apóstolo Paulo lhe diz que examine-se a si mesmo. Ele diz: teste-se a si mesmo para ver se você tem a fé salvadora em Cristo. Se você não se examinar agora, Deus o examinará no Juízo Final. Deus vê todos os pecados que você tem cometido. Ele escreveu todo pecado que você abrigou em seu coração e todo pecado que cometeu.
     Você não pode entrar em nossa igreja sem imediatamente perceber que somos uma igreja à moda antiga, seguimos a maneira, o estilo antigo. De imediato você vai notar é que a maioria dos homens sentados no púlpito de nossa igreja usam terno e gravata, é o estilo antigo e nós não vamos mudar. As senhoras a maioria delas usam trajes modesto, sem muita ostentação. Essa é a maneira antiga, e é a maneira correta. Alguém poderá dizer: "Você deve ter uma igreja cheia de idosos!" Só que não! A maioria do nosso povo tem menos de quarenta anos! E cerca de vinte e cinco por cento deles são jovens universitários ou cursando o ensino médio.
     Muito poucas igrejas hoje em dia andam nas antigas veredas. Eles não pregam o velho caminho dos reformadores, ou dos puritanos, ou os evangelistas do século XVIII. Eles andam em caminhos novos, caminhos falsos que começaram com inovações e desembocam em heresias.
     Como disse o profeta Jeremias: “Perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para a vossa alma” (Jeremias 6:16).
Eu irei, agora, contrastar o velho caminho que conduz à salvação – e o novo caminho que o levará ao castigo eterno.

1.       Em Primeiro Lugar, o Antigo Caminho Começa Com Deus e Sua Glória; Enquanto Que o Novo Caminho Começa Com o Homem, Suas Necessidades e Sentimentos.
O antigo Caminho, seu foco é a adoração, o serviço, a devoção. O foco é Deus. No novo Caminho o foco é o homem, a busca pela satisfação pessoal, o bem-estar. O culto é prepara, o ambiente é preparado, a administração é preparada, a direção é preparada e a pregação é preparada para agradar as pessoas, para atender as necessidades humanas.

O Deus do "novo caminho" não é o Deus da Bíblia, do qual o apóstolo Paulo disse, “Portanto, Ele compadece-se de quem quer e endurece a quem quer” (Romanos 9:18).
Esse “novo caminho” nunca fala do fato de que Deus escolhe a quem Ele salvará, e deixa todos os outros irem para o Inferno. Quando foi a última vez que você ouviu um pregador falar isso sobre Deus? E novamente Deus é chamado “o grande, poderoso e terrível Deus" (Neemias 9:32). E somos advertidos: "É terrível cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 10:31). "Porque o nosso Deus é fogo consumidor" (Hebreus 12:29).
Você já ouviu um pregador que diz que Deus escolhe algumas pessoas para serem salvas e deixa todo o restante na terra para ir para o Inferno? Cristo disse: "Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos" (Mateus 22:14). Ou você os ouviu falar sobre um Deus que serve a você e às suas necessidades.

2.       Em Segundo Lugar, o Velho Caminho Leva Você a Pensar Sobre o Seu Pecado, que o Deus Verdadeiro Irá Punir no Inferno; Enquanto Que o “Novo Caminho” o Leva a Pensar Em Suas Necessidades e Sentimentos.
Você já ouviu algum pastor ou sacerdote dizer que você é profundamente pecaminoso? Que seu coração é tortuoso e sujo? Que seu "coração é enganoso ... e desesperadamente perverso"? (Jeremias 17: 9). Que a menos que você seja verdadeiramente convertido, você está destinado " ao castigo eterno"? (Mateus 25:46).
No novo caminho o importante é suas necessidades serem atendidas por um pregador doce e suave.

3.       Em Terceiro Lugar, o Velho Caminho o Leva a Pensar em Seus Pecados, especialmente seus pecados Secretos e o Pecado de Seu Coração, Enquanto Que o “Novo Caminho” o Leva a Se Sentir Bem Consigo Mesmo.
Jonathan Edwards disse: “O homem tem, naturalmente, somente o amor próprio” (“O homem é uma criatura muito má e nociva”). Tem amor-próprio, mas não amor por Deus. Não há amor para ninguém a não ser por si mesmo - porque você é, como disse Jonathan Edwards.
Por que você é assim? Porque você herdou a natureza pecaminosa (pecado original) de Adão, o pai de toda a raça humana. É por isso que você ama somente a si mesmo.
Não se engane, você não ama a Deus? Ou você só vem à igreja para ver seus amigos. Se um de seus amigos for embora desta igreja, você também vai? A verdade é que muitos não amam a Cristo estão na igreja por causa de si mesmo. A Bíblia diz: "Nos últimos dias ... os homens serão amantes de si mesmos" (II Timóteo 3: 1, 2).
É por isso que você não tem tempo para ler a Bíblia. Não tem tempo para orar. Não tem tempo para ir à evangelização - mas você tem muito tempo, assistir TV. Não há tempo para vir à igreja no domingo à noite - mas muito tempo para ir ao cinema! Admita agora - ou você nunca se arrependerá.

 Você tem que sentir como Davi, "Meu pecado está sempre diante de mim" (Salmo 51:3). Esse é o velho modelo de conversão.

4.       Em Quarto Lugar, o Velho Caminho é Examinar-se a Si Mesmo; enquanto que o “Novo Caminho” é Divertir-se Na Igreja Até Sair e Voltar para a Velha Vida de Pecado.

“Nosso texto diz: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. ” (II Coríntios 13: 5). Essa é o velho caminho, a maneira antiga. Examine-se para ver se você está realmente salvo. 

Níveis profundos – um convite à mudança


– Ezequiel 47
Ezequiel esperava que a nação de Israel vivesse uma vida nova na Presença de Deus e experimentasse níveis de espiritualidades que os levassem finalmente a perfeição de uma vida envolvida com Deus.
Gostaria de compartilhar algumas verdades que são contidas nesse texto.

- Primeiro o texto afirma que Ezequiel foi conduzido à entrada do templo – Templo do Senhor! – v. 1 Templo – local onde tudo começou.
Tudo começa no Senhor! Se queremos que nossa vida tenha profundidade precisamos entender que tudo começa nEle. Se você quer viver novas experiências com Deus precisa urgentemente retornar a Ele te todo seu coração, e abrir-se ao mover do Seu Espírito, e ir ao templo, o templo representa as coisas relacionadas com Deus.

Quando tomamos essa atitude somos conduzidos a níveis cada vez mais profundos, mergulhados na plena Vontade de Deus para nossas vidas e somos repletos da Sua Presença em nossa história.

- Depois de estar diante do Templo o homem tomou um cordel para medir (representa regras, parâmetros) e conduziu o profeta aos seguintes passos:

1. Ele foi conduzido a um nível de água pelos tornozelos – v.3 – águas nos tornozelos fazem alusão aos pés. Águas que começam lavando os pés que carregam todo o pó, toda a sujeira e cansaço da caminhada.
Quando a poeira da caminhada deixa nossos pés manchados, sujos, cascudos adentramos ao rio de Deus e essa faze é a inicial e básica da vida Cristã, faze que aponta para o perdão e discipulado cristão.

Ter os pés limpos de toda mancha e poeira do mundo por onde passamos é finalidade e ação do avivamento que almejamos.  “Quão formosos são sobre os montes os pés, daqueles que anunciam boas novas”.

- Quando caminhamos, naturalmente as sujeiras vem aos pés, mas se meus pés estão sob os rios de Deus – Sua Palavra – sujeira nenhuma ficará pois eles. O que precisamos que seja lavado, largado, abandonado, retirado de nossos pés?

2. Ele foi conduzido a um nível de águas pelos joelhos – v.4a – depois do rio de Deus lavar seus pés o profeta foi conduzido a um nível mais profundo, águas pelos joelhos. Joelhos indicam:
a) humildade, só a dinâmica do amadurecimento pode nos levar a humildade.
b) prostração (eu me rendo, me prostro diante de Deus),
c) oração, sem amadurecimento não há prazer na oração, tão pouco eficácia.
Às vezes observamos que a oração tem se tornado escassa na vida de algumas pessoas. Já não baseiam suas decisões em uma vida de comunhão e oração diante do Senhor. Para que nossos níveis comecem a se aprofundar precisamos aprender a orar mais.

3. Ele foi conduzido a um nível de água pelos lombos – v.4b – lombos fazem alusão à cobertura. Na medida que vamos sendo lavados, a começar com pés limpos diante do Senhor, o resgate de uma vida de oração, as águas de Deus começarão a nos cobrir. Ele começará a fluir sobre nós, cobrindo-nos, envolvendo-nos! Deus quer cobrir-nos espiritualmente contra todos ataques do diabo, e essa cobertura é sub-produto de oração consistente e perseverante. Ezequiel foi conduzido as águas pelos lombos – ele estava mais envolvido. O quanto estamos envolvidos ou queremos estar envolvidos com Deus hoje?

4. Ele foi conduzido a um nível de água pelo corpo inteiro – v.4b – águas que não se podiam passar a nado. Demonstra um nível de total dependência de Deus. Águas que não se podiam passar a nado mostra-nos claramente que é por causa da Misericórdia do Senhor que podemos ir mais além.
Nível profundo de água cobrindo todo o corpo. Assim como o profeta foi cuidadosamente deixando-se conduzir,
- Deus quer que permitamos ao Seu Espírito nos conduzir ao centro da Sua vontade para nós e em nós.
- Nível profundo de água cobrindo todo o corpo demonstra entrega total, quando chegamos ao ponto de
conseguir dizer:  “Deus, eu não posso nadar, deixe-me apenas mergulhar no Seu rio, e ser levado pelo Seu
Espírito, para toda Plenitude do Senhor em mim”.

Enfim, em qual nível espiritual você está e em qual nível deseja estar com o Senhor?
- Superficial? Quando as águas nem cobrem os pés?
- Apenas cobrindo os pés, sem nenhum envolvimento profundo?
- Cobrindo apenas algumas áreas de sua vida? Ou
- Mergulhado plenamente no querer e vontade de Deus para você?!

Decida hoje como quer ficar! Decida hoje qual nível quer atingir!

O EVANGELHO RETRATADO ATRAVÉS DA ARCA DE NOÉ

(Isaías 53: 3). (Jeremias 17:9; João 16:8, 9; Lucas 24:24-27)
I.           Primeiramente, a arca retrata Jesus sem qualquer atratividade, Gênesis 6:14; Isaías 53:2-3; Mateus 24:37-39.
a)         A arca de Noé não era aquele bonito, brilhante e colorido barco que os professores muitas vezes mostram aos alunos da Escola Dominical. A arca era uma caixa preta gigantesca feita de madeira. Ela estava coberta com betume preto, tanto por dentro como por fora.
Foi construído apenas para flutuar, não para velejar. Era um vaso feio, preto, tanto por dentro como por fora. Não havia nada de belo nela. Esta é uma imagem de Jesus Cristo.

b)        A arca foi desprezada, e eles não a tiveram em estima. É por isso que eles se recusaram a entrar na arca, assim como eles depois se recusaram a vir a Cristo.
"Como pode este objeto escuro e feio nos salvar?" Eles devem ter dito. A maioria das pessoas hoje se recusam a vir a Cristo e serem salvas pela mesma razão. Elas pensam: "Por que deveríamos desistir de nossa vida diária, de nossas alegrias e prazeres, para entrar naquele velho, escuro e feio navio?"  (Mateus 24:37-39)

c)         A igreja é a nossa arca. Ela nos salvou do mundo em chamas e solitário no qual vivíamos. Agora vivemos nesta igreja local. Temos comunhão, boa relação uns com os outros, e temos aqui na igreja o que jamais sonhamos ser possível ter, companheirismo, empatia! Por que ser solitário? Venha para casa - para a igreja! Nesta feia, velha e um tanto desconfortável igreja, temos encontrado refúgio de um mundo frio e solitário. Sim, a arca era velha, escura e feia, mas era um lugar de alegria, amizade e amor. 

II.         Em segundo lugar, a arca retrata o Sangue de Cristo, Gênesis 6:14; Levítico 17:11; Romanos 4:7; Gênesis 7:1; I João 1:7.
a)       A arca foi calafetada, coberta de betume. "Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma; porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida” (Levítico 17:11).
Ambas as vezes a palavra "expiação" é uma tradução de "kaphar", que significa "cobrir". O Sangue de Jesus Cristo "cobre" os nossos pecados. Isto nos é dito claramente no Novo Testamento, propiciação é o que havia na arca. “Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas e cujos pecados são cobertos(Romanos 4:7)

b)      A arca foi coberta com betume para manter-se impermeável às águas do julgamento pelo dilúvio. Quando você vem a Cristo, você é coberto pelo seu sangue, e o juízo de Deus não o afetará. Deus disse a Noé: "Entra ... na arca" (Gênesis 7:1). Quando Noé entrou, ele estava cercado por paredes que haviam sido cobertas com betume. O betume é um tipo de Sangue de Cristo. Quando você vem a Cristo, você está literalmente cercado pelo Sangue de Cristo, e seus "pecados são cobertos"

III.  Em terceiro Lugar, a arca retrata a ressurreição, Gênesis 8:18; Mateus 28:1-6; I Tessalonicenses 4:16-17.
c)       (Gn 8:18) Assim como Noé saiu da arca, assim também Cristo saiu do sepulcro na manhã de Páscoa. O texto diz: "Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher e as mulheres de seus filhos com ele" (Gn 8:18). Isto retrata os cristão sendo arrebatados, para encontrarem-se com Cristo nos ares (I Tessalonicenses 4: 16-17). Noé saindo da arca é um retrato de Cristo saindo do túmulo. Sua família saindo da arca, após ele é um retrato dos cristãos sendo arrebatados. Tudo isso é simbólico e tipológico.

d)      A arca em si foi concebida como um símbolo da igreja, somente aqueles que procuram a graça nela oferecida podem sobreviver ao dilúvio de um mundo pecaminoso.
- A igreja, como a arca, tem desconforto,
- Não é o lugar perfeito, tem excremento,
- Não se torna desejável,
- Não foi feita para velejar, não tem um leme nem velas, ela flutua para onde a corrente leva. (o navegante não tem controle) ela é dirigida de fora pra dentro.

- Porém ainda é o lugar mais seguro para se estar, e no final os ocupantes desembarcarão na glória.  

O CARÁTER FORJADO NA GRAÇA


Gálatas 1.11-24 ,  Filipenses 1.6

Introdução O que é caráter? Caráter é a soma total de todas as influências positivas ou negativas, aprendidas na vida de uma pessoa e que se manifestam através de valores, motivações, atitudes, sentimentos. O alvo de Deus é forjar o caráter de Cristo em nós. Por isso, a partir da nossa conversão, o Senhor vai se utilizar de diversas ferramentas para forjar em nós o caráter de Cristo.
 Do momento da conversão de Paulo até o reconhecimento do seu apostolado ele passou por um processo que todos nós precisamos passar até que nos tornemos úteis nas mãos de Deus. Deus através da sua graça vai moldar em nós o Caráter de Cristo.

I – QUANDO CHEGAMOS AO FIM DE NÓS MESMOS:
     1.1. A primeira experiência que Deus levou Paulo após a sua conversão foi a experiência do deserto. Senão vejamos o que nos diz o v.17: nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia...”
      1.2. Por três anos, Paulo viveu afastado dos irmãos de Jerusalém no deserto.  E nesse período, Deus usou a ferramenta da solidão em Saulo para forjar nele o caráter de um apóstolo. De que nos fala o deserto?  As motivações do nosso coração são checadas sob a luz de Deus. É um lugar de perseverança.
·         Deserto é o tempo onde o Senhor nos leva ao fim de nós mesmos para que aprendamos a depender apenas dele.
·         O deserto é a ocasião de aprendermos de Deus, de conhecê-lo intimamente. Por isso, nada é mais importante que a resposta que damos durante o processo de treinamento no deserto.
·         No deserto o alvo de Deus é nos levar ao fim de nós mesmos, assim como foi com Moisés. Enquanto ele achava que podia, Deus não pode usar usa vida. Quando ele chegou ao fim de si mesmo e achou que não podia mais, Deus o levantou para libertar seu povo do Egito.
·         Nós temos que nos esvaziar diante de Deus para que sejamos cheios de sua graça. Temos que nos esvaziar de nós mesmos, de nossos conceitos e experiências e “achimos” que travam a nossa vida e nos impedem de avançar. 

II – QUANDO APRENDEMOS A LIDAR COM AS ADVERSIDADES:
      2.1. Gálatas 1.17 diz que depois de passar pelo deserto Paulo voltou para Damasco. Foi nesse momento que Deus usou outra ferramenta para forjar o seu caráter em graça. Paulo teve que aprender a lidar com as adversidades, com rejeições, com acusações, com perseguições e todo tipo de hostilidade.
      2.2. Paulo chegou ao ponto das pessoas quererem mata-lo: Atos 9.22-24 Paulo teve que aprender a lidar com situações pelas quais ele jamais havia passado antes. II Coríntios 11.24-32. Os sofrimentos de Paulo eram em função da sua fé. Isso faz parte do nosso processo de amadurecimento.
  • Maturidade é ter os limites expandidos por Deus. Ser alargado por Deus significa que, depois de uma experiência ou situação, você não consegue mais ser como era antes.
  • Deus olhou para baixo e viu você como um diamante bruto e agora Ele está burilando as arestas. Ele nos coloca no fogo para refinar-nos e fazer surgir um produto mais valioso!
  • A graça de Deus está em nunca desistir de nós. Em acreditar que podemos ser transformados. Se ele continua investindo é por causa da sua graça! Filipenses 1.6

III – QUANDO NOS DISPOMOS A APRENDER COM OS IRMÃOS:
        3.1. Primeiro Paulo vai para a Arábia. Adversidade e rejeição. Paulo amadurece. Agora no verso 18 Paulo sobe a Jerusalém para encontrar-se com Cefas.
        3.2. O que Paulo foi fazer em Jerusalém? Foi a Jerusalém para fazer uma história sobre Jesus e os seus discípulos junto a Pedro. Paulo tinha a doutrina que Deus tinha dado diretamente a ele, mas não tinha a experiência de ter andando com Jesus como Pedro teve durante três anos e meio. Paulo não era discípulo de Pedro, mas certamente Pedro foi usado por Deus para que ele pudesse seguir para o nível seguinte. Você precisa ser um discípulo, precisa de alguém a quem possa prestar contas.
  • É nessa hora que a vida da igreja é fundamental para nós. Porque quando participamos da vida da igreja os irmãos são instrumentos de Deus para nos equilibrar, pra não permitir que saiamos do prumo, para nos advertir e muitas vezes impedir que saiamos do propósito de Deus. Nunca se esqueça de que os irmãos mais maduros em Deus são necessários para a formação do nosso caráter.
  • Jamais despreze o valor de congregar, de estar junto, de viver a vida da igreja.
  • Por maior que seja sua experiência com Deus. Mesmo que como Paulo você tenha recebido uma revelação direta do Senhor, ainda assim você precisará dos irmãos para ter uma vida equilibrada. Porque os irmãos nos equilibram.
  •  Tem gente que só aprende com Deus. Mas se quisermos crescer precisamos ter a humildade de enxergar Deus na vida dos nossos irmãos. Essa é uma chave para o nosso crescimento, não despreze a vivencia na comunidade cristã! Você precisa da igreja, não ao contrário.


A IGREJA QUE SOMOS

Apc. 3:22-  Laodiceia foi uma Igreja da Ásia menor, onde hoje é a Turquia, e ficava bem perto da cidade bíblica de Colossos. Por estar situada no vale do rio Lico e ser rota comercial do mundo antigo, a cidade era muito rica e influente e ainda conhecida por seus tecidos pretos, medicina e também por ser um importante centro bancário.

Haviam mais duas cidades no vale do rio Lico: Colossos e Hierápolis. Colossos era uma cidade conhecida por suas águas geladas e boas para o consumo. Hierápolis era conhecida por suas águas termais que ajudavam no tratamento de algumas doenças. Laodiceia, porém, não possuía fontes de água e precisou desenvolver um sistema de aquedutos para levar água até a cidade. Mas a água que chegava a Laodiceia era aquecida pelo sol no caminho e chegava a cidade morna. Assim ela não era boa para o consumo como a água de Colossos nem termal e boa para a saúde como as águas de Hierápolis.
 Pobre, cego e nu - Laodiceia era uma cidade muito rica e influente e tinham quase tudo que necessitava. A cidade produzia tecidos de lã negra que eram muito raros e famosos na época e também produzia um pó que servia para fabricação de colírio, que era também bem era raro, sua medicina era avançada. Aparentemente possuíam tudo que lhes era necessário.

Nossa identificação: Vivemos num tempo em que a Igreja tem, praticamente, tudo: temos louvor, temos grandes congregações, temos muitos astros evangélicos, temos um mercado cristão que cresce sem parar, temos influência política, temos muito dinheiro, temos influência social, etc. Temos tudo e não nos falta nada e é exatamente este o grande problema. Será que Deus precisa de tudo isso?

 A Pobreza - A Igreja hoje, assim como foi neste exemplo de Laodiceia, é miserável, pobre cega e está nua. Temos muito dinheiro e influência, mas perdemos o que mais importa: a comunhão real com o Espírito Santo de Deus. Quando passamos a dar mais atenção ao dinheiro, e às doutrinas de bênçãos e da prosperidade, esquecemos de Servir a Deus, pois "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas" Mateus 6:24. 
A declaração era: “sou rico e de nada tenho falta” não existe declaração mais reveladora da miserabilidade e cegueira do declarante.

 A Cegueira - Outra característica do nosso tempo é a cegueira, assim como foi em Laodiceia. Veja que quase ninguém se identifica com todos estes pontos que citamos acima, pois a maioria de nós nem percebe estas coisas. Estamos cegos, mas ainda assim batemos no peito com orgulho de possuir uma doutrina melhor e mais correta que a dos nossos irmãos. É uma incongruência muito grande se considerar sábio, mas negar a realidade em que se encontra e das escrituras. É como estar, de fato, cego, sem poder enxergar o caminho por onde pisa. Na minha opinião o problema maior da igreja é a sua seguira, pois a impede de corrigir os demais problemas: A naja é uma serpente terrível. Ela cospe seu veneno a dois metros de distância. Apontando para os olhos da vítima, cega-a, temporária ou definitivamente, e assim essa se torna presa fácil.

E não só estamos cegos em relação a estas coisas na Igreja, mas estamos cegos em relação ao tempo em que vivemos. A maioria de nós vive como se este tempo não fosse o Princípio das Dores ou como se tudo que se passa no mundo é totalmente normal e Deus se demora em voltar. Estamos cegos e nada vemos e este conceito é consequência disto.

 A Nudez - A nudez é a última das características citadas de Laodiceia. É interessante porque a cidade era produtora de lã, a nudez, entretanto, está mais relacionada a santidade neste contexto. Na maioria das citações sobre pessoas vestidas de vestiduras brancas (Apocalipse 7:9) o texto está se referindo especificamente a santidade. Se estamos nus é certo que não temos santidade. Separação para Deus, pano preto produzido, nada mais é que a cobertura do mundo, olhos no mundo, planos no mundo, conquista do mundo.

Igualmente, vemos que hoje em dia perdeu-se a característica da santidade no meio da congregação. O que se vê é um todo de pecado e irmãos que não conseguem vencer o pecado e o mundo. A começar dos pastores e líderes que são pegos constantemente em escândalos e em pecados de todos os tipos. A Igreja dos últimos dias está nua e necessita das vestiduras brancas da santidade. Precisamos de santidade, pois sem sanidade é impossível ver a Deus. Também é impossível receber a habitação que vem do alto, se formos encontrados nus, conforme vemos em Coríntios: "E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus" 2 Coríntios 5:2-3.


As 7 portas de entrada do mal.

 1 Pedro 5:8  -  Quando vemos a maldade do ser humano e o rumo que o mundo está tomando, ficamos com medo e tentamos de todo jeito nos proteger do mal que tenta nos atingir. Eu reconheço que o diabo tem destruído muitas vidas nas drogas, na violência, na corrupção, na prostituição e de tantas outras formas. Mas se formos analisar, o mal começa dentro de cada pessoa e Satanás apenas aproveita as brechas para causar ainda mais estragos.
Caim, matou o irmão por ciúmes. Porém, antes desse primeiro assassinato acontecer, Deus o alertou. Veja o que está escrito:  “E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. "
 (Gênesis 4:6,7). 
Sabemos que todos os dias o pecado bate à nossa parte, mas temos a opção de pedir que Jesus vá à nossa frente e não deixe o mal entrar. Isso acontece quando temos uma vida de oração, mas também quando vigiamos. Jesus disse: " Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca". (Mateus 26:41).
Diante dessa necessidade de estarmos atentos 24 horas, quero te mostrar as 7 portas por onde o mal entra:
1) O mal entra através dos nossos PENSAMENTOS - Embora não controlemos o que pensamos, podemos controlar quais pensamentos irão permanecer em nossa mente, sejam os positivos ou negativos, os bons ou maus, os verdadeiros ou mentirosos. A decisão é exclusivamente sua! (Colossenses 3:2,  Tiago 2:4) aponta para nosso “eu oculto” – A chamada Janela de Johari explica que cada ser humano tem 4 maneiras de se manifestar que são:
- O seu “Eu Aberto” é aquele que tanto você como as outras pessoas conhecem e percebem.
- O seu “Eu Oculto” é aquele que só você conhece.
- O seu “Eu Cego” é aquele que só você não vê, mas os outros conhecem.
- O seu “Eu Desconhecido” é aquele que nem você nem os outros têm acesso, só Deus o conhece.
A Janela de Johari permite-nos perceber em que bases cada um de nós atuamos em nossos relacionamentos. 
2) O mal entra através do nossos OLHOS - O Senhor Jesus disse que se os nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo será iluminado, porém, se forem maus, todo o corpo será cheio de trevas (Mateus 6:22,23). Por isso, tome cuidado como você enxerga as circunstâncias à sua volta e as pessoas que surgem no seu caminho.  (1 João 2:16, Provérbios 21:4). Aponta para aquilo que observamos e somos “atraídos”
3) O mal entra através dos nossos OUVIDOS - Jesus disse muitas vezes: “quem tem ouvidos, ouça” o que tenho a dizer, pois Ele sabia que estamos sujeitos a escutar muitas vozes, especialmente a do diabo. Nós somos, constantemente, alvos da voz de demônios e daqueles que fazem o que ele pede. Porém, temos que dar ouvidos somente ao que Deus diz em Sua Palavra, para que não entrem palavras maldosas e mentirosas que venham nos confundir, enfraquecer e, mais tarde, nos destruir. (Provérbios 28:9) aponta para aquilo que damos “atenção”
4) O mal entra através da nossa BOCA - Quando falamos o que não devemos: lamentamos, murmuramos, blasfemamos, fofocamos, nós enfraquecemos o nosso espírito e abrimos brechas para que o inimigo use essas palavras contra nós e contra aqueles a quem falamos mal.  Provérbios 8:13, Eclesiastes 5:6, aponta para nossa maneira de “Falar”
5) O mal entra através do nosso CORAÇÃO - Por meio de sentimentos e desejos pecaminosos, podemos nos afastar completamente de Deus. Em Provérbios 4:23 está escrito que o coração é o bem mais precioso que devemos proteger, porque dele depende toda a nossa vida. E não é porque temos Jesus no coração que estamos livres dos sentimentos de inveja, orgulho, vingança, ódio, etc. Precisamos estar atentos a tudo que vem para destruí-lo. (Mateus 15:19) aponta para nosso “Ser”
6) O mal entra através das NOSSAS MÃOS - Quando negamos ajuda a alguém, paramos de ofertar na obra de Deus, brigamos, roubamos, nos drogamos, nós estamos abrindo portas para que o mal nos prejudique. É por isso que no Dia do Julgamento, nós cristãos seremos recompensados de acordo com as nossas obras, segundo aquilo que fizemos. (Leia 2 Coríntios 5:10)  Jó 11:14, Marcos 9:43 mão aponta para o “fazer”
7) O mal entra através dos nossos PÉS - Por onde você anda, com quem você anda, pode fazer com que você entre no caminho das drogas, feitiçaria, prostituição e o mal entrará com força. Então, fique vigilante com essas portas e você terá uma vitoriosa e de comunhão com Deus! Provérbios 1:15,  Salmos 119:101, Pés aponta para “procedimento”